Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Coisas do Padre, em que você nunca pegou...? -- 01/10/2023 - 05:29 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

 

 

OS OBJETOS LITÚRGICOS


4 de março de 2011

Um acólito deve conhecer os acessórios de culto de forma a que estes possam ser identificados sem deixar dúvidas. Para uma melhor familiarização com os mesmos é bom que se dirijam até à sacristia e os aprendam a reconhecer.

Mas não se esqueçam: quem diz sacristia diz “silêncio” e “recolhimento”. É lá que os Sacerdotes se paramentam e preparam para as cerimônias.
Também os acessórios de culto, sobretudo o cálice e a patena nos merecem a máxima veneração.

ALTAR

A mesa em que o padre celebra a eucaristia. É o centro de toda a liturgia.

ÂMBULA OU CIBÓRIO
É uma vasilha de diversos formatos e tamanhos com tampa. Destina-se a colocar as hóstias consagradas que serão distribuídas ao povo. É também usadas para guardar as hóstias consagradas que sobrarem, as quais serão depositadas no sacrário.

ASPERSÓRIO
Pequeno bastão de metal com o qual se asperge água benta sobre os fiéis

CALDEIRA DE ÁGUA BENTA
Vasilha onde se coloca a água benta com a qual aspergirá os fiéis.

CÁLICE
Foi usado por Jesus na última ceia. É um dos objetos mais sagrados da igreja, porque se destina a receber o sangue de Cristo após a consagração.

CASTIÇAL
Objeto usado para colocar as velas durante a santa missa.

CASULA
Veste sacerdotal igual a uma pequena capa que é usada sobre a alva (túnica) durante as celebrações. A cor da casula varia de acordo com o tempo ou circunstância litúrgicos

CÍNGULO
Cinto ou cordão que é amarrado na cintura sobre a túnica. É usado para facilitar o deslocamento do ministro ou acólito quando está usando a túnica.

CÍRIO PASCAL
Vela grande de cera que simboliza o Cristo ressuscitado.

CREDÊNCIA
A mesinha em que ficam depositadas os objetos sacros usados durante a missa e demais cerimônias religiosas.

ESTOLA
Veste litúrgica usada pelo padre ou pelo diácono sobre os ombros, por cima da túnica, representando o poder e a dignidade que devem estar a serviço. O sacerdote a usa pendente no peito, o diácono a coloca de forma transversal. A cor da estola muda de acordo com o tempo litúrgico (vermelha, verde, branca ou roxa).

GALHETAS
Vasilhas em que são colocados a água e o vinho usados durante a missa.

HÓSTIA
Pequeno pedaço de pão ázimo (sem fermento) consagrado na missa. É o verdadeiro corpo de Cristo. Antes da consagração é chamada partícula. O padre usa uma hóstia maior apenas para que os fiéis enxerguem de longe.

INCENSO
Resina aromática extraída de diferentes árvores. É queimado em determinadas celebrações: missa solenes, adorações ao Santíssimo Sacramento. Simboliza proteção, purificação, desejo de que nossa oração suba aos céus como sobe a fumaça.

LECIONÁRIO
Livro com as leituras que são feitas na missa.

AMBÃO
Estante, o púlpito em que o celebrante e os leitores proclamam a palavra de Deus.

MISSAL
Livro com as orações feitas pelo padre durante a missa.

NAVETA
Vasilha com formato de um pequeno barco usada para guardar o inceso que será colocado no turíbulo.

OSTENSÓRIO

Objeto onde se coloca hóstia consagrada para adoração solene dos fiéis, para procissões ou bênçãos com o Santíssimo Sacramento. Também recebe o nome de custódia.

PATENA
“Pratinho” dourado que fica sobre o cálice. Sobre a patena será colocada a hóstia maior, o corpo de Jesus.

SACRÁRIO
Lugar em que se guardam as hóstias consagradas ou as relíquias dos santos. Deve estar num local de destaque na igreja e, perto dele, uma lâmpada acesa: sinal de presença de Cristo Eucarístico ali. Em alguns lugares é chamado tabernáculo.

SACRISTIA

Sala da igreja em que são guardados os objetos sagrados e onde normalmente o sacerdote e os coroinhas se preparam antes da celebração.

SINETA
Pequeno sino usado pelo coroinha na missa durante a consagração. Deve estar ao lado do altar ou próximo a ele.

TECA
Pequeno invólucro de metal, geralmente redondo, usado para levar comunhão aos enfermos.

TÚNICA
Veste longa usada pelo celebrante ou pelos coroinhas durante a santa missa. Temos acima a túnica alva, monge e morcego

TURÍBULO
Vaso em que se queima o incenso sobre brasas em cerimônias solenes.

VÉU UMERAL
Manto retangular e comprido que o padre ou bispo coloca sobre os ombros para segurar os ostensórios durante as bênçãos com o Santíssimo ou mesmo durante as procissões com o corpo de Deus.

JARRO
Onde contém água para a purificação das mãos do Pe.durante a celebração

Insígnias Episcopais 
Bispo nas celebrações liturgicas utiliza as vestes sagradas próprias daquele que preside. Além das que são comuns aos presbíteros, usa na cabeça, o solidéu ( pequena boina, de cor violeta para os Bispos, vermelha para os Cardeais e branca para o Papa ).
As Insígnias Episcopais usadas pelo bispo são:

SOLIDÉU
Pequena boina, usada pelo papa, bispos, arcebispo e cardeais

BÁCULO
Bastão episcopal; cajado, bordão que simboliza o serviço do “Pastor”e o Poder

MITRA
Espécie de “chapéu” pontiagudo que os bispos colocam sobre a cabeça durante as celebrações solenes. Representa a dignidade episcopal da qual eles estão revestidos como sucessores dos apóstolos.

PANOS DE ALTAR

CORPORAL
Pano quadrado sobre o qual são colocados diretamente a patena, âmbulas e o cálice, e também o ostensório durante a exposição do Santíssimo Sacramento. Quando não está a ser usado, pode guardar-se devidamente dobrado, no seu respectivo lugar.

SANGUINHO
Pano destinado a enxugar o Cálice depois das âmbulas, bem como a boca e os dedos do sacerdote que o sangue e o corpo de Cristo tocaram.

MANUSTÉRGIO
Toalha apresentada pelo acólito ao sacerdote e ao ministro da comunhão no momento do lavabo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 80 vezesFale com o autor