Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Para os ignorantes??? -- 07/03/2004 - 14:34 (Rafael Zanatta) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Para os Ignorantes???

Por Rafael Zanatta



Um interessante comentário foi assinado no meu blog dias atrás. Tratava-se de uma vestibulanda que, querendo conhecer um pouco mais sobre política fez-me algumas perguntas. Eu, que recém passei no vestibular também, não me sinto totalmente seguro para responder essas perguntas, até porque eu não possuo ainda a formação necessária para falar a fundo sobre tais assuntos. Entretanto, os assuntos que ela tratou são vastos em seus conteúdos, e podem levar a varias explicações. Por isso, vou dar hoje as minhas respostas.



Raquel sugeriu que o artigo poderia se chamar “para os ignorantes”. Bem, foi assim de intitulei o artigo, mas os pontos de interrogação deixam mais sugestões. Pergunto-me se é ser ignorante entrar num blog e fazer perguntas interessantes? Pergunto-me se é ser ignorante querer aprender sobre alguma coisa que ainda não se sabe muito???



Pois bem, quando todas as pessoas tiverem a consciência de que não sabem de tudo, e sempre haverá algo mais para aprender nosso país vai tomar rumos diferentes. Quando as pessoas pararem para pensar sobre o que é e como funciona a política nossa nação vai ter um crescimento espantoso, jamais visto antes, porque não serão mais apenas os governantes que tomarão as decisões, mas sim cada cidadão, que saberá fazer as escolhas corretas e conseqüentemente colocará o país no rumo certo.



Vamos às perguntas da Raquel então:

1ª Quem você é e o que faz da vida? Bem Raquel, meu nome é Rafael Zanatta e moro no interior do Rio Grande do Sul. Tenho 18 anos e nesse momento estou esperando começar as aulas na UFRGS, universidade na qual fui aprovado no curso de administração. Gosto de discutir os mais variados assuntos, sempre com um lado impessoal, sem motivações políticas ou ideologias partidárias.

2ª Por que o Dólar e a Bovespa sobem e descem? O Brasil é um país de “terceiro mundo”. Devido a esse fato, somos muito vulneráveis ao capital especulativo (dinheiro flutuante, que entra e sai dos países em questão de horas. Esse tipo de capital é diferente do capital produtivo, digamos assim, que são investimentos feitos em infra-estrutura e são de médio e longo prazo) Esse capital especulativo entra nos países emergentes para se multiplicar, já que as taxas de juros nesses países são muito altas. Foi esse mesmo capital especulativo que criou a maior crise que o México já teve. O dólar também sobe e desce porque a maioria das nossas dívidas externas são baseadas nessa moeda, assim como as transações comerciais que as nossas empresas exportadoras fazem. É a velha lei da oferta e procura. Quando muita gente quer comprar dólar para pagar suas dívidas, por exemplo, a procura aumenta, a oferta diminui e o preço conseqüentemente aumenta. A bolsa de valores é um caso parecido. Como ela depende do capital estrangeiro ela fica muito vulnerável. Quando a economia brasileira apresenta resultados positivos os investidores internacionais sentem segurança para investir e deixam seu dinheiro nas ações brasileiras.

3ª O que o caso Waldomiro Diniz tem a ver com o dólar? Bem, neste caso o que está em jogo é a postura do Governo Federal. Quando um fato como esse acontece os investidores perdem a confiança no Governo e retiram seu dinheiro do país. Ao perceberem que tudo está controlado eles voltam com seu dinheiro, investem, e fazem o dólar baixar novamente.

4ª e última. Por que existe Bolsa de Valores? Para responder a esta pergunta temos que, obrigatoriamente, falar na globalização na qual o mundo está passando. Os capitais saem de um país e entram no outro em questão de minutos. As empresas muitas vezes não têm o capital necessário para fazer algum investimento e precisam captar esse dinheiro através de ações, que são negociadas nas Bolsas de Valores. As ações representam uma parcela das empresas. Os proprietários das ações, ao fim de um período, recebem uma valorização sobre o valor pago se a empresa obteve lucro, assim como uma desvalorização se a empresa obteve prejuízos.



Bem, acho que as minhas respostas ficaram maiores do que eu imaginava. Entretanto, se você for mais a fundo nesses assuntos encontrará muito mais. Raquel: procure ler a respeito do que acontece no Brasil e no mundo. Compartilhe isso com seus colegas para que eles também passem a tomar conhecimento do que acontece. Conhecimentos gerais é uma disciplina que se leva para o resto da vida, já que se aprende sozinho, lendo jornais e revistas. Um grande abraço, sempre que precisar entre em contato. Estou sempre à disposição para demonstrar a minha opinião sobre os demais variados assuntos. Se você quiser alguma opinião deixe seu comentário que procurarei responder o mais rápido possível. Um grande abraço a todos, tenham uma ótima semana.



Mais artigos no blog http://rafaelzanatta.zip.net

NÃO DEIXE DE VISITAR
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui