Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62397 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22546)

Discursos (3240)

Ensaios - (10444)

Erótico (13578)

Frases (50784)

Humor (20070)

Infantil (5485)

Infanto Juvenil (4808)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140867)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6232)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Pedra preciosas do Brasil -- 30/12/2022 - 20:11 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

 

 

As pedras preciosas brasileiras encantam o mundo inteiro. Criamos uma lista com 7 das principais gemas do país para mostrar porque essas preciosidades chamam tanto a atenção.

Que pedras preciosas brasileiras são belas e encantadoras não é novidade para ninguém. O que muita gente não sabe é que o Brasil é um dos países mais ricos em pedras preciosas de todo o mundo.

A diversidade de pedras preciosas brasileiras ganha destaque por muitos motivos, chamando a atenção pela riqueza de cores e brilhos, por exemplo. O país possui jazidas espalhadas por todo seu território, sendo um dos maiores produtores de pedras para jóias, esoterismo e decoração.

Isso ocorre muito por conta da localização gráfica brasileira, que é repleta de rochas antigas, suficiente para garantir cerca de 90 tipos de pedras preciosas diferentes. Para se ter ideia, de acordo com uma pesquisa do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), o Brasil é o 5° no ranking de produção de diamante bruto.

Enfim, mesmo com tanta variedade, existem aquelas gemas que são as queridinhas do mundo para fabricação de joias, seja por conta da beleza, durabilidade e raridade. Continue a leitura e veja nossa lista com as 7 pedras preciosas brasileiras mais admiradas do mundo.

 

1 – Ametista

 

pedra preciosa brasileira ametista lapidada

Foto/Reprodução: ArtOuro & Gemas

 

Conhecida como a pedra preciosa brasileira mais cobiçada entre os quartzos, e Ametista possui uma cor que varia entre roxo e violeta, transparente a semitransparente. Depósitos dessa popular pedra roxa foram encontrados no Brasil no século XIX e a partir disso o país se tornou um dos maiores exportadores mundiais dessa maravilha.

Acredita-se que este nome foi dado na Grécia Antiga, onde a pedra já existia e era vista com frequência. Ametista vem do grego methystos, que significa “não intoxicar” ou “não bêbado”, de forma literal.  Conta-se que os gregos acreditavam que ao carregarem a pedra poderiam evitar a embriaguez. Quanta história, não é mesmo?

 

2 – Água-marinha

 

pedra preciosa brasileira água marinha lapidada

Foto/Reprodução: MBERNARDES

 

Provavelmente, você verá a Água-marinha em qualquer lista de pedras preciosas brasileiras. Esta gema é da família berilo e recebeu esse nome por conta da sua cor que lembra muito a água do mar. Esta pedra varia tanto no tom do azul quanto em seu tamanho. É extremamente encantadora!

Entre as pedras preciosas brasileiras, esta é a mais típica. Atualmente, cerca de 90% da água-marinha do mundo é extraída no Brasil. Além disso, também pode ser encontrada em países como Rússia, Estados Unidos, Afeganistão, Paquistão e Índia.

Uma curiosidade a respeito dessa gema é que quanto maior for a tonalidade do azul, mais valiosa ela será.

 

3 – Citrino

 

pedra preciosa brasileira citrino lapidado

Foto/Reprodução: ArtOuro & Gemas

 

Embora muitos países da América Latina sejam relevantes fontes de citrinos, como a Argentina, Bolívia e Uruguai, por exemplo, precisamos destacar que nosso país produz alguns dos melhores citrinos do mundo. Membro da família do quartzo, o citrino brasileiro é bastante conhecido por seus tons quentes e únicos, que normalmente variam de amarelo a laranja.

A cor do citrino deve-se a sua composição, de manganês e titânio, aliado às altas temperaturas e grandes pressões. Além de ser encontrado em sua forma natural, essa gema também pode aparecer a partir da ametista, por meio do aquecimento.

Uma curiosidade sobre o Citrino é que a pedra remete aos 7 anos de união de um casal, sendo muitas vezes usada para presentear em comemoração ao período.

 

4 – Esmeralda

 

pedra preciosa brasileira esmeralda lapidada

Foto/Reprodução: RC Gemas Ltda

 

A esmeralda é uma das pedras preciosas brasileiras mais desejadas da família do metal berilo. Vale destacar que seu preço é um dos mais altos do mundo.

Conta-se que as primeiras aparições da esmeralda remetem ao Egito Antigo, entretanto, foi considerada rara até a época do renascimento. Segundo os gregos antigos, esta é “a deusa de todas as pedras”. Sua cor, tão conhecida popularmente, varia entre verde médio e escuro.

Normalmente, a esmeralda é encontrada em território colombiano, mas também está presente em outros países como Zimbábue, Tanzânia e Zâmbia. Já em território brasileiro, a pedra é encontrada sobretudo em Goiás, Bahia e Minas Gerais.

 

5 – Topázio-imperial

 

Pedra preciosa brasileira topázio imperial lapidada

Foto/Reprodução: Minas gemas e joias

 

Não poderíamos deixar o Topázio-imperial de fora dessa lista, até porque o Brasil é a maior fonte desta pedra no mundo inteiro. Outros depósitos menores podem ser encontrados em países com a Rússia, mas é daqui que sai a maior quantidade.

Sua principal mina está localizada em Ouro Preto, Minas Gerais, e reúne o topázio imperial nas cores amarela, laranja, rosa, lilás e vermelho-cereja. Vale lembrar que algumas cores dessa gema são extremamente raras, diferentemente do rosa, encontrado mais facilmente.

O nome topázio possui origem grega, de topazos, “buscar”, referindo-se a uma ilha escondida no mar vermelho. Existe até mesmo uma lenda dizendo que o topázio imperial ganhou esse nome após ter sido uma das pedras que mais impressionou Dom Pedro I. Já imaginou? Ela é realmente bela!

 

6 – Turmalina paraíba

 

Pedra preciosa brasileira turmalina paraíba lapidada para produção de joias

Foto/Reprodução: PETER VALICEK GEMS

 

Entre as pedras preciosas brasileiras, a turmalina paraíba ganha destaque por conta da sua raridade. Até mesmo porque o Brasil possui uma rica variedade de turmalinas. Essas tonalidades de azul turquesa único, são derivadas de traços microscópicos de cobre. Essa gema tão especial pode ser encontrada no norte da Paraíba, o que por sí só já justifica o nome.

Em alguns casos, as cores nas turmalinas são misturadas, resultando em pedras bi-coloridas ou multicoloridas. Para se ter ideia do sucesso que essa pedra faz, desde que foi descoberta a turmalina paraíba virou alvo de famosas marcas internacionais, como Tiffany e Dior, por exemplo.

Essa raridade também pode ser localizada na África, em países como Moçambique e Nigéria. Mas vamos deixar claro, o Brasil é o berço dessa maravilha.

 

7 – Rubelita

 

Pedra preciosa brasileira rubelita lapidada para produção de joias

Foto/Reprodução: Minas gemas e joias

 

Já que falamos em turmalinas, não podemos nos esquecer da Rubelita, outra variedade que chama a atenção no mercado internacional por sua cor única, que exibe diferentes tons de rosa a um vermelho vívido.

Seu nome é derivado do latim, “rubellus”, que significa avermelhado. Quanto ao seu valor, está diretamente ligado à intensidade do seu vermelho. Em outras palavras, quanto mais pura e forte for a cor, mais valiosa é a gema.

Enfim, muitas pessoas não sabem que o Brasil é uma das principais fontes de pedras preciosas do mundo, por isso, tomar conhecimento sobre a origem e características dessas raridades é tão importante.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 64 vezesFale com o autor