Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->UMA MULHER INTERESSANTíSSIMA -- 04/11/2023 - 16:36 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

UMA MULHER

INTERESSANTÍSSIMA

Crônica

João Ferreira

22 de fevereiro de 2007

 

Decidi escrever esta crônica após ter lido o livro de contos de Rubem Fonseca “Ela e outras mulheres”. É um livro de narrativas exemplares, de alguém que possui a  arte de escrever olhando de um lado o ritmo da eficácia da palavra e, de outro, a efervescência do sangue revelada pelo pulso do leitor.

Há muitas figuras femininas na narrativa. Todas elas descritas, caracterizadas, faladas. Umas bonitas, outras feias. Todas mulheres de amor.Várias histórias de recheio ora  romântico, ora violento ora dramático (Laurinha,Lavínia), outras com lios de casos policiais. Histórias tensas. Amores freudianos, loucuras e desvios. Horrores. Fantasias. Vidas ciganas. Amores livres e ligações perigosas.Mulheres que sempre têm um mistério escondido, mesmo quando se entregam ou buscam a cumplicidade.São as histórias de Alice, Elisa, Luísa, Francisca, Heloísa, Joana, Carlota, Nora e Marta e tantas outras. Num quadro aparte, a única que não tem um nome próprio. Com a habilidade que Rubem tem de narrador, achou que chamar-lhe Maria ou Genoveva seria colocá-la na fila onde estavam todas as outras. Seria um chão comum. E ele não queria. Haveria que buscar para ela um nome inteligente, destacado. E achou. Deu ao conto o título de “Ela”. Falando de Ela, estava destacando a figura feminina que resolvera colocar acima de todas as outras. A narrativa é curta. Umas trinta e duas linhas numa diagramação contida. Suficiente, entretanto, para marcar e destacar uma mulher com uma filosofia de vida diferente de todas as outras.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 75 vezesFale com o autor