Usina de Letras
Usina de Letras
72 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A captura dos Friedman -- 13/03/2004 - 03:04 (Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando você vai assistir a um filme está sempre em busca de algo, a maioria das pessoas está em busca de entretenimento, de sentir emoções fortes, por curiosidade ou por impulso e aos poucos vai sendo envolvido pelas imagens, pelo enredo do filme e permite que este manipule e até brinque com os seus sentidos e sentimentos e o faz em nome de sua diversão.

Um documentário tem uma outra proposta ao espectador, ele é feito para você pensar e tirar suas próprias conclusões, apresenta na tela uma história onde ninguém está atuando ou fingindo algo, as pessoas estão sendo apenas elas mesmas, o realismo é o maior apelo desse gênero, não é só uma história baseada em fatos reais, um documentário são os próprios fatos reais e os reallity shows são apenas uma pálida sombra da realidade que é expressa em documentários.

E “A captura dos Friedman “ é um belo documentário que fala sobre vários assuntos muito interessantes e chocantes e na minha opinião nos fazem pensar sobre várias questões, como a natureza humana, a manipulação da verdade, a máquina da justiça e o espetáculo da mídia, você sai do cinema com muitas respostas mas com ainda mais perguntas e isso não é de todo ruim.

O filme fala sobre os Friedman, uma típica família de classe média ocidental( embora ela seja uma família Judia e americana encaixa-se perfeitamente em qualquer lugar aqui do ocidente) que aparentemente seria uma família normal como outra qualquer e é subitamente sacudida por um escândalo, o patriarca,Arnold, é acusado de pedofilia.

Arnold era um professor muito bem sucedido e premiado que morava com a mulher e os três filhos numa boa casa em Long Island e vai tendo sua vida devassada e arruinada, o filme vai aos poucos desconstruindo a imagem de família feliz.

Cabe aqui relacionar com a realidade que assim como vemos na vida real as pessoas estão sempre alardeando que suas famílias são felizes e que seus filhos são gênios, seus casamentos são perfeitos e todos nós sabemos que isso não passam de grandes mentiras, são apenas máscaras que as pessoas usam para se protegerem do mundo, ao mesmo tempo que uma família é o lugar mais seguro do mundo para nós também é um dos mais delicados e seu equilíbrio é muito frágil

É um espetáculo triste ver uma família desmoronar, mas nos fornece boas lições, embora seja chocante e pertubador é preciso ter consciência que essas coisas existem e não estão tão distantes da gente, a pedofilia, a mídia predadora, a justiça dos homens cada vez mais injusta(infelizmente)...

Arnold era um professor de computação é vai sendo acusado de crimes horríveis e chocantes praticados contra seus alunos e a sua acusação é baseada apenas nos depoimentos de crianças assustadas com a repercussão e acuadas pelos pais e policias.

É bom lembrar que aqui no Brasil , um caso semelhante ocorreu na escola Base em São Paulo, uma acusação de pedofilia, depois provou-se enganosa porém, a imagem pública da escola estaria maculada para sempre.

Bom, não dá para contar mais porque isso pode influenciar a sua opinião e isso desvirtuaria totalmente a minha resenha e lhe tiraria a oportunidade de você tirar as suas próprias conclusões.



meucaminhar@yahoo.com.br

http://andre.aquino12.blog.uol.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui