Usina de Letras
Usina de Letras
197 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->SENTIMENTOS E PALAVRAS -- 30/05/2005 - 15:44 (ADELMARIO SAMPAIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

SENTIMENTOS E PALAVRAS

As palavras não podem jamais expressar o que se passa no espírito... Elas podem no máximo ser símbolos pálidos dos sentimentos.

“A tempestade que cai lá fora, dentro é um som; no entanto nem som é chuva, nem chuva é som”. Eu explico, embora a minha explicação jamais possa esclarecer totalmente o que realmente penso: Estou dentro de casa, e ouço que lá fora cai uma enorme tempestade. Ela é real, com ventos, relâmpagos e trovões. Mas ouço somente barulhos e clarões. No entanto sei que lá fora chove sendo que dentro é só um barulho. Mas barulho não é tempestade e nem tempestade é barulho. Se fosse (óbvio), choveria dentro de casa.
No momento que você lê essas palavras, pensa na mesma tempestade, e acredita que falo de algo real, senão já teria interrompido a leitura... E crê que falo a verdade e, no entanto, nem mesmo ouve o som. Ele é só um pensamento... Não existe som.

Outro exemplo: O amor que está dentro pode ser demonstrado por um carinho; no entanto nem carinho é amor nem amor é carinho. E quando descrevi num conto uma cena de amor, as pessoas reagiram com carinho, e em poucas horas recebi uma centena de e-mails. Foi uma reação de carinho a uma história de amor inventada por mim... Ou um sentimento criado a partir de palavras.

Por isso novamente volto às palavras. O poder delas é muito grande, mas não se compara com o que está dentro do meu espírito. Tanto que posso dizer uma coisa e as pessoas entenderem outra. Tanto que as palavras ditas por exemplo por Jesus, podem causar tantas reações diferentes nas pessoas e mesmo as que se dizem cristãs e no entanto se odeiam justamente por causa do nome de quem defendem em nome do amor. Palavras, versos sentimentos.
Vejam isso: embora cheios de palavras de amor, não conseguem se amar. Mesmo pregando a paz, estão muito mais para a guerra, e ela só não acontece de fato, porque se reúnem separados. E a separação não é somente uma força de expressão, porque expressão é palavra que não define o ódio que o chamado cristianismo pode carregar sem nenhuma culpa de Jesus, que não disse nada do que os seus pretensos seguidores pregam.

As serpentes não são domadas com palavras.

**
Adelmario Sampaio
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui