Usina de Letras
Usina de Letras
58 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 59271 )

Cartas ( 21241)

Contos (13146)

Cordel (10297)

Crônicas (22219)

Discursos (3164)

Ensaios - (9462)

Erótico (13486)

Frases (46705)

Humor (19311)

Infantil (4487)

Infanto Juvenil (3784)

Letras de Música (5484)

Peça de Teatro (1337)

Poesias (138413)

Redação (3059)

Roteiro de Filme ou Novela (1060)

Teses / Monologos (2427)

Textos Jurídicos (1945)

Textos Religiosos/Sermões (5562)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Crônicas-->2121 - Errar -- 02/06/2021 - 16:40 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

2.121 – Errar

Errar é humano! Venho ouvindo há muito tempo, praticamente desde que nasci, para justificar meus próprios erros, ou de outros e até de outras pessoas desculpando um erro meu: Aí, Jairão, não liga não, errar é humano, persistir no erro que é burrice. E a cara de tacho só aumenta, quantas vezes já me aconteceu.

Uma conhecida não cansa de reclamar dos próprios erros já passados, eu digo – Pare, já era, já foi, mas ela não se conforma, pois na sua acepção continua cometendo os mesmos erros e não consegue se livrar deles. É não dar respostas nas horas certas, é não falar não, é engolir caroço e se passar por besta, sempre nas mesmas situações. Ou seja, erros passados que são presentes e futuros. Eu já disse isso ser da índole boa e de relevar.

No dicionário você encontra que errar é verbo e significa incorrer em erro, em engano, ou deixar de acertar. Erro é o ato ou efeito de errar e tem os seguintes sinônimos: inexatidão, defeito, imprecisão, incorreção, falha, imperfeição, desacerto, confusão, desvio, descuido, cinca, deslize, engano, equívoco, erronia, escorregadela, inadvertência, lapso e outros que você conhece, ou comete.

Chefe, viu, fiz uma cagada e lá vem o erro e o verbo errar na sua conjugação. Pior, quando você ouve que foi apenas uma cagadinha; aí sim o erro é grande e o verbo errar na sua plenitude. Erro é pessoal, mas pode assumir o coletivo, pela omissão, pelo corporativismo e por outras questões e interesses.

Vejam algumas frases que estão no Google: “Errar é humano, mas também é humano perdoar e perdoar é próprio de almas generosas.” (Platão). “Todos sabem que errar é humano, mas insistimos em sermos deuses. Temos a necessidade neurótica de sermos perfeitos.” (Augusto Cury). “Os tolos dizem que aprendem com os seus próprios erros, eu prefiro aprender com os erros dos outros.” (Otto Von Bismarck). “Todas as paixões nos levam a cometer erros, mas o amor faz-nos cometer os mais ridículos.” (François La Rochefoucauld).

Dizem que se aprende com os erros cometidos, acho que não aprendi nada, pois os cometo de vez em sempre e errar é um verbo presente, sou um mestre na questão. Tenho até vergonha alheia de mim mesmo, quando me lembro de alguns erros passados e me faço a pergunta: “Como fui errar dessa maneira?”. Evidente que não tenho a resposta, só a resignação e muitas vezes raiva de mim mesmo por ter sido um jeca de marca maior.

Na década de noventa entrei de gaiato numa construção de uma casa na cidade de Uberaba e só levei ferro. Perdi uma grana. Não é que me meti novamente na construção de um sobrado em São Miguel e de novo perdi outra grana. Errar dois erros não faz um acerto, mas um acerto pode compensar alguns erros. Por exemplo, se eu ganhar a próxima Quina de São João, mais ou menos uns cento e setenta milhões, eu jogo fora todas as vezes que errei os palpites até agora.

Agora, errar é com os políticos atuais, parece que ninguém está acertando nada, em todas as variantes ideológicas. Ontem eu vi senadores cometendo erros com uma médica dedicada e tentando dar explicações sobre questões dessa pandemia que nos assola. Errar foi pouco pra essa turma, eles queriam era massacrar a pobre doutora. E eles não vão se arrepender, pois se acham o suprassumo da verdade.

Mais frases: “O maior erro que uma pessoa pode cometer na vida é passar a vida com medo de cometer erros.” (Elbert Hubbard). “Não me arrependo de nada que já fiz, ou deixei de fazer. Se fiz, foi porque acreditava ser o certo e se não fiz, foi porque tinha certeza que não valia a pena.” (não achei o autor).

Nesta quarta de dois de seis de vinte e um, quero continuar a errar pelos próximos cem anos e dizer que o meu maior erro, minha pior construção foi o meu melhor amigo, que hoje não é mais e errar assim não tem conserto...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 8Exibido 37 vezesFale com o autor