Usina de Letras
Usina de Letras
181 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->A história do Papai Noel -- 29/12/2008 - 13:10 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A HISTÓRIA DO PAPAI NOEL



A figura do Papai Noel tem origem na história de São Nicolau, um santo especialmente querido pelos cristãos e, em particular, pelos russos. Quando jovem, São Nicolau viajava muito, chegou a conhecer a Palestina e o Egito. Por onde passava ficava na memória das pessoas devido à sua bondade e o costume de dar presentes às crianças necessitadas. Conta-se que o primeiro presente que o Papai Noel deu foram moedas de ouro a três meninas pobres.
Quando voltou à sua cidade natal, Patara, na província de Lícia, Ásia Menor, São Nicolau foi declarado bispo da cidade de Mira. Com o tempo, o santo foi ganhando fama de fazedor de milagres, sendo esse um dos temas favoritos dos artistas medievais. Nessa época, a devoção por S. Nicolau estendeu-se para todas as regiões da Europa, tornando-o padroeiro da Rússia e da Grécia, das associações de caridade, das crianças, dos marinheiros, garotas solteiras e comerciantes.

Milhares de igrejas européias foram-lhe dedicadas, uma delas ainda no séc.VI, construída pelo imperador romano Justiniano I, em Constantinopla (Istambul). A Reforma Protestante fez com que o culto a São Nicolau desaparecesse da Europa, com exceção da Holanda, onde sua figura persistiu como Sinterklaas, adaptação do nome São Nicolau. Colonizadores holandeses levaram a tradição até New Amsterdam (a atual cidade de Nova York). Sinterklaas foi adotado pelo povo americano que passou a chamá-lo de Santa Claus. Em Portugal ele é chamado de Pai Natal.

A imagem do Papai Noel como conhecemos hoje foi criada em 1931 por um sueco beberrão chamado Haddon Sundblon, numa tentativa extremamente bem sucedida da Coca-Cola, que investiu na publicidade dirigida a menores de 12 anos.
O Papai Noel de Sundblon era o homem da Coca-Cola - eternamente alegre, alto, vestido de vermelho vivo, metido em situações engraçadas, envolvendo o conhecido refrigerante como recompensa por uma dura noite de trabalho entregando brinquedos. Antes das ilustrações de Sundblon, o santo do Natal apareceu vestido de azul, amarelo, verde ou vermelho. Sua imagem era de um homem alto e magro.





Fonte:site do Colégio Nossa Senhora Aparecida - S.Paulo-SP

postado por
Beatriz Cruz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui