Usina de Letras
Usina de Letras
51 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62397 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22546)

Discursos (3240)

Ensaios - (10444)

Erótico (13578)

Frases (50785)

Humor (20070)

Infantil (5485)

Infanto Juvenil (4808)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140867)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6232)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Alimentar, meu caro Watson -- 11/12/2022 - 00:12 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

 

 

 

9 ALIMENTOS ALCALINOS E COMO ELES ATUAM

O corpo humano é um sistema complexo que mantém um rigoroso equilíbrio do pH. Quando você consome um alimento, ele pode se transformar em ácido ou alcalino após a digestão e o metabolismo. 

Chamados popularmente de alimentos alcalinos, veja a lista de alimentos que apresentam efeitos alcalinizantes. São 9 exemplos de frutas, vegetais e especiarias que podem ajudar o corpo a manter o seu equilíbrio.


Postado 21 jun, 2018 |   Atualizado 24 jul, 2020  |   Tempo de leitura 7 min

  | 

   Compartilhe  

1. Limão

Enquanto a maioria das pessoas pensa que o limão, por ser uma fruta ácida, poderia causar efeitos de acidez no corpo, o que realmente acontece é que ele produz alcalinidade após a digestão. 

Ele é  rico em vitaminas, minerais, eletrólitos e antioxidantes que fornecem ao corpo força, resistência e saúde ao sistema imunológico.

Limão é um dos alimentos alcalinos

2. Melancia

A melancia é uma fonte de fibra, betacaroteno, licopeno e vitamina C. Ela tem um teor de água de 92% do seu peso, tornando-se um diurético. A fruta ajuda a saciar a sede, além de colaborar com a limpeza do cólon.

Melancia também atua como diurético

3. Espinafre

Vegetal rico em fibras, vitaminas, minerais, fitoquímicos e antioxidantes. É conhecido por ser rico em vitamina K e ácido fólico. Ele ajuda a melhorar a visão e os processos digestivos. 

Espinafre é um dos alimentos alcalinos

4. Aspargos

Contêm um aminoácido importante, a asparagina, que é vital para o bom funcionamento do sistema nervoso. 

Aspargo também influencia o sistema nervoso

5. Manga e mamão

Ambas são frutas doces, tropicais, que podem ser consumidas frescas, congeladas ou secas. Contendo muita água, essas frutas possuem um efeito diurético que ajuda na limpeza de cólon e rins.

Manga e Mamão são alimentos alcalinos

6. Capsicum

Capsicum é o nome dado a uma variedade de pimentas tropicais, incluindo a caiena e o pimentão. Pimentas do gênero capsicum são ricas em enzimas essenciais para o sistema endócrino. 

Conhecidas por suas propriedades antibacterianas, elas também são ricas em vitamina A, portanto, são benéficas na luta contra os radicais livres que causam o estresse e a doença.

Capsicum são ricas em elementos para o sistema endocrino

7. Maçã

As maçãs são fontes de fibra, variedade de vitaminas, minerais e fitoquímicos que ajudam a proteger o corpo e a manter o sistema imune intacto. Elas também contêm enzimas que mantêm o equilíbrio hormonal natural do organismo. 

As maçãs são frutas muito versáteis que podem ser comidas cruas, ou incluídas na culinária e panificação.

Maçã também é uma boa fonte de fibras

8. Broto de alfafa

Os brotos são a parte visível de plantas em estágios iniciais de desenvolvimento, ricos em nutrientes. Versáteis, os de alfafa contêm saponinas, componentes que ajudam a diminuir o colesterol ruim e a gordura no corpo, em última instância, protegendo-o de doenças cardiovasculares. 

Os brotos de alfafa também contêm antioxidantes que impedem a destruição do DNA, protegendo seu corpo contra os efeitos do envelhecimento. 

Broto de Alfafa é um dos alimentos alcalinos

9. Alho

O alho fornece muitos benefícios ao corpo, como redução da pressão arterial, promoção da saúde cardiovascular e imunológica, limpeza do fígado e combate às doenças.

Alho também ajuda a controlar a pressão arterial

Os alimentos com efeitos alcalinizantes, conhecidos popularmente por alimentos alcalinos, estão em constante pesquisa e estudos para avaliar seus efeitos e as correlações com o metabolismo. 

Conheça outros grupos de alimentos com benefícios para o corpo, como os alimentos antioxidantes. Siga a leitura aqui no blog e amplie seus conhecimentos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 68 vezesFale com o autor