Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Frutos do Cerrado -- 30/09/2023 - 06:21 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

 

 

 

Alguns dos melhores frutos do Cerrado

1. Araticum

Araticum Pinterest.

Esse fruto do Cerrado tem propriedade antioxidante e é muito comum de ser encontrado em áreas secas e arenosas. O seu sabor está no interior: a polpa envolve uma semente preta.

2. Baru

Baru Ativo.

Primeiramente, é importante ressaltar que essa é uma espécie que está ameaçada de extinção, dado desmatamento para extração da madeira de sua árvore.

A sua casca é tão dura que, para abri-lo, é praticamente impossível não quebrar a amêndoa. No entanto, há técnicas para essa quebra e quando você compra ela está inteira.

O consumo desse fruto é muito importante, pois tem um alto teor proteico e é rico em ômega-6 e 9, zinco, ácido graxos, fibras, minerais e ferro.

3. Bacupari-do-cerrado

Bacupari Agro 2.0.

Esse fruto do Cerrado possui uma polpa espessa e consistente. Além disso, possui um sabor adocicado e agradável.

Sua árvore pode chegar a 8 metros de altura.

4. Bocaiúva

Bocaiúva Hortifruti – Saber e Saúde.

Esse fruto do Cerrado é muito consumido por araras, cotias, capivaras, emas, antas, entre outros. Ele possui um sabor adocicado e é rico em betacaroteno e vitamina A.

5. Buriti

Buriti SPDM.

Esse fruto adocicado é rico em vitaminas A, B e C. Além disso, é rico também em cálcio, ferro e proteínas.

A palmeira do buriti chega até 30m de altura.

6. Cagaita

Cagaita Coisas da Roça.

Um fruto do Cerrado bem conhecido, possui um sabor levemente azedo. No entanto, é preferível que não seja consumida quente, ou muito madura, ou em grande quantidade, pois pode causar indigestão.

7. Cajá-manga

Frutos do Cerrado - Conheça e saiba um pouco sobre os frutos do Cerrado Vivo Plantas.

O fruto possui um sabor agridoce que agrada a muitos. Inclusive, muitos gostam de consumi-lo com uma pitadinha de sal.

A árvore de origem desse fruto do Cerrado tem até 15 metros de altura.

8. Cereja-do-cerrado

Frutos do Cerrado - Conheça e saiba um pouco sobre os frutos do Cerrado Viveiro Ciprest.

Certamente, é uma opção para quem gosta de pitanga. É um fruto do Cerrado que tem a polpa espessa, suculenta, macia e de sabor doce.

9. Gabiroba

Frutos do Cerrado - Conheça e saiba um pouco sobre os frutos do Cerrado Plantei.

A gabiroba é um fruto do Cerrado muito conhecido na região. É um arbusto produtor de frutas que são saborosas e ao mesmo tempo refrescantes. Certamente, uma ótima opção para tempos de calor.

10. Guavira

Frutos do Cerrado - Conheça e saiba um pouco sobre os frutos do Cerrado Rural Centro.

Certamente, um dos frutos do Cerrado que vem desaparecendo ao longo do tempo devido ao desmatamento. Ele é rica em vitamina C, além de magnésio, cálcio, potássio, fósforo, zinco e óleos essenciais.

11. Jatobá

Frutos do Cerrado - Conheça e saiba um pouco sobre os frutos do Cerrado AVôVó.

Esse fruto do Cerrado tornou-se patrimônio nacional graças aos indígenas. Assim, ele era utilizado em momentos de meditação, ficando conhecido, inclusive, como fruta mística.

Nesse fruto, a casca e a polpa podem ser consumidos.

12. Jenipapo

Frutos do Cerrado - Conheça e saiba um pouco sobre os frutos do Cerrado Greenme.

Esse fruto é muito conhecido entre os indígenas, já que é utilizado para pintar seus corpos e proteção contra os mosquitos.

Esse fruto do Cerrado é rico em riboflavina e ferro, inclusive previne a catarata.

13. Mama-cadela

Frutos do Cerrado - Conheça e saiba um pouco sobre os frutos do Cerrado Guia do Corpo.

Esse fruto do Cerrado possui um aspecto enrugado, tem a polpa fibrosa e suculenta. Geralmente, é consumido puro ou em chás.

14. Mangaba

Frutos do Cerrado - Conheça e saiba um pouco sobre os frutos do Cerrado Agência Embrapa.

Um típico representante dos frutos do Cerrado, a mangaba possui uma polpa suculenta, ligeiramente leitosa e azeda. O leite da mangaba, extraído das folhas e do tronco da árvore, serve, inclusive, para a produção de látex.

15. Murici

Frutos do Cerrado - Conheça e saiba um pouco sobre os frutos do Cerrado Chá benefícios.

Outro forte representante dos frutos do Cerrado, o murici é comum em todo o território do bioma e em algumas regiões de solo arenoso da Amazônia.

A fruta possui polpa carnosa e apenas uma semente. Além disso, possui sabor e aroma muito apreciados na região.

16. Pequi

Frutos do Cerrado - Conheça e saiba um pouco sobre os frutos do Cerrado Metrópoles.

Primeiramente, é necessário destacar o pequi como sendo o mais conhecido entre os frutos do Cerrado. De fato, esse é daqueles frutos que muitos amam e outros odeiam.

Ele é muito utilizado na culinária, por exemplo, consumido sozinho ou misturado com arroz e frango.

A casca verde dura, no entanto, guarda as sementes que são rodeadas pela polpa amarela. Mas cuidado: não se pode morder a parte amarela, pois ela é cheia de espinhos. Você consome o fruto apenas superficialmente.

17. Pera-do-campo

Frutos do Cerrado - Conheça e saiba um pouco sobre os frutos do Cerrado Sucesso Vital.

Esse fruto do Cerrado foi imortalizado na obra de Guimarães Rosa. Possui polpa suculenta e um sabor levemente azedo.

Sua árvore é apenas um arbusto que varia entre meio metro e um metro e meio.

18. Taperebá

Frutos do Cerrado - Conheça e saiba um pouco sobre os frutos do Cerrado Portal Embrapa.

Esse fruto do Cerrado possui propriedades medicinais muito utilizadas, por exemplo: tratamento de problemas no estômago e no intestino; tratamento de problemas urinários.

Além disso, possui um sabor ácido e adocicado.

Fontes: Delícias do CerradoEcoaNó de Oito.

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 45 vezesFale com o autor