Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->De Kraftwerk a Martinho da Vila -- 02/06/2023 - 15:24 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

De Kraftwerk a Martinho da Vila            

                                                                                                                                               Aroldo Arão de Medeiros

        O gosto para música é bastante eclético.

A começar pelo estilo: vai do blues até a eletrônica.

Caminha pelo country, chegando na autêntica gaúcha.

Aprecia as melodias infantis e não deixa de curtir promissoras sonoridades instrumentais.

Sapateia quando ouve som latino e se emociona pensando nas letras tristes das composições românticas.

É do tempo da Jovem Guarda e das marchinhas carnavalescas, mas também aprecia a delicada MPB.

O rap lhe apetece, assim como também o reggae, tanto estrangeiro quanto nacional.

Ele se delicia ao ouvir moda regional, passeando pela cultura paranaense, do sul, até o bom baião, do nordeste.

Ouve com atenção cânticos sacros, independente de compositor(a) ou intérprete, seja padre, pastor ou apenas cantor(a) de música gospel, de qualquer religião, mesmo que não seja a dele. O que admira são as ideias nelas incutidas, apropriadas para encontros, reuniões de grupos de rua e grupos de oração. Muitas ainda servem como exemplo de vida.

Nada melhor para ouvir quando o sol se põe do que um rock estrangeiro e, quando o dia amanhece, é salutar escutar um rock nacional.

Como bom brasileiro, ficaria sem sentido ele não admirasse samba e toda obra sertaneja, passando, por criações que ilustraram trilhas sonoras de filmes.

Então vamos à versatilidade que mais o exemplifica. No começo, ele e a esposa gostavam de ouvir Nazaré Pereira. Cantora, compositora e atriz acreana. Além de suas composições, canatava músicas do Gonzagão que falavam de terra, ritmos, tradições. Mudou-se posteriormente para a França, seguindo a carreira por lá.

         Depois passou para o samba e ficou fissurado pela malemolência das músicas de Martinho da Vila. Adquiriu todos os LPs do cantor, compositor e escritor. Tem também todos os treze livros do filho de lavradores do Cedro Grande, que lhe enviou o livro Romance Fluminense, autografado, em agradecimento por citar as filosofias do Martinho, colhidas das letras por ele compostas. Foi ver o Sargento do Exército três vezes. Nos shows, o cheiro predominante era de cigarro.

Por fim tornou-se fã do grupo musical alemão Kraftwerk. Suas músicas eletrônicas ele coleciona desde o primeiro disco em que eram somente dois componentes, Ralf Hunter e Florian Schneider, este já falecido. Viu a banda alemã uma única vez. Foi no último final de semana em São Paulo. O odor sentido no espetáculo era o futum de marofa que invadia as narinas do público. O clímax da apresentação foi a música Boing boom tschak, que ele fez questão de repetir o título de forma intermitente, imitando seus ídolos.

Faria de tudo para ver mais vezes ambos, pois os acha estupendos, esplêndidos, fantásticos, deslumbrantes, extraordinários.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 91 vezesFale com o autor