Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62304 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13575)

Frases (50697)

Humor (20045)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140833)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasil República Velha . Questões de Vestibulares 2004 -- 31/01/2004 - 12:15 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL REPÚBLICA VELHA QUESTÕES DE VESTIBULARES 2004 PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL







GERAL



1. MACKENZIE 2004 - A Proclamação da República, em novembro de 1889, apontou para a crise decorrente das transformações econômicas e sociais verificadas no país desde a segunda metade do século XIX. Com relação a essas transformações, podemos afirmar que:

a) a abolição da escravidão foi contrária aos interesses dos novos setores agrários, representados pelos cafeicultores do Oeste paulista.

b) as instituições monárquicas haviam se tornado incapazes de realizar as mudanças necessárias para a dinamização da vida social e econômica do país.

c) os setores populares, como os trabalhadores do campo e da cidade, e as classes médias atuaram ativamente para a mudança do regime monárquico.

d) o Exército brasileiro, após a Guerra do Paraguai, foi o único segmento da sociedade a permanecer fiel à monarquia.

e) apesar de o país atravessar uma série de mudanças, o poder econômico continuava nas mãos dos antigos comerciantes portugueses.



2. PUC 2004 - A República criou uma cidadania precária, porque calcada na manutenção da iniqüidade das estruturas sociais — acentuou as distâncias entre as diversas regiões do país, cobrindo-as com a roupagem do federalismo difuso da ‘política dos governadores’, ou dando continuidade à geografia oligárquica do poder que, desde o Império, diluía o formalismo do Estado e das instituições. SALIBA, Elias Thomé. Raízes do riso: a representação humorística na história brasileira; da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 67.

O fragmento de texto acima refere-se aos primeiros tempos da República no Brasil. É correto afirmar que a implantação da República

A) renovou as instituições políticas, ampliando o poder do Estado e dissolvendo os poderes locais.

B) alterou radicalmente a estrutura social do Império, devido à ascensão da burguesia e declínio da aristocracia.

C) introduziu um modelo federalista, que permitiu maior autonomia local e integração nacional.

D) manteve os desníveis sociais presentes no Império e não ofereceu ampliação significativa dos direitos de cidadania.

E) centralizou agudamente o poder nas mãos dos governadores, diminuindo as atribuições das instituições políticas e do Presidente da República.



POLÍTICA



3.MACKENZIE 2004 - Exigia-se para a cidadania política uma qualidade que só o direito social da educação poderia fornecer e, simultaneamente, desconhecia-se esse direito. Era uma ordem liberal, mas profundamente antidemocrática e resistente aos esforços de democratização.

José Murilo de Carvalho A República Velha (1894-1930), em relação à participação

política dos cidadãos, determinou:

a) a escolha de um modelo republicano pautado nos moldes norteamericanos, que garantiam a defesa da liberdade individual, expressa no voto censitário.

b) o projeto de uma república liberal dos cafeicultores, que, para se efetivar, necessitou do apoio das demais classes sociais. O voto era extensivo a todo o povo brasileiro.

c) a formulação de uma república que garantisse os direitos individuais de todos os seus cidadãos, sem distinções, evidenciada na eliminação do voto censitário.

d) a perpetuação da injustiça social e dos privilégios de setores oligárquicos. O voto popular era manipulado pelos grupos dominantes.

e) a eliminação do voto censitário e a adoção do voto universal, que ampliaram, de forma significativa, a porcentagem de eleitores nesse período.



CORONELISMO



4. UFRJ 2004 - " O coronel é o homem que comanda a política nacional , porque ele é quem elege os homens que a fazem . Sem ele ninguém é eleito [...] Em verdade , o coronel é o homem que resolve os casos sem solução . É ele quem atende o cidadão que bate à sua porta às três horas da madrugada porque não tem recursos [...] Ele se levanta e vai procurar um médico , que o atende porque é seu amigo e leva a pessoa para a Santa Casa ou ao hospital [...] Todo mundo pensa que o sujeito vai para o curral eleitoral á força . Não, ele vai porque quer . " Fonte : J B L de Andrade " Coronel é quem comanda a política nacional " . Apud Neves , M de S . e Heizer, A . A ordem é o progresso . SP , Atual , 1991 , p. 71 .

Na Primeira República ( 1889-1930) , o coronelismo aparece como uma característica marcante da vida política nacional . No texto acima , um membro das elites locais explica o que vem a ser o coronel , procurando justificar as relações de dependência que se criam em torno dele .

a) Explique o papel dos currais eleitorais na sustentação política da República Velha ;

b) Identifique dois movimentos sociais surgidos na Primeira República que se apresentavam como alternativas às estruturas políticas vigentes .



ECONOMIA



5. MACKENZIE 2004 Com relação ao desenvolvimento das lavouras de borracha e de cacau, durante a República Velha (1894- 1930), podemos destacar alguns traços semelhantes.

Assinale a alternativa que os contém.

a) Ambas produziram enormes riquezas, que favoreceram diretamente os setores nacionais ligados à exportação desses produtos, contrariando os interesses estrangeiros.

b) Tanto a decadência da área cacaueira quanto da seringalista foram conseqüência da concorrência estrangeira, que passou a utilizar técnicas mais desenvolvidas para obter tais produtos.

c) Em ambas, o problema relacionado à falta de mãode-obra para esses cultivos foi solucionado por meio de um incentivo migratório. Os trabalhadores eram atraídos pelos altos salários oferecidos.

d) A possibilidade de tornar-se proprietário de terras e a chance de enriquecimento rápido nessas áreas de produção exerceu um enorme fascínio, responsável pelo fluxo imigratório europeu.

e) Tanto na extração da borracha quanto na produção do cacau, houve preocupação em reinvestir parte do lucro na aquisição de novas áreas de cultivo e na aquisição de máquinas que pudessem beneficiar a produção.



6. MACKENZIE 2004 - A economia brasileira, após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), passou por algumas transformações. Sobre esse período, podemos destacar:

a) a necessidade de aumentar a emissão de papel moeda, para incentivar a industrialização nacional.

b) a completa paralisação do setor industrial, visando desenvolver o setor agrário e assim abastecer os Aliados.

c) o aumento das exportações do café, decorrentes do maior consumo no mercado norte-americano.

d) a adoção de tarifas alfandegárias favoráveis à importação de produtos manufaturados estrangeiros.

e) o aumento da influência do capital norte-americano na economia nacional, em detrimento do capital inglês.



CONVÊNIO DE TAUBATE



7. FATEC 2004 - O convênio de Taubaté, (1906), que consistia numa política de “valorização” da economia nacional, caracterizou-se por

a) ser um programa de diversificação da agricultura.

b) uma intervenção do governo no mercado cafeicultor, comprando o excedente do café, a fim de restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a procura.

c) incentivar a policultura para atender aos interesses dos pequenos proprietários.

d) levar o governo a comprar o excedente do café, com as divisas provenientes das exportações.

e) estimular a produção cafeeira no Vale do Paraíba e no sul de Minas Gerais.



URBANIZAÇÃO



8 UNICAMP/2004 – 1ª FASE

Sobre a reforma urbana do Rio de Janeiro, ocorrida entre fins do século XIX e início do XX, o literato Lima Barreto comentou:

“De uma hora para outra, a antiga cidade desapareceu e outra surgiu como se fosse obtida por uma mutação de teatro. Havia mesmo na coisa muito de cenografia.

(Lima Barreto, Os Bruzundangas, em Obras de Lima Barreto. São Paulo: Brasiliense, 1956, p. 106).

a) Cite uma atividade política e uma econômica que sustentaram a importância da cidade do Rio de Janeiro nesse período.

b) Identifique duas mudanças urbanas realizadas pelo prefeito Pereira Passos na reforma mencionada.

c) Explique a razão pela qual o ideário burguês, cosmopolita e republicano, tinha necessidade de condenar o passado colonial do Rio de Janeiro.

Questão 12



9. UFSCAR 2004 - . Sobre a história da urbanização no Brasil, é correto afirmar que:

a) as vilas e as cidades, no período colonial, contribuíram para criar uma tradição de vida urbana desde o século XVII.

b) as descrições dos viajantes da primeira metade do século XIX mostram um quadro de intenso crescimento da vida nas cidades.

c) a urbanização no final do século XIX decorreu da concentração de capitais em áreas com economia em expansão e da formação, mesmo incipiente, de um mercado interno.

d) no final do século XIX, por conta da abolição, os setores médios urbanos da população cresceram e ameaçaram a visão de mundo da aristocracia rural brasileira.

e) as principais capitais brasileiras, no final do século XIX, já eram modernas, com espaços ordenados, uniformes e divididos segundo segmentos sociais.



MOVIMENTO OPERÁRIO



10. UNICAMP 2004 . Na repressão à greve de 1917, em São Paulo, o Comitê de Defesa dos Direitos do Homem do Rio de Janeiro denunciou: Todos os componentes do Comitê de Defesa Proletária e os membros mais ativos dos sindicatos, das ligas, dos centros e dos periódicos libertários foram agarrados e encarcerados. As oficinas em que se fazia o semanário A Plebe foram invadidas, tendo sido o seu diretor preso. Para muitos presos, foi preparada a expulsão do território nacional. (Adaptado de Paulo Sérgio Pinheiro & Michael Hall, A classe operária no Brasil, 1889-1930. Documentos. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1981, vol. II, p. 265-266).

a) Qual foi a importância da greve de 1917 em São Paulo?

b) A partir do texto, identifique as formas de repressão adotadas pelo governo de São Paulo contra a greve de 1917.

c) Qual o papel da imprensa operária nas primeiras décadas do século XX no Brasil?



11. UNIFESP 2004 - Nas escolas subsidiadas, ortodoxas, oficiais, esgota-se a potencialidade mental e sentimental dos vossos pequeninos, com a masturbação vergonhosa e constante

de mentirosa solidariedade no trabalho, na expansão e nas calamidades pátrias (...) Não procureis a dor de ter contribuído para a miséria e a abjeção de vossos Filhos; arrancai-os ao ensino burguês! (Jornal O Amigo do Povo, 1904.) . O texto revela a presença, no Brasil, do

a) liberalismo. b) anarquismo. c) comunismo. d) positivismo. e) fascismo.



HERMES DA FONSECA



12. FGV 2004 - Rui Barbosa, como candidato à presidência da República nas eleições que se realizaram em 1910, declarava: “Mas por isso mesmo que quero o exército grande, forte, exemplar, não o queria pesando sobre o governo do país. A nação governa. O exército, como os demais órgãos do país, obedece”. (Apud Edgard Carone. A Primeira República. 1889-1930. São Paulo, Difel, 1969, p. 51) Nesta declaração, Rui Barbosa expressava uma

A) crítica ao governo militar do então presidente Marechal Deodoro da Fonseca.

B) crítica à candidatura de seu oponente, o militar Hermes da Fonseca.

C) defesa da maior atuação do Exército na política nacional.

D) resposta à tentativa de golpe militar liderada pelo Marechal Floriano Peixoto.

E) recusa ao apoio da oligarquia paulista para sua candidatura.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui