Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A ASTROLOGIA -- 16/03/2004 - 19:10 (THEKLA - THEOLOGICAL KEY BY LOGICAL ANALYSIS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A ASTROLOGIA



SOLLUAMARTEMERCÚRIO



JÚPITERVÊNUSSATURNO

A Astrologia, embora originalmente ligada à religião, foi bem mais elaborada do que esta. Não tem apoio científico no que concerne à influência dos astros sobre os seres vivos, mas se baseia em fatores astronômicos, demonstrando a grande habilidade de seus criadores.



Os sacerdotes caldeus, os criadores das medidas do tempo, foram exímios observadores astronômicos. Após criar o ano, com base no aparente movimento solar resultante da translação da Terra, criaram o mês, inspirado na revolução lunar, e a semana, em honra aos componentes conhecidos do sistema solar.



Os planetas passíveis de ser vistos a olho nu, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, não obstante nos pareçam estrelas, não enganaram os sábios caldeus. Eles entenderam que esses astros eram algo diferente e lhes atribuíram nomes dos deuses mais importantes de sua religião, assim como também à Lua e ao Sol.



O Sol foi a única estrela que eles não consideraram como tal, devido à sua proximidade, que o torna tão diferente aos olhos terráqueos. Assim, somando aos cinco planetas a Lua e o Sol, eles criaram a semana para os homenagear.



Os monoteístas hebreus, para excluir qualquer referência a outros deuses, atribuíram a autoria da semana a Yavé, como sendo seis dias de trabalho e um de repouso do criador. Felizmente, Urano, Netuno e Plutão estão fora do alcance dos olhos humanos, e nós não temos que trabalhar um pouco mais entre um e outro repouso. Se esses planetas tivessem sido avistados pelos caldeus, os hebreus iriam dizer que Yavé fizera o universo em nove dias e descansara no décimo, e nós teríamos uma demana em vez de uma semana.



Os caldeus marcaram o início do ano no equinócio de primavera setentrional. Poderiam ter escolhido um dos solstícios, ou até mesmo o outro equinócio, início do outono setentrional e da primavera austral. Os solstícios ocorrem no dia em que a Terra chega ao último ponto de inclinação para o norte, em dezembro, aparentando que o sol caminhou para o sul, daí o nome de solstício meridional, e também no dia em que a Terra chega ao último ponto de inclinação para o sul, em junho, aparentando o Sol ter ido para o norte, donde o nome solstício setentrional, que deveria ser mais convenientemente chamado de terristício meridional. Os equinócios ocorrem no meio desse caminho, quando a noite tem tamanho equivalente ao do dia nos dois hemisférios.



Como os astros conhecidos no tempo da origem da astrologia são sete, e os signos são doze, um a cada mês, cinco planetas ficaram com dois signos cada: marte ficou com Áries e escorpião, Vênus, com touro e libra, Mercúrio com gêmeos e virgem, Júpiter com sagitário e peixes e Saturno com capricórnio e aquário. Só a Lua e o Sol que ficaram com um signo cada: câncer e leão, respectivamente.



Com a descoberta de Urano e Netuno, os astrólogos modernos fizeram como que uma reforma astrológica, tomando de Júpiter o signo de peixes para Netuno, e tiraram de Saturno para Urano o signo de aquário. Não tomaram um signo de Marte para Plutão, mas sempre falam dele em relação a escorpião. E, por esses dias, noticiou-se que foi encontrado um pequeno planeta, menor do que Plutão, "a 18 bilhões de quilômetros do sol" ao qual deram "o nome de Sedna - em homenagem a uma deusa dos Inuit, os esquimós do ártico" (Jornal da Globo, 15/03/2004). Se confirmado que Sedna é mesmo um planeta do nosso sistema, ficará faltando apenas um para se dividirem com exatidão os signos, uma vez que a Lua entra na parceria. Entretanto, nem todos os astrólogos adotaram a posição moderna. A página de astrologia do Universo on Line só faz referência aos planetas conhecidos pelos caldeus.



Embora desde Júlio César os romanos tenham passado a iniciar o ano com o mês de janeiro, originalmente, o primeiro mês era março, pelo que o signo de áries é chamado de primeira casa zoodiacal.



Ainda não se comprovou que os astros tenham uma influência sobre os seres vivos; mas a astrologia é bem mais justificável do que a religião. Porque a astrologia se baseia em elementos cósmicos existentes, e a religião se fundou em seres puramente imaginários. O mundo atual, em geral, não tem os astros como deuses; mas no passado eles eram deuses tanto quanto o deus invisível em que crêem os cristãos de hoje.





ÁRIES E ARIANOS FAMOSOS – 21/03-20/04

TOURO E TAURINOS FAMOSOS – 21/04-20/05

GÊMEOS E GEMINIANOS FAMOSOS - 21/05-20/06

CÂNCER E CANCERIANOS FAMOSOS – 21/06-21/07

LEÃO E LEONINOS FAMOSOS – 22/07-22/08

VIRGEM E VIRGINIANOS FAMOSOS – 23/08-22/09

LIBRA E LIBRIANOS FAMOSOS – 23/09-22/10

ESCORPIÃO E ESCORPIANOS FAMOSOS – 23/10-21/11

SAGITÁRIO E SAGITARIANOS FAMOSOS – 22/11-21/12

CAPRICÓRNIO E CAPRICORNIANOS FAMOSOS – 22/12-20/01

AQUÁRIO E AQUARIANOS FAMOSOS22/12-20/01

PEIXES E PISCIANOS FAMOSOS

FONTE: BHSERVIÇO



VEJA MAIS





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui