Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62486 )
Cartas ( 21336)
Contos (13274)
Cordel (10453)
Crônicas (22547)
Discursos (3241)
Ensaios - (10472)
Erótico (13578)
Frases (50875)
Humor (20083)
Infantil (5503)
Infanto Juvenil (4822)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140917)
Redação (3323)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2437)
Textos Jurídicos (1962)
Textos Religiosos/Sermões (6251)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Chá de Casa Nova -- 14/03/2024 - 13:03 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

     Chácute; de Casa Nova

Aroldo Arão de Medeiros

 

     Antigamente, quando alguém iria se casar, era usual usar o ditado: “Quem casa, quer casa”. Hoje, com a proliferação de prédios, o mais condizente seria: “Após o casamento, vem o apartamento”.

No meu tempo, antes do enlace matrimonial, o casal planejava se compraria uma casa pronta ou se a construiria.

Eu, particularmente, comprei uma casa simples, de madeira, e somente depois do casamento, construímos uma de alvenaria.

Naquela época, jácute; existia festa para comemorar a habitação nova. Eu não fiz tal comemoração, chamada Festa da Cumeeira.

Hoje tudo mudou. Normalmente a pessoa aluga, ou compra, um apartamento para viver junto com o amor da vida.

Recebi dois convites para algo que desconhecia: Chácute; de Casa Nova.

Um, pode-se falar que segue as regras impostas pela Geração Z (turma que nasceu entre a segunda metade da década de 90 e o ano de 2010). A outra é bem do estilo de quem nasceu nos anos 60, a Geração X. Nem recebeu o título de Chácute; de Casa Nova, mas sim Churrasco de Inauguração do Apartamento.

No atual estilo, o convite foi feito pelo WhatsApp, instituição que jácute; nasceu e cresceu em um mundo totalmente digital. Foi enviada lista de presentes, informando o que os convidados deveriam levar aos nubentes. Na relação, à medida que iam sendo comprados na loja pré-determinada saíam do rol, constavam: travessa de vidro, jarra térmica, escorredor de louça, jogo de copos, jogo de panelas, toalhas, lixeira de cozinha, lixeira de banheiro, panos de prato, liquidificador, assadeira, formas, pratos e talheres. Regalos simples, porque o casal adquirira o imóvel com os móveis e eletrodomésticos maiores incorporados ao empreendimento. Como não pude ir, por ter compromisso inadiácute;vel, o casal ficou sem receber as travessas, meu presente.

No convite do amigo da Geração Coca-Cola, feito no boca a boca, não havia pedido de presente e sim uma necessidade, que levassem alegria e descontração.

Ambas as comemorações foram realizadas no Salão de Festas do respectivo apartamento.

Tive conhecimento de que no primeiro foi distribuído, jácute; na entrada, uma caixa de bombons, lembrança do evento. Salgadinhos, docinhos, sanduíches, refrigerantes (com e sem açúcar), e sucos diversos, foram servidos à vontade.

No outro, linguiça, farofa, pão, churrasco, cachaça pura, com butiácute; e cerveja. Rolou até um joguinho de dominó, enquanto alguns rivalizavam aos gritos numas rodadas de truco, outros disputavam amistosamente partidas de canastra.

O que vale a pena fazer, em qualquer festa das Gerações X, Y, Z e Alfa é confraternizar com os amigos. E que sejam felizes...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui