Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->JULIANA -- 03/08/2001 - 01:53 (Débora Veroneze) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
JULIANA


Chegou o grande dia! A filha de seu Júlio e da dona Ana vai se apresentar num clube social da pequena cidade. Ela faz balé há oito meses. Agora mostrará a dança de cinco passos que ensaiara vinte vezes.
Dona Ana convida as vizinhas, a mãe e a irmã. Seu Júlio perde pela primeira vez na vida o churrasco e o futebol de domingo para assistir a apresentação. A mãe pensou em tudo: fez o vestido, chamou a tia que fez um curso de cabeleireira em 1966 para fazer o coque na filha, maquiou-a quatro vezes e quase não dormiu à noite porque os "bobs" atrapalharam.
A mãe aprontou o que era necessário, deixou a filha na sala e foi terminar seu penteado e maquiagem. O pai corria de um lado para o outro procurando uma fita virgem para a filmadora. A tia dava os últimos retoques no cabelo e enchia-o de laquê a cada três segundos. Enquanto isso, Juliana assistia desenho sentada numa cadeira sem poder usar o encosto para não estragar o penteado. Com as mãos voltadas para dentro e por baixo das coxas, ela balançava as pernas, nervosa, à espera do momento de sair de casa. Movimento este , que aumentava ainda mais o calor que estava sentindo dentro daquele vestido apertado e daquela meia-calça grudenta.
-Pronto! - fala dona Ana - Podemos ir!
-Calma , temos tempo!
-Não! Estamos em cima da hora.
-Mãe! - interrompe Juliana - Vamos! Estamos atrasados.
-Só um pouquinho minha filha. Espera lá na sala com a titia que a mamãe já vai.
-Percebeu Júlio? Sua filha está ansiosa!
-Mas eu ainda não achei uma fita inteira para gravar.
-Está bem! Procura mais um pouco. Se não achar nenhuma, grava em cima daquela do seu aniversário.
-Pai! Eu já devia estar lá. - era novamente Juliana, com medo de perder a hora.
-Já vou, filha! Fica lá com a sua tia que o papai está conversando com a mamãe.
O pai volta-se para a esposa e continua:
-A do meu aniversário não!
-Ora Júlio! Só tem cinco caras bêbados arrotando e contando piada o tempo todo.
-Mas são os meus amigos! E aquele era o meu aniversário. Porque não gravar em cima da fita do seu aniversário?
-Porque foi você quem ficou responsável pela gravação!
-Ah é? - continua seu Júlio - Mas foi você quem esqueceu de comprar uma fita nova na semana passada.
-É! Mas eu passei a semana inteira bordando o vestido da Juli.
-Então porque se comprometeu em compra-la?
-Eu fui até a loja na sexta-feira, mas tinha terminado o estoque.
-E por que não voltou lá ontem?
-Porque esqueci! E você? Por que não procurou uma fita ontem?
-Porque não tive tempo!
-Tá bom! Ficou assistindo TV a noite toda.
-Mas era o jogo do meu time!
-Então, se você não pode deixar de ver o jogo do seu time para procurar uma fita, não grava nada.
-Como não grava nada? Você está louca?
-Ora! Esta não será a única dança dela.
-Mas é a primeira! Você acha que eu vou deixar de registrar a primeira apresentação da minha filha?
-FILHA? Júlio, a nossa filha! Não está na hora de ir?
-Juli! - berra o pai - Onde você está? Estamos atrasados! - e vai em direção ao quarto colocar o cinto quando:
-Júlio! - berra a mãe - Ela não está mais aqui!
-Como não está mais aqui? E cadê sua tia?
-Também sumiu!
-Será que elas foram sozinhas?
-É bem provável! Vamos, pegue logo a chave do carro!
Seu Júlio e dona Ana saem desesperados, passam por todos os sinais vermelhos e ultrapassam todos os carros que estão na frente. Inclusive o da polícia.
Essa foi a maior gafe. Os policiais ligam a sirene e obrigam o motorista a parar no acostamento.
-Carteira de habilitação, identificação e documentos do carro , por favor!
O homem treme. Seus sentimentos de raiva, pressa e de indignação consigo mesmo se misturam.
-O senhor sabe que estava bem acima da velocidade máxima permitida?
-Sei, seu guarda! É que eu estou com muita pressa!
-Mas eu serei obrigado a multá-lo.
-Tudo bem! Mas seja breve, por favor.
O policial prescreve lentamente a multa. Parece que faz de propósito.
Terminado o episódio, seu Júlio segue devagar até o destino previsto. Enfim, chegam ao clube. O estacionamento está lotado e, após deixarem o carro distante quatro quadras dele, saem correndo, sobem as escadas de dois em dois degraus e avistam a professora de balé falando com um microfone em cima do palco:
-Bem, eu gostaria de agradecer a todos os pais por aqui estarem presentes e...
-Ufa! Chegamos bem na hora! Já vai começar!
-Psiu! - fala seu Júlio colocando a o dedo indicador na frente da boca - Escuta o que a professora vai dizer.
-...gostaria também de agradecer ao clube Regatas por nos ceder a sala deste maravilhoso teatro que, sem ele, não teria sido possível a realização do evento que vocês acabaram de assistir. Obrigada!
-Acabaram de assistir? Ela falou acabaram? - pergunta dona Ana olhando para o marido com os olhos arregalados.
Enquanto isso, a tia avó de Juliana está com ela no camarim e a menina pergunta:
-Titia, meus pais vieram?
-Claro querida! Eles estão na última fila, do lado esquerdo.
-Vamos lá! Quero ir para casa comer o bolo que não pude antes da dança.
Elas caminham em direção aos pais de Juliana e chegando perto:
-Como culpa minha?Você que começou com a história de procurar uma fita na hora de sair.
-Era só não ter esquecido de comprar ontem!
-Eu avisei à tarde que não tinha comprado a fita. Por que não procurou à noite?
-Porque ontem à noite tinha jogo da final do campeonato....
Vendo aquela cena, a tia e a menina param,se olham, dão meia volta e:
-Tem bolo na sua casa, tia?
-Não meu amor! Mas eu faço um de chocolate assim que chegarmos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui