Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AS REVISTAS MODERNISTAS DO INTERIOR MINEIRO -- 08/02/2004 - 19:42 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(Jornal ESTADO DE MINAS, 27.01.1998-Jornalista GUILHERME ARAGÃO)

"AS REVISTAS DO INTERIOR DE MINAS GERAIS"

NO SEGUNDO SEMESTRE DE 1927, ÉPOCA DO LANCAMENTO DO PRIMEIRO NÚMERO DA `VERDE`,SEUS PRINCIPAIS EDITORES MAL HAVIAM PASSADO PELA ADOLESCÊNCIA.

ROSÁRIO FUSCO TINHA DEZESSEIS ANOS.

ASCÂNIO LOPES, VINTE E DOIS.

GUILHERMINO CÉSAR, DEZENOVE E

FRANCISCO PEIXOTO, DEZOITO.

A REVISTA TEVE CINCO EDICÕES EM SUA PRIMEIRA FASE ENTRE SETEMBRO E JANEIRO DE 1928, E MAIS UM NÚMERO EM 1929, HOMENAGEANDO O POETA ASCÂNIO LOPES,CUJA A MORTE EM JANEIRO DE 1928 DESENCADEOU O FIM DA REVISTA.



-"JOÃO AMAVA THEREZA QUE AMAVA RAYMUNDO

QUE AMAVA MARIA QUE AMAVA JOAQUIM QUE..."

O CÉLEBRE POEMA `QUADRILHA`, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, FOI PUBLICADO NA TERCEIRA EDICÃO DA REVISTA VERDE . UM TEXTO INÉDITO DO MODERNISTA FRANCÊS BLAISE CENDARS, TAMBÉM ESTÁ NA EDICÃO.



-"MANDE UMA BOSTA QUALQUER".COM ESTE RECADO ATREVIDO ROSÁRIO FUSCO PEDIA ,E FOI ATENDIDO,COLABORACÃO DO JÁ FAMOSO MÁRIO DE ANDRADE PARA A PRIMEIRA EDICÃO DA REVISTA.MÁRIO E OSWALD DE ANDRADE PROMETERAM TAMBÉM UMA VIAGEM ,EM UM `FORDE VERDE`, A CATAGUASES, EM UM POEMA ENVIADO PARA A QUARTA EDICÃO QUE TAMBÉM CRIOU O TERMO "OS ASES DE CATAGUAZES". EM SUA PRIMEIRA EDICÃO, A `VERDE`ELOGIAVA O FILME "O TESOURO PERDIDO", DIRIGIDO POR HUMBERTO MAURO, O OUTRO HABITANTE ILUSTRE DA CIDADE. NO ENTANTO, APESAR DA COINCIDÊNCIA HISTÓRICA, QUE COLOCOU NO MESMO LOCAL E DATA DOIS PERSONAGENS IMPORTANTES DO INÍCIO DO SÉCULO, AS RELACÕES ENTRE OS COMPONENTES DO GRUPO E O CINEASTA NÃO FORAM APROFUNDADAS.



-"MONTANHA"- A MAIS DESCONHECIDA DAS TRÊS, FOI CRIADA EM 1929, EM UBÁ, E TEVE APENAS UMA EDICÃO,COMANDADA POR MARTINS DE OLIVEIRA. COM TEXTOS DE ACHILLES VIVACQUA E COMENTÁRIOS DE ARY GONCALVES, VENÂNCIO BARBOSA E OUTROS, ATÉ MESMO EXEMPLARES PARA ESTUDO, SÃO DIFÍCEIS DE SE CONSEGUIR.

-EM SEU TEXTO DE ABERTURA DIZ QUE "MONTANHA É NECESSARIAMENTE O CONFLICTO DO HOMEM DO INTERIOR COM O HOMEM DO LITORAL.CONFLICTO SEM ÓDIO.CONFLICTO ABERTO E FRANCO.CONFLICTO DE IDÉIAS E DE ACCÃO.NÃO COMBATE A TRADICÃO EM SI,MAS REPELLE O TRADICIONAL. NÃO REPELLE:ESCLARECE.NÃO CONFUNDE: SELECIONA. AMA A ENERGIA E QUER A VIDA.MONTANHA SORRI PARA A PLANÍCIE."



-"ELÉCTRICA"- ANTES MESMO DA `VERDE`REVELAR AO PAÍS A EXISTÊNCIA DE CATAGUASES, O POETA E ENGENHEIRO CARIOCA HEITOR ALVES "INVENTAVA" ITANHANDÚ, CIDADE COM CINCO MIL HABITANTES NA ÉPOCA ,COM A CRIACÃO DA REVISTA `ELÉCTRICA`, EM MAIO DE 1927. A REVISTA DUROU ATÉ MAIO DE 1929.

A REVISTA, UM ALMANAQUE QUE ALÉM DE DIVULGAR TEXTOS MODERNISTAS TRAZIA TAMBÉM VARIEDADES E NOTICIÁRIO SOCIAL, É IMPORTANTE POR TER ANTECIPADO EM DÉCADAS ALGUNS PONTOS DA POESIA CONCRETA. SEUS POEMAS TINHAM FORMA DE LÂMPADAS,SINOS E AMPULHETAS.

(leia o MANIFESTO DO GRUPO VERDE DE CATAGUAZES-1927)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui