Usina de Letras
Usina de Letras
62 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PALHAÇO -- 11/02/2004 - 11:17 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sem desejar tecer considerações sobre os urubus que só se alimentam quando há morte, descemos naquele dia, a Ulhôa Cintra em direção à rua do Porto. Comigo vinham outros dois moleques, que aproveitando os longos dias de vadiagem, os gastavam nas traquinagens pelas redondezas.

O mais velho dos irmãos que me seguia tinha acabado de abandonar o ginásio e seu pai, fulo de raiva, atribuía a mim as más influências ao seu rebento.

Eu não tinha aquela capacidade toda para intervir nas decisões de quem quer que fosse, por isso não me apoquentei com as insinuações maldosas.

Caminhávamos livres, alegres e soltos. Eu pensava no despotismo ignorante dos mais velhos que utilizavam as idéias e conceitos dúbios a fim de criar opiniões negativas sobre quem não gostavam.

Quando chegamos à beira do rio, na altura do trampolim, avistamos um aglomerado de pessoas que circundavam algo jazido ao solo. Havia um carro funerário, uma viatura dos bombeiros e alguns outros da polícia civil. Tratava-se do corpo de um homem que perecera afogado alguns dias antes. Ele brincara com sua bóia e descera, despreocupado, a correnteza, ao lado duma centena de outros colegas. E agora estava ali, estendido ao solo, completamente roxo. Os lábios, pálpebras, orelhas e parte do rosto foram devorados pelos peixes. O ventre, estufado, apresentava ferimentos visíveis abaixo do umbigo. As discussões sobre quem seriam os responsáveis por aquela morte pararam exatamente no consenso de que só o falecido seria o causador da sua própria e ingrata sorte.

Rodeávamos a aglomeração, quando repentinamente, surgiu no seu Fusca vermelho, zero bala, modelo 1969, cheirando a novo, o pai dos garotos. Com o semblante sombrio, carregado, e encostando o carro ao meio fio, chamou-nos para sairmos imediatamente daquele local.

Durante o trajeto nos contou que ouvira a notícia do afogamento no rádio do carro; e que ficara preocupado conosco. Disse-nos, em tom grave, que deveríamos dar novo rumo à vida; que deveríamos estudar, largar a anomia e deixarmos a safadagem para os mais novos.

Realmente, nos dias subseqüentes, quando os fui chamar soube que ambos estavam estudando na biblioteca pública.

Sem titubeio para lá me dirigi. Ao chegar, pensava em ver os dois garotos aplicados aos estudos. Mas ambos, como a maioria dos adolescentes que ali estavam, permaneciam imersos num clima de algazarra e zombaria. Aguilhoavam um sujeito a quem, à sorrelfa, chamavam de louco. Hostilizavam-no à lonjura valendo-se da voz monocórdia, monótona, uniforme e repetitiva. Era agressão verbal, furtiva e sorrateira. Servia, quem sabe, para auto-afirmação, baixar a tensão provocada pela presença do outro e sem dúvida impelir a vítima do local. O que eles faziam, naqueles momentos, viria saber anos mais tarde, era a chamada “influência à distância”, que os pobres loucos, internados nos manicômios, relatavam aos seus médicos incrédulos e condolentes.

Sentado ali, junto aos meninos, pensava sobre qual teria sido o delito do indigitado e tinha curiosidade em conhecer o tribunal que o havia condenado a execração.

Com certeza aquele tipo de constrangimento não era novidade sobre a terra; e decerto poderia ser ubíquo, dependendo da coesão dos credores, e a gravidade das dívidas. Mas que era desumano, lá isso era. Era demoníaco e não aparentava ser ato de quem se dizia cristão.













Leia mais textos do escritor nos sites

www.usinadeletras.com.br

www.anjosdeprata.com.br









Se você gostou deste texto, contribua com qualquer importância depositando-a na conta 01-012.782-7 da agência 0016-7 do Banco Nossa Caixa S.A. para que mais e mais pessoas possam usufruir.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui