Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62308 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sintomas de Psicose -- 17/02/2004 - 04:00 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






Sintomas da Psicose






1) Sintomas:



Psicose significa um estado alterado da personalidade no qual a pessoa tem sensações que não correspondem à realidade e pensamentos que fogem ao seu controle.Uma crise típica de Psicose se caracteriza por alguns ou todos os seguintes sintomas:



Alucinações auditivas, visuais ou olfativas

Sensações e desconfiança de estar sendo observado, provocado, gozado, comentado, controlado, perseguido, vigiado, traído etc.

Sensação de que o ambiente esta estranho.

Agitação, confusão, agressividade.

Não falar coisa com coisa.

Insônia e inapetência.

Sensação de que os mais diversos fatos não são coincidências mas sim que eles tem alguma coisa a ver com ela.

Atribuição de significados diferentes a coisas reais que estão realmente acontecendo.

Isolamento, não querer contato com ninguém, assumir um comportamento estranho.

Pensamento bloqueado, interrompido.
A pessoa parece que não consegue transmitir uma idéia até o fim.

Desleixo com a aparência e a higiene.

Alguns pacientes, principalmente quando a doença aparece na adolescência ficam meio pueris, superficiais, com um sorriso inadequado.

Ela pode aparecer subitamente ou aos poucos, no decorrer até mesmo de anos.



Não se pode dizer de maneira nenhuma que qualquer Psicose seja a doença Esquizofrenia.



2)Causas:



A Psicose pode ter diversas causas. Por exemplo:



Esquizofrenia

Algumas fases do Distúrbio Afetivo Bipolar ou Psicose Maníaco Depressiva

Parto (Psicose Puerperal)

Reação a alguns medicamentos (por exemplo Anfetaminas e Cortisona)

Traumatismos Cranianos

Álcool e drogas (principalmente Cocaína, Ecstasy, LSD, Cogumelos, Daime e Crack)

Doenças físicas (por exemplo Lupus, Hipertireoidismo)

Doenças Neurológicas (por exemplo "derrame", tumores cerebrais)



Em pacientes de idade avançada ela pode ser o prenúncio de uma involução cerebral assim como ser um sintoma de uma simples infecção urinária.

Oligofrenia

Alzheimer

Nem sempre tem relação com acontecimentos atuais ou passados, com fatores de desenvolvimento de personalidade ou com problemas de relacionamento familiar.



O mais comum é a combinação de duas ou mais causas.



3)Exames:



Provavelmente alguns exames clínicos e neurológicos serão necessários para se tentar determinar a causa.



4)Tratamento:



É muito importante que o tratamento comece o mais rápido possível. Muitas vezes não é possível tratar a primeira crise em casa, porque o paciente simplesmente não aceita que esteja doente nem qualquer medicamento.



Se for necessário, deve ser hospitalizado, mesmo que contra a vontade. A pessoa não fica "revoltada" ou "traumatizada" porque após a melhora reconhece que não estava bem. Além disso, uma Psicose cronificada é muito grave e com certeza muito mais traumatizante para o paciente e toda a família.



Quando o paciente já está naturalmente desconfiado, dar remédio escondido na comida pode aumentar esse clima de desconfiança.



Após o começo da medicação, deve começar a Psicoterapia, que é importante para a recuperação completa. A técnica, a profundidade e a intensidade da Psicoterapia serão variáveis de acordo com a fase do tratamento.



Porém tratar uma Psicose hoje em dia sem medicação é completamente obsoleto e leva ao risco de cronificação.



Em muitos casos de Psicose a melhora é imediata e sem nenhuma necessidade de tratamentos de manutenção.



5) Para o Géber:



Não adianta querer convencer o paciente de que suas cismas, alucinações, sensações de perseguição etc. não são reais. Se o paciente soubesse que o que ele está ouvindo, vendo e sentindo não é real ele não estaria com Psicose.



6) Observações:



a) Existem alguns casos em que os primeiros medicamentos não produzem resultado. Isso não quer dizer que se trata de um caso resistente nem crônico nem intratável. Na maioria das vezes basta trocar a medicação ou ajustar as doses.



b) Mesmo que já esteja se sentindo bem, não interrompa a medicação sem falar com seu médico. Existem etapas que devem ser percorridas e só ele deve decidir quando é hora de diminuir, interromper ou trocar a medicação.



c) É uma doença que pode ser benigna e rapidamente curável, mas também pode ser muito prolongada, difícil de tratar, ter recaídas, ter fases de depressões, de trocas de medicamentos e de doses e de tempo muito mais prolongado de medicação constante.



d) Para os pais de pacientes jovens, na faixa de 14 a 24 anos: o tratamento não deve e não pode esperar. As conseqüências de uma cronificação podem ser catastróficas. Existem casos de pais arrependidos por não terem tratado a tempo, mas nunca por terem forçado um tratamento contra a vontade do paciente.



7) Depressão pós psicótica:



Algumas vezes, quando a Psicose desaparece, o paciente sente-se cansado, desanimado, sem pique para fazer as coisas, triste. A primeira reação dele e da família é de desânimo, pois justamente quando tudo parecia ir bem surge essa depressão. É importante saber que essa depressão é um fato normal na evolução da Psicose, como se fosse um estado de esgotamento do cérebro após ter "funcionando demais" por tanto tempo. E o lado bom é que geralmente as Psicoses que terminam em depressão tem um prognóstico muito bom e praticamente sem o risco de cronificação nem seqüelas.



8) Os medicamentos anti psicóticos podem às vezes apresentar alguns efeitos colaterais



9) Uma palavra sobre Sintomas positivos e Negativos:



Sintomas positivos são os delírios (alucinações, idéias persecutórias, etc.)



Sintomas negativos são a falta de interesse, atividade, pique, ânimo, vontade de mudar a situação, apatia, puerilidade, etc.



Os positivos são muito mais fáceis de se tratar.



Os negativos até há pouco tempo não eram tratáveis porém agora existem Neurolépticos que agem nesses sintomas.





Estou no meu Blog







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui