Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Discurso na câmara de vereadores -- 21/08/2005 - 19:51 (Airam Ribeiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Discurso de Airam Ribeiro na reunião da Câmara de Vereadores do dia 18 de agosto de 2005.
Exmo Sr. Madson Medeiros, D.D Presidente da Câmara de Vereadores de Itanhém, Exmos Srs. Vereadores, Srs. e Sras. da tribuna, boa noite.
Escrita em literatura de cordel mandei uma carta para o Exmo Sr. Prefeito Gedeon Botelho, com o mesmo teor fiz para a Câmara de Vereadores que por não ser confidencial, vou aqui ler que é para vocês da tribuna tomarem conhecimento e com o mesmo teor pretendo fazer uma para o nosso governador, porque eu sei que neste mundo, um é sempre maior do que o outro em poder, DEUS é o maior deles e se povo tiver com Deus o poder deste povo será maior ainda. Não seremos covardes por perder a guerra se a gente lutar pela causa. Com os meus sinceros respeitos dirijo a vocês em nome de várias pessoas que assinaram a carta em anexo. Não vim aqui fazer política, pois não tenho este dom, nem tão pouco denegrir a imagem desta casa e de ninguém. Há um tempo passado eu vi um povo se movimentarem, vi vereadores, entidades como a Maçonaria, Rotary Club, igrejas, o prefeito da época; eu vi gente com vontade de querer algo e que conseguiu. O Banco do Brasil não fechou as portas. Às vezes eu pergunto: onde está aquele povo que conseguiu esta façanha, morreram? Foram para os Estados Unidos? ou se acomodaram? Não sei se este trabalho aqui será um protesto, um pedido de socorro ou um grito de alerta para aqueles que não acordaram ou se acomodaram neste assunto. Assunto este que muitas pessoas estão tirando proveito sorrindo para as paredes e deixando outros chorando e arrasados. Fala-se muito em nosso país constantemente sobre o desemprego e, no entanto nesta cidade ficaram vários pais de famílias desempregados com o fechamento do matadouro público, cujo, veio favorecer a cidade de Teixeira de Freitas dando mais empregos para os que moram lá. Então eu fico a perguntar outra vez: porque este povo deixou fechar o matadouro assim de mão beijada, cadê aquele povo que não deixou fechar o Banco do Brasil? É claro que tudo neste mundo precisa de asseio; mas tanto jeitos se arranjam para beneficio próprio, porque não arranjam um jeito para beneficio do povo de Itanhem? A Bahia tem 417 municípios, Itamarajú está em primeiro lugar, tem o rebanho de gado maior da Bahia e Itanhem conseguiu passar 415 municípios para trás sendo o segundo maior rebanho do estado da Bahia, Itamarajú tem o seu próprio matadouro e não vive de favor, porque que Itanhem está vivendo de favor comendo esta carne congelada do gado de Teixeira de Freitas, até parece que não somos o segundo maior rebanho!? Itanhem pode ter o seu matadouro público sim, mesmo que pequeno e dentro das normas. Tudo que o ser humano deseja fazer com um pouco de esforço ele consegue, basta querer. Tenho 33 anos que moro aqui nesta cidade que amo muito, passei 32 anos comendo esta carne de Itanhem e estou vivo até hoje, faz quase um ano que estou morrendo aos poucos mais é de raiva por ver tanta injustiça em cima da cacunda do pobre açougueiro, carroceiro, pequenos donos de terra, fazedor de geléia, fazedor de sabão, dos que vivem da farinha de osso, do menino que ganhava uns trocados para buscar um cavalo, do magarefe, dos que viviam das buchadas, daqueles pobres coitados que ganhavam as cabeças das reses abatidas para dali tirar o caldo para o sustento de seus filhos e de um comércio tão sofrido com tantos impostos e que enfraqueceu por causa desse fechamento. Até mesmo dos pobres urubus que estão passando fome e invadindo a cidade, nossos quintais e as nossas caixas d’águas, eu tenho pena. . O nosso rio Água Preta está aí contaminado e poluído, quase morto pedindo socorro, ninguém toma providências e todos fingem não ouvir ou não querem ouvir os lamentos deste pobre rio. Quem garante que também não estamos comendo os peixes contaminados deste rio! Passo a ler para vocês a carta que fizemos para o Legislativo.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui