Usina de Letras
Usina de Letras
66 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10355)

Erótico (13567)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Um rio que fez história... -- 11/03/2004 - 18:09 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um Rio da História...

De Minas Gerais desce o rio Doce para desaguar no mar do Espírito Santo.A lei que regula a bacia hidrográfica é a de 9.433 de 08 de janeiro de 1997 é a que regulamenta o funcionamento da bacia hidrográfica. Nela se acha instituída a Política Nacional de recursos Hídricos que assim fundamenta: “ A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política de Recursos Hídricos

No entanto, como tantas outras este imenso país estão sob a proteção dessa lei, as tuas também rio Doce, e elas se destacam na região Sudeste brasileira, em importância e volume d’água. Esperas também pela a aprovação da Lei Federal, apresentada em 1999, que prever o reflorestamento, a despoluição e desassoreamento de sua bacia.Assim os seus 147 Km de extensão em território capixaba se transformar-se-ão numa hidrovia. Nasces num trecho do relevo de abrangência do sistema da serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, e penetras em terras capixabas através da cidade de Baixo Guandu. A tua bacia hidrográfica compreende uma extensão de 83.400km2, onde 86% das águas estão em território de Minas Gerais e 14% em solo do Espírito Santo. Depois de cortares esses dois estados , descansas as tuas águas no oceano Atlântico, através do município de Linhares, na Vila de Regência , em terras espírito-santenses, onde mar e montanha se encontram, revelando a beleza da vida.

Ó doce rio Doce! És responsável pelo povoamento da Zona da Mata mineira e fizeste do Espírito santo o maior exportador de minério de ferro, pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, pertencente à CVRD. Atraíste muitos desbravadores para a região que vinham com a finalidade de explorar a madeira, o ouro e, trabalhar nas siderurgias, nas estradas de ferro e na agro-pecuária. Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Timóteo, em Minas Gerais; Baixo Guandu, a bela Linhares das praias e das lagoas , Colatina a princesa do norte no Espírito Santo ,são beneficiadas por ti.

Meu doce rio Doce! O povoamento de Linhares, um dos municípios do Norte do Espírito Santo, teve grande desenvolvimento graças à existência de tuas águas que chegaram pelas portas da cidade divisa, Baixo Guandu. Em Linhares, teus afluentes formaram sessenta e duas lagoas, sendo a mais importante a Juparanã, que no século XIX, recebeu um ilustre visitante, o imperador do Brasil, D. Pedro II. Que pena rio Doce! Também sofreste muito com o desmatamento das florestas atlânticas, com o mau uso do solo, com o extrativismo de ouro e, conseqüentemente , com a contaminação do mercúrio em tuas águas. Entretanto, não ficou por aí, a poluição lançada pelas siderurgias, os aglomerados urbano e rural, a precariedade dos saneamentos básicos destruíram o seu potencial e favoreceram o aparecimento da erosão nas tuas margens, responsável pelo assoreamento de seu leito e pela diminuição de tuas águas. Deste modo, quando se aproxima o alto verão, época das chuvas intensas, tuas freqüentes cheias expulsam das moradias os teus vizinhos de ribeirinha. Ah, que rio Doce é esse! Pensa, muitas vezes , o teu povo. E lhe respondes do teu modo... Mas, já parou para pensar nas doenças transmitidas pelas tuas águas e de outros rios do mundo ? Claro que sim, e sabes quais são: Leptospirose, dengue, hepatite A, E, esquistossomose, verminoses, cóleras, febre tifóide, Shigella, poliomielite, diarréias..., que muitas vezes, um simples ato de lavar as mãos antes de preparar os alimentos e depois da ida ao banheiro já contribui para evitar certos tipos de verminose. Do mesmo modo, o cuidado com a água utilizada , no dia-a-dia, para se beber , tomar banho, lavar os vestuários, as verduras e as frutas, já é um bom começo. Na China, morrem mais pessoas de diarréias causadas pelas águas não tratadas do que pelo vírus da SIDA.

Em região quente , do tipo equatorial, como na Amazônia, África, Indonésia e Malásia em que o nível pluviométrico é bastante elevado,ocorrem maior incidência de mosquitos transmissores de febres. Insetos parasitas vetores que transmitem as doenças como a malária e outras comuns a cada região.

Água é fonte de vida todos sabem,mas também ela pode matar! Em cidade que não há planejamento ambiental todos sofrem. Portanto, política se faz com educação. Só assim, meu Rio , que vais tornar-se mais doce ainda!..

Luciah Rodriguez de Barros

Pós-graduada em Geociências – escritora - Psicanalista e Especialista em Educação Tem textos na www.aguaonline.com.br - e em Portugal www.terranatal.com.

Autora de e-books infantil (crença e religião) na www.ieditora.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui