Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->DONA VULCANINA -- 10/01/2024 - 23:15 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

DONA VULCANINA E OUTRAS DAMAS

NUM SERÃO EM BRASÍLIA

Crônica urbana

João Ferreira

10 de janeiro de 2024

 

Era festa de Fim de Ano. Muitos salgadinhos, vinhos variados, entre brancos, tintos e rosés. Damas bem vestidas. Toilettes muito variadas, algumas com novidades, outras com vestes tradicionais e clássicas . No fundo, um encontro de amigos e de conhecidos. Todos bem à vontade. Na formação natural dos grupos, as mulheres, como é seu jeito natural, foram se reunindo e conversando, dando prioridade aos assuntos de sua predileção, falando de toilettes, de filhos e de netos, ou contando as novidades mais picantes sobre vizinhos.

Do lado dos homens, notou-se que também iam formando uma roda, ou uma ala, como queiram chamar, com caraterísticas próprias. E o assunto era mulher.  Como sempre. Muito animados na conversa,  um dos assuntos que passou a entretê-los foi a variedade onomástica de algumas representantes do sexo feminino.

Houve um momento em que alguém lembrou:

-Gostaria de saber a variedade de nomes que há nesta numerosa assembleia de homens e mulheres, disse Pedro Coelho. A solução seria os próprios maridos e companheiros compartilharem conosco esta informação.

-Seria interessante colocar na pauta os nomes especiais das companheiras...

Tão feliz foi a ideia de Pedro Coelho que o assunto virou “prato preferido” da conversa. Tudo o mundo se dispôs a colaborar.  Mais do que isso. Aproveitando sugestão de alguns cavalheiros mais espirituosos, o cardápio onomástico foi finalmente aberto. E olha no que deu!...

-Minha mulher tem um nome diferente, clamou o Heriberto. Chama-se Janiqueta.

-Houve uma leve risada entre os companheiros de farra por acharem que era um nome raro.

Aberto o cofre das surpresas, foi a vez de Genifrásio da Cumieira desvendar o nome de sua consorte:

-A minha, indagou¿

A minha mulher chama-se  Rosa Murcha do Brejo, disse Genifrásio.

-A turma explodiu em nova gargalhada.

-Porque riem tanto, disse Giuseppe Ferraz ¿ 

Vocês riem e vão rir mais um pouquinho, porque minha mulher é conhecida no bairro pelo nome de Porta do Santuário Velho.

-KKKKKK

Animados com a sessão gratuita de humor que ali estava acontecendo, cada um foi-se animando a  soltar ao vento o nome das companheiras. Todo o mundo rindo, animado. E os nomes vinham vindo. Parecia uma ladainha.

- A minha, chama-se Harmonia Secreta.

- Deve ser um casal pacífico, comentou alguém ao lado.

- O nome da minha é Gata recatada. Exatamente como convém a uma mulher, disse Pompeu da Guarda.

-E a minha,  Horizonte de Vida... adiantou Abreu de Lemos.

O encontro que tinha sido combinado num bar nobre da cidade por meia dúzia de amigos virou um belo teatro de humor, com estas tiradas curiosas e relevantes...

- Pois, lá vai o nome da minha companheira, disse Areovaldo: Benquista das Nações...

-A minha também tem um nome engraçado: Alegria do Bairro... falou José Arichetto.

-Gente, já que estão querendo saber, exclamou Dorival dos Santos, o nome da minha mulher é bem diferente. Chama-se Jovalina Teimosa...

Os diálogos iam se sucedendo com boa disposição e estrondosas gargalhadas, quando o Alfredo do Bar dos Tremelicas colocou no cardápio o nome especial que tinha sua patroa:  Amada de Jesus...

À medida que foi sendo espicaçada a curiosidade, novidades e variedades foram surgindo.

Ninguém poderia agora furtar-se a colaborar.

- E sua mulher, Jonas do Açu¿

A pergunta era dirigida ao mais denso e volumoso bigode da turma.

- Bom, disse Jonas. O nome da minha mulher é um pouco diferente.

Chama-se Vulcanina. E não é sem razão- explicou.

Ela é um vulcão na mais completa acepção da palavra.  Um vulcão que arrasta tudo e todos os que tentarem se opor à sua vontade... Mas, por outro lado é uma boa mãe e uma boa esposa!

- Depois do Jonas quem deu depoimento foi o Giancarlo  de Pistoia, vizinho de Jonas.

Sua mulher chamava-se Termolina. Para conviver com ela, segundo Giancarlo, tinha que adivinhar a quantos graus estava sua pressão arterial...

E foi neste ritmo que as conversas foram se desenrolando. Agora apareciam outros nomes. A novidade era, de um lado, a Vanessa Nova e do outro, a Vanessa Velha. Eram as esposas, respetivamente, de Amadeu Cavalcanti e de José Ribeiro Maduro, funcionários públicos.

E quando todos achavam que o cardápio tinha acabado, o Lourival da Silva interrompeu estranhando que ninguém tivesse perguntado como se chamava a sua.  

- Minha mulher chama-se Ourivela do Cadastro Fechado, informou Lourival.

-Que Deus a tenha em sua glória, balbuciou, choramingando de saudade.

O cardápio era longo. Havia bem mais. Mas por respeito a Madame Ourivela e ao sentimento de Lourival, o líder do grupo não teve outra alternativa senão a de encerrar o encontro.

Era o respeito pelo sentimento de Lourival, e pela memória de Ourivela do Cadastro Fechado...

-Era uma santa, soluçou baixinho Lourival!!!

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 48 vezesFale com o autor