Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Planejamento urbano & Zoning - Analisando livro -- 13/02/2004 - 03:03 (Maria José Limeira Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PLANEJAMENTO URBANO & ZONING

Um livro de Maria Grasiela de Almeida Dantas



(Análise crítica)



Maria José Limeira



O Conjunto Residencial Costa e Silva é um conglomerado de 600 casas, construídas pelo Governo Estadual, à margem da BR-101, nas proximidades do Distrito Industrial de João Pessoa.

A construção data de 1971, era do “Brasil Milagre”, e a denominação foi uma homenagem a personagem da Ditadura Militar.

A planta original previa duas grandes áreas públicas.

Uma, destinada a uma praça, e outra seria usada como quadra de esportes.

As casas seriam ocupadas, em princípio, pelos operários das fábricas do Distrito Industrial, quando o Governo dava incentivos às empresas do Sul para se estabelecerem no Nordeste, beneficiadas através do Artigo 34/18 da então poderosa Sudene.

Quase 35 anos depois, o Conjunto Costa e Silva, com seus 15 mil habitantes, de renda mínima, não passa de bairro-dormitório, que não se desenvolveu economicamente e teve seu projeto original invadido pela irresponsabilidade do Poder Público, que construiu ao redor um apertado cinturão de favelas movidas a taipa.

Bem no meio do terreno, onde seria construída uma praça, o que existe é um aglomerado de sub-moradias habitadas pela população miserável.

Mais adiante, onde deveria haver uma quadra de esportes, outras aberrações: uma grande construção ilegal, onde já funcionou um Forrótimo, de atividades obscuras, depois uma Igreja Universal, para enganar a boa-fé dos que perderam a esperança, e agora é um galpão abandonado. E mais: proliferam no local oficinas mecânicas de automóveis, bares tipo mosqueiros, borracharias, etc.

Este estado de coisas – apenas um exemplo da desorganização pública, social e privada da maioria das cidades brasileiras – é tratado, a nível científico, pela escritora, pesquisadora e arquiteta paraibana, Maria Grasiela de Almeida Dantas, no livro “Planejamento urbano & Zoning”.

Este livro é parte da Tese de Doutorado que a autora defendeu na Faculdade de Arquitetura da Universidade Politécnica da Catalunha (Barcelona, Espanha), quando recebeu a nota máxima, ou seja, “distinção, láurea e excelência”. O título geral da Tese: “Flexibilidade do modelo de Zoning para a competitividade das cidades... caso das maiores cidades brasileiras”.

Nesta obra, destinada a estudantes, arquitetos, engenheiros, professores e pessoas interessadas em Urbanismo, a autora analisa e critica os entraves burocráticos ao desenvolvimento das cidades, trazendo à luz as idéias, pensamentos e preocupações de vários teóricos sobre o assunto, dissecando a História dos aglomerados humanos, desde a Antiguidade, passando pelas cidades clássicas até a Arquitetura contemporânea, após a Carta de Atenas, assinada em 1933, que marcou época.

O livro foi publicado pela Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba, com apresentação do arquiteto Alberto Sousa.



(Maria José Limeira é escritora e doce jornalista democrática de João Pessoa-PB).









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui