Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->O caminho do ouro -- 12/11/2008 - 01:16 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O CAMINHO DO OURO


O nosso litoral, aqui do Estado de São Paulo, chamado “litoral norte”, era mais conhecido pelas pessoas do Vale do Paraíba e do sul de Minas. Pouca gente da capital ia para lá. Só depois que as areias de Santos, Praia Grande e Guarujá ficaram saturadas é que os paulistanos começaram a invadi-lo. E hoje pessoas dos mais diferentes lugares costumam passar as férias naquele paraíso.

O caminho mais seguro para atingi-lo era a estrada que vai de São José dos Campos a Caraguatatuba, de terra e com fileiras de moitas de erva-cidreira plantadas nas laterais. E muitas curvas no trecho da serra. Depois foi remodelada, alargada, modernizada e asfaltada. Mais tarde abriram a Rio-Santos, margeando o litoral.

E até melhoraram a velha rodovia Osvaldo Cruz, que liga Taubaté a Ubatuba. Era por esse caminho que antigamente se levava o ouro, trazido das Minas Gerais, até o porto, passando pelo Registro – local em que fiscais do Império registravam todo carregamento. Embora asfaltada, hoje ela ainda é uma estradinha difícil, bem estreita e cheia de curvas muito fechadas.

A descida da serra tem paisagens belíssimas, com a mata atlântica vicejante por todos os lados e o mar se juntando com o céu azul, lá em baixo. Podemos ver tudo isso quando não tem cerração, que costuma ser densa, não se enxergando nada adiante do nariz. Nessas horas, é bom rezar para não cair numa ribanceira...




Beatriz Cruz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui