Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->História Moderna - Questões de Vestibulares 2004 -- 30/01/2004 - 08:43 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA MODERNA QUESTÕES DE VESTIBULARES 2004 . PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL



REVOLUÇÃO COMERCIAL



1. MACKENZIE 2004 - Assinale a alternativa correta acerca da Expansão Ultramarina Européia

a) à corrida expansionista de Portugal e Espanha gerou , na segunda metade do século XV , um período de grande cooperação entre esses reinos europeus , denominado de União Ibérica

b) Posteriormente à descoberta do novo continente , o grande afluxo de ouro e prata americanos para a Europa gerou uma significativa baixa nos preços dos alimentos

c) O navegador Cristóvão Colombo provou, em sua viagem , a tese do el levante por el poente , isto é, de que seria possível alcançar as Índias , no Ocidente , navegando em direção ao Oriente

d) As chamadas Grandes Navegações Européias inserem-se no processo de superação dos entraves medievais ao desenvolvimento da economia mercantil e ao fortalecimento da classe burguesa ;

e) Em agosto de 1492 , a nau Santa Maria e as caravelas Nina e Pinta partiram em Palos , na Espanha , rumo ao leste , e atingiram , em outubro de mesmo ano , a costa da América do Norte .



COLONIALISMO GERAL

2. FUVEST 2004 Comparando as colônias da América portuguesa e da América espanhola, pode-se afirmar que

a) as funções dos encomenderos foram idênticas às dos colonos que receberam sesmarias no Brasil.

b) a mão-de-obra escrava africana foi a base de sustentação das atividades mineradoras, em ambas as colônias.

c) a atuação da Espanha, diferente da de Portugal, foi contrária às diretrizes mercantilistas para suas colônias.

d) as manufaturas têxteis foram proibidas por ambas as Coroas, e perseguidas as tentativas de sua implantação.

e) as atividades agrárias e mineradoras se constituíram na base das exportações das colônias das duas Américas.



COLONIALISMO PORTUGUÊS

3. UNICAMP 2004 No século XVII, o Rio de Janeiro era um dos principais pólos econômicos do Império Ultramarino Português. Na segunda metade do século, a região era grande produtora e exportadora de açúcar e consumidora de escravos, sendo que seus comerciantes atuavam intensamente no tráfico negreiro com a África e no acesso à prata das zonas espanholas na América através do rio da Prata. A despeito de tudo, seus moradores viviam oprimidos com as pesadas taxações que eram obrigados a pagar para a manutenção das tropas de defesa. (Adaptado de Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, O Império em apuros: notas para o estudo das alterações ultramarinas e das práticas políticas no Império Colonial Português. Séculos XVII e XVIII, em Júnia Ferreira Furtado (org.), Diálogos Oceânicos. Minas Gerais e as novas abordagens para uma história do Império Ultramarino Português. Belo Horizonte/São Paulo: UFMG/ Humanitas, 2001, p. 207).

a) Identifique os principais pólos que demarcam a extensão territorial do Império Ultramarino Português no século XVII.

b) Quais atividades desenvolvidas na América Portuguesa sustentaram sua importância econômica durante o século XVII?

c) Explique de que maneira o fisco era um problema na América Portuguesa.



4.. FGV 2004 - . A respeito de Portugal durante a época Moderna, é correto afirmar:

A) A montagem do vasto império ultramarino esteve ligada ao fortalecimento dos setores aristocráticos que dominavam os principais postos e funções do Estado lusitano.

B) A vinculação à monarquia espanhola durante a União Ibérica (1580-1640) estimulou o movimento republicano vitorioso na revolta de 1640.

C) Vantajosos tratados econômicos foram estabelecidos com a Inglaterra, desde o século XVII, o que garantiu a prosperidade da economia portuguesa durante a crise do Antigo Sistema Colonial.

D) Durante a União Ibérica (1580-1640), estreitou-se ainda mais a parceria entre os portugueses e os holandeses, que financiavam e distribuíam na Europa os produtos coloniais brasileiros.

E) Ao contrário das demais sociedades européias, o Antigo Regime português caracterizou-se pela ausência de conflitos religiosos e pelo interesse na produção cultural estrangeira.





COLONIZAÇÃO ESPANHOLA

5.. UFSCAR 2004. Observe as imagens, que pertencem ao manuscrito de um cronista inca, Guaman Poma de Ayala(1526-1614). Leia as afirmações seguintes, a respeito dos incas.

I. Praticavam a agricultura da batata.

II. Utilizavam arado de tração animal.

III. Homens e mulheres trabalhavam nas atividades agrícolas.

IV. Tinham calendário agrícola, respeitando épocas de plantar e colher.

V. Tinham uma escrita própria, desenvolvida desde o século XIV.

Estão corretas as afirmações:

a) I, II e III, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) II, IV e V, apenas. d) I, III, IV e V, apenas. e) I, II, III, IV e V.





ABSOLUTISMO



6. Assinale a alternativa que contém um fragmento de texto escrito por Jacques Bénigne Bossuet (1627 –1704), teórico absolutista francês.

a) Daqui nasce um dilema: é melhor ser amado do que temido, ou o inverso? Respondo que seria preferível ser ambas as coisas, mas, como é muito difícil conciliá-las, parece-me muito mais seguro ser temido do que amado, se só puder ser uma delas.

b) Tudo, portanto, que advém de um tempo de guerra, quando cada homem é inimigo de outro homem, igualmente advém do tempo em que os homens vivem sem outra segurança além da que sua própria força e sua própria astúcia conseguem provê-los.

c) É somente na minha pessoa que reside o poder soberano [...], é somente de mim que meus tribunais recebem a sua existência e a suas autoridade; a plenitude desta autoridade, que eles não exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso nunca pode ser contra mim voltado...

d) Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na Terra. Conseqüentemente, o Trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus.

e) Se o homem, no estado de natureza, é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ou maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á aodomínio e controle de qualquer outro poder? D



MERCANTILISMO

7. FUVEST 2004 - . “O ouro e a prata que os reis incas tiveram em grande quantidade não eram avaliados [por eles] como tesouro porque, como se sabe, não vendiam nem compravam coisa alguma por prata nem por ouro, nem por eles pagavam os soldados, nem os gastavam com alguma necessidade que lhes aparecesse; tinham-nos 3como supérfluos, porque não eram de comer. Somente os estimavam por sua formosura e esplendor e para ornamento [das casas reais e ofícios religiosos]”. Garcilaso de la Vega, Comentários Reais, 1609. Com base no texto, aponte:

a) As principais diferenças entre o conjunto das idéias expostas no texto e a visão dos conquistadores espanhóis sobre a importância dos metais preciosos na colonização.

b) Os princípios básicos do mercantilismo.



8.. FATEC 2004 -. O Mercantilismo caracterizou-se por ser um conjunto de medidas adotado pelos Estados Modernos, a fim de obter recursos e riquezas necessários à manutenção de seu poder absoluto. Afirma-se sobre o Mercantilismo:

I. Um dos princípios comuns que orientaram a política mercantilista foi o Metalismo – concepção que identifica a riqueza e o poder de um Estado na quantidade de metais preciosos, por ele acumulados.

II. Todos os produtos que chegavam à colônia ou saíam dela tinham de passar pela Metrópole, concretizando sua sujeição absoluta ao Estado explorador, característica do Protecionismo Alfandegário.

III. A prática mercantilista compreendia estímulo à importação, restrição à exportação, condicionamento do comércio à agricultura, incentivo à uniformização legislativa e alfandegária do Estado.

IV. A forma mais antiga e tradicional do mercantilismo foi o Bulionismo, praticado pelos Países Baixos, onde a indústria da pesca e as refinarias de açúcar garantiam a quase totalidade da exportação. Deve-se concluir, sobre essas afirmações, que

a) apenas I está correta. b) estão corretas apenas II e III. c) estão corretas I, III e IV. d) nenhuma está correta. e) todas estão corretas.



REFORMA PROTESTANTE

9. UNICAMP 2004 15. Como muitos indivíduos da Europa seiscentista, tanto católicos como protestantes, padre Antônio Vieira acreditava firmemente que os livros proféticos do Antigo Testamento podiam ser, em grande parte, interpretados em termos do presente real e do futuro imediato. Assim como vários de seus contemporâneos puritanos ingleses, padre Antônio Vieira concentrou-se mais no Antigo Testamento do que no Novo Testamento. (Adaptado de C. R. Boxer, O Império Marítimo Português. 1415-1825. Lisboa:

Eds. 70, s/d, p. 355).

a) A partir do texto, indique um uso da leitura do Antigo Testamento entre os séculos XV- XVII.

b) Nomeie quatro processos históricos relacionados a conflitos religiosos ocorridos nos séculos XVI e XVII na Europa e na América.



10. UNIFESP 2004 - 64 . . Se um homem não trabalhar, também não comerá. Estas palavras de São Paulo, o Apóstolo, são mais condizentes com a ética do

a) catolicismo medieval.

b) protestantismo luterano.

c) protestantismo calvinista.

d) catolicismo da Contra-refoma.

e) anglicanismo elisabetano.

11. UFSCAR 2004 - Sobre a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), é correto afirmar que

a) foi um conflito entre católicos e protestantes dentro do Sacro Império Germânico.

b) Espanha e Portugal se aliaram para combater o protestantismo holandês.

c) Portugal negociou tratados de abastecimento de alimentos

com a Inglaterra, para sobreviver aos ataques holandeses.

d) Portugal expandiu sua conquista na Ásia, pelo fato de o continente estar fora dos interesses dos negociantes flamengos.

e) o Brasil permaneceu sob o controle português, garantindo os lucros açucareiros para a Coroa lusa.





RENASCIMENTO

12. FUVEST 2004 - A imprensa de tipos móveis de madeira foi inicialmente uma invenção chinesa do século XI.

Posteriormente, em meados do século XV, a imprensa foi introduzida, com modificações, na Europa, difundindo- se a produção de livros religiosos e, logo depois, de livros de literatura, de poesia e de viagens, tudo isto com extraordinária rapidez.

Considerando o texto, indique:

a) Como e por quem eram transmitidos os conhecimentos escritos antes da introdução da imprensa na Europa medieval?

b) Uma transformação decorrente da difusão da imprensa na Europa entre os séculos XVI e XVIII.



13. Unicamp 2004 . Para as artes visuais florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos séculos XV e XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se na Itália e nos Países Baixos, e essas foram as regiões de onde veio grande parte dos artistas. (Adaptado de Peter Burke, O Renascimento Italiano. São Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 64).

a) Cite duas características do Renascimento.

b) De que maneiras o ambiente urbano propiciou a emergência desse movimento artístico e cultural?

c) Por que as regiões mencionadas no texto eram as mais urbanizadas da Europa nos séculos XV e XVI?



14. MACKENZIE 2004 - Um príncipe sábio não pode, pois, nem deve, manter- se fiel às suas promessas, quando extinta a causa que o levou a faze-las; o cumprimento delas lhe traz prejuízo. Este preceito não seria bom se os homens fossem todos bons. Como, porém, são maus e, por isso mesmo, faltariam à palavra que acaso nos dessem, nada impede, que venhamos nós a faltar também à nossa. Nicolau Maquiavel – O príncipe

As idéias de Maquiavel

a) indicavam que o homem, em todos os tempos e em todas as civilizações, era dirigido por uma natureza única e imutável, e que para alcançar a plenitude na política, os governantes precisariam de autonomia e não poderiam estar submetidos a qualquer instituição.

b) transferiram o racionalismo para a política e análise social, a partir da crítica e da razão, formulando a concepção da bondade natural do homem e sua capacidade de construir a própria felicidade.

c) mostravam que os príncipes eram a expressão mais perfeita da autoridade delegada por Deus, tornando-se monarcas por direito divino; e somente para a justiça divina é que deveriam prestar contas de seus atos de governo.

d) visavam impedir o estabelecimento de um Estado forte, defendendo que a autoridade do governante devia ser limitada e seus poderes divididos. Sua obra satirizava as estruturas sociais e ironizava os costumes políticos durante o governo de Lourenço de Médici.

e) afirmavam que, para preservar a vida, a liberdade e a propriedade como direitos naturais, os homens deveriam abandonar o estado de natureza e estabelecer um contrato entre si, criando o governo e a sociedade civil. Assim, os governos teriam de respeitar os direitos naturais.

15. MACKENZIE 2004 No início da Idade Moderna, buscando construir um novo tipo de sociedade, por meio da difusão de novos padrões de comportamento, surgiram, na Península Itálica, ricos patrocinadores das artes e das ciências, que objetivaram não só a promoção pessoal, mas também proveitos culturais e econômicos. Assinale a alternativa que indica como são denominados esses patrocinadores.

a) Neoplatônicos b) Condottieris c) Mecenas d) Humanistas e) Hedonistas

16 . PUC 2004 - (...) Outras coisas que viu, mui numerosas, Pedem tempo que o verso meu não dura, Pois lá encontrou, guardadas e copiosas, Mil coisas de que andamos à procura. Só de loucura não viu muito ou pouco .Que ela não sai de nosso mundo louco. Mostrou-se-lhe também o que era seu, O tempo e as muitas obras que perdia, (...)Viu mais o que ninguém suplica ao céu, Pois todos cremos tê-lo em demasia: Digo o siso, montanha ali mais alta Que as erguidas do mais que aqui nos falta. ARIOSTO, Ludovico. Orlando Furioso. São Paulo: Atelier, 2002. p. 261. O trecho acima, de um livro de 1516, narra parte de uma viagem imaginária à Lua. Lá, o personagem encontra o que não há na Terra e não encontra o que aqui há em excesso. Pode-se identificar o caráter humanista do texto na

A) certeza, de origem cristã, de que a reza (suplicar ao céu) é a única forma de se obter o que se busca.

B) constatação da pouca razão (siso) e da grande loucura existente entre os homens.

C) aceitação da limitada capacidade humana de fazer poesia (o verso meu não dura).

D) percepção do desleixo e da indiferença humanos (o tempo e as muitas obras que perdia).

E) ambição dos homens em sua busca de bens (Mil coisas de que andamos à procura).



REVOLUÇÃO INGLESA

17. UFRJ 2004 - A tabela abaixo mostra a evolução do movimento de cercamento de terras ( enclosures) em Leicestershire , Inglaterra , região muito afetada por esse processo :

% superfície de terras cercadas , frente ao total de superfície cultivada 1450 - 1607 - 10% ; 1608-1729 - 52% ; 1730 - 1850 - 38% . ( Fonte : Adap. De Kriedte , P. Feudalismo tardio y capital mercantil . Barcelona , Grijalbo , 1985 , p. 36 .

a) Identifique duas consequências dos enclosures para os camponeses ingleses

b) Relacione o período de maior incidência de enclosures em Leicestershire com as mudanças jurídico políticas pelas quais passava a Inglaterra .



ILUMINISMO

18. FUVEST 2004 “A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado... O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independentemente da escolha estabelecida no contrato de

submissão...” Diderot, artigo “Autoridade política”, Enciclopédia, 1751

Tendo por base esse texto da Enciclopédia, é correto afirmar que o autor

a) pressupunha, como os demais iluministas, que os direitos de cidadania política eram iguais para todos os grupos sociais e étnicos.

b) propunha o princípio político que estabelecia leis para legitimar o poder republicano e democrático.

c) apoiava uma política para o Estado, submetida aos princípios da escolha dos dirigentes da nação, por meio do voto universal.

d) acreditava, como os demais filósofos do Iluminismo, na revolução armada como único meio para a deposição de monarcas absolutistas.

e) defendia, como a maioria dos filósofos iluministas, os princípios do liberalismo político que se contrapunham aos regimes absolutistas.



19. MACKENZIE 2004 - Pela promessa de livrar a humanidade das trevas e trazê-la às luzes por meio do conhecimento , esses filósofos foram chamados iluministas , a sua maneira de pensar foi chamada de Iluminismo , e o movimento em seu conjunto foi chamado de Ilustração . José Jobson de ª Arruda e Nelson Piletti . Toda a História .

Assinale a alternativa em que todos os autores citados relacionam-se com as idéias apresentadas no fragmento de texto acima :

a) André Vesálio , Robert Owen e Josquin des Pres

b) Voltaire , Johann Kepler e André Vesálio

c) Josquin des Prés , Jean D Alemnert e Saint Simon

d) Robert Owen , jean-Jacques Rousseau e Barão de Montesquieau

e) Jean D Alembert , Denis Diderot e John Locke .

20. UNIFESP 2004 - As mulheres ricas para as quais o prazer constitui o maior interesse e a única ocupação, não são as únicas que consideram a propagação da espécie humana como um preconceito dos velhos tempos; hoje em dia, os segredos funestos, desconhecidos de todos os animais exceto do homem, chegaram aos camponeses; engana-se a natureza até nas aldeias.

(Moheau, 1778.) O texto, ao revelar a difusão de práticas contraceptivas, indica o

a) crescimento da distância que separava o mundo rural do mundo urbano.

b) aumento da ação do Estado, preocupado com a explosão demográfica.

c) conformismo com o domínio da nobreza, por parte dos camponeses.

d) prestígio dos filósofos iluministas que pregavam a igualdade sexual.

e) declínio da dominação da Igreja sobre a sociedade como um todo.

21. FGV 2004 - " O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (...) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções.” J.J. Rousseau, Do Contrato Social, in Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 22 A respeito da citação de Rousseau, é correto afirmar:

A) Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito divino de manter a ordem social.

B) Filia-se ao pensamento cristão, por atribuir a todos os homens uma condição de submissão semelhante à escravatura.

C) Filia-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravidão praticada na América, ao longo do século XIX.

D) Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogestão.

E) Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.





INDEPENDÊNCIA DOS EUA

22. UNICAMP 2004 Instalada em Nova Iorque em 1886, a Estátua da Liberdade foi oferecida pelos franceses como um gesto de amizade republicana para com os Estados Unidos. Por toda a França, houve subscrição pública para levantar fundos, considerando-se que a idéia de liberdade dos filósofos franceses tinha sido exportada para a América e inspirado a Guerra de Independência. Assim, seria adequado comemorar o seu centenário com uma estátua francesa. Com o tempo, associou-se à estátua a imagem de “mãe dos exilados”. (Traduzido e adaptado de Marina Warner, Monuments and maidens – the allegory of the female form. Londres: Vintage, 1996, p.6-7).

a) Segundo o texto, quais significados foram associados à Estátua da Liberdade?

b) Identifique três relações que podem ser estabelecidas entre a Guerra da Independência Americana e a Revolução Francesa.



23. MACKENZIE 2004 - Assim como nos governos absolutos o rei é a lei , nos países livres , a lei deve ser o rei ; e não existirá outro . Thomas Paine .

Considero o povo que constitui a sociedade ou nação como fonte de toda autoridade (..) sendo livre para conduzir seus interesses comuns através de quaisquer órgãos que julgue adequados (...) Thomas Jefferson .

A independência das Treze Colônias Inglesas da América significou

a) o primeiro grande indicador histórico da ruína do Antigo Regime

b) o fim da Era das Revoluções

c) a superação do capitalismo monopolista

d) a consolidação econômica da política mercantilista

e) o desdobramento natural da Doutrina Monroe e do Destino manifesto .



24. UNIFESP 2004 - O que queremos dizer com a Revolução? A guerra? Isso não foi parte da Revolução; foi apenas um efeito e conseqüência dela. A Revolução estava nas mentes das pessoas e foi levada a cabo de 1760 a 1775, no curso de quinze anos, antes que uma gota de sangue fosse derramada em Lexington. (John Adams para Jefferson, 1815.) O texto

a) considera que a Independência dos Estados Unidos se fez sem idéias.

b) confirma que a guerra entre os Estados Unidos e a Inglaterra foi uma revolução.

c) sustenta que na Independência dos Estados Unidos não houve ruptura.

d) defende que a criação dos Estados Unidos foi precedida de uma revolução.

e) demonstra que os norte-americanos não aceitaram as concessões inglesas.



REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

25. FUVEST 2004 “No campo científico e matemático, o processo da investigação racional percorreu um longo caminho. Os Elementos de Euclides, a descoberta de Arquimedes sobre a gravidade, o cálculo por Eratóstenes do diâmetro da terra com um erro de apenas algumas centenas de quilômetros do número exato, todos esses feitos, não seriam igualados na Europa durante 1500 anos”.

Moses I. Finley. Os gregos antigos O período a que se refere o historiador Finley, para a retomada do desenvolvimento científico, corresponde

a) ao Helenismo, que facilitou a incorporação das ciências persa e hindu às de origem grega.

b) à criação das universidades nas cidades da Idade Média, onde se desenvolveram as teorias escolásticas.

c) ao apogeu do Império Bizantino, quando se incentivou a condensação da produção dos autores gregos.

d) à expansão marítimo-comercial e ao Renascimento, quando se lançaram as bases da ciência moderna.

e) ao desenvolvimento da Revolução Industrial na Inglaterra, que conseguiu separar a técnica da ciência.



26. UFSCAR 2004 . Considere o processo de consolidação do capitalismo na Europa e analise as cinco afirmações seguintes.

I. Através da expropriação da terra do camponês, grandes massas humanas, privadas de seus meios de subsistência, foram lançadas no mercado de trabalho como proletárias.

II. A terra se transformou em mero artigo de comércio e em área de grande produção agrícola.

III. Os trabalhadores expulsos do campo foram absorvidos imediatamente como assalariados nas manufaturas, enquadrando-se logo na disciplina exigida

pela nova ordem de produção.

IV. Camponeses expropriados de suas terras transformaram-se em mendigos, ladrões, vagabundos, tendo sido criada na Inglaterra uma legislação contra

a vadiagem e o crime.

V. Os Trades Unions foram reconhecidos no século XIX, mas a legislação seguinte limitou o poder do proletariado, cerceando as greves, transferindo essa questão para as leis comuns, ou seja, para o direito penal.

Estão corretas as afirmações:

a) I, II e III, apenas. b) II, III e IV, apenas. c) I, III e V, apenas. d) I, II, IV e V, apenas. e) I, II, III, IV e V.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui