Usina de Letras
Usina de Letras
104 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50682)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140825)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O LÍDER É LÍDER EM TODAS AS SITUAÇÕES -- 11/04/2000 - 17:04 (Mario Galvão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Na vida, já percebemos, há necessidade de que as pessoas aprendam a ser líderes.

Na família, na escola, no grupo de amigos, na comunidade, no campo profissional, sempre acaba surgindo um momento em que as pessoas são conduzidas a situações que as levam a exercer, de uma forma ou de outra, com sucesso ou não, a posição de líder.

O sucesso do líder depende de muitos fatores. Há muitos, pois liderar pessoas não é atividade simples, uma vez que as pessoas não são simples,. Cada ser humano é um universo, com características próprias.

Daí o grande problema que surge quando o pai ou a mãe de família afirma: “eduquei todos meus filhos da mesma forma”. Isso é terrível! A mesma fórmula de liderança e instrução não funciona da mesma maneira com pessoas diferentes exatamente porque elas são diferentes.

O líder deve conhecer seus liderados de forma a utilizar com eles fórmulas diferentes, embora mantendo o que os liderados dele mais esperam: justiça e equidade. Tratar as pessoas de forma diferente, atendendo às características de cada uma delas, não significa favorecimento e, muito menos, repreensões ou punições descabidas ou injustas.

O líder também deve agir de forma diferente em situações diferentes, conforme a estágio da evolução do grupo em relação à tarefa proposta e em relação à situação vivida no momento.

As mesmas “receitas” que deram certo no passado, podem não servir para o presente. A maneira de conduzir o grupo hoje pode não ser aquela eficiente que foi utilizada ontem.

Se um grupo está muito imaturo, o líder não pode ser democrático, sob o risco de surgir desavenças e múltiplo comando. Tem que ser duro. Isso é válido também para as situações dramáticas ou de emergência. Se o grupo já avançou bastante em relação ao conhecimento da tarefa a ser cumprida, uma posição autocrática pode criar resistências e é melhor o líder “vender” suas determinações aos liderados, para obter a coesão e motivação do grupo. Se trata-se de um grupo de alto nível, auto-motivado, o líder deve entender que ele será agora um facilitador, a quem cabe tão somente ser o catalizador dos consensos em todas as situações, permitindo que todos se manifestem e ofereçam sugestões e participem do encontro e execução dos melhores caminhos que levem ao êxito.

Situações diferentes exigem estilos de liderança diferentes. Pessoas são diferentes e exigem tratamento e comunicação conduzidos de formas diversas. Ocasiões diferentes podem exigir posturas específicas de parte de quem as conduz, apropriadas para determinada situação, mas impróprias para outras.

Só quem é capaz de reconhecer e de agir com todo o jogo de cintura exigido de um LÍDER vai para as finais. Ele permanece na liderança e vence o campeonato.

Assistiram os jogos da final do Campeonato Mundial de Futebol na TV?



Mário Galvão é jornalista e profissional de RP





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui