Usina de Letras
Usina de Letras
104 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62208 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->_ Por quê envelhecer? -- 17/03/2004 - 10:55 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




_Por quê envelhecer?



Trata-se de um processo natural que acontece com todos os seres vivos. Entretanto, poucas pesquisas a esse respeito foram realizadas com o objetivo de entender e explicar as diferentes fases por que passam os seres humanos durante a sua existência.

Acreditava-se que esse período fosse caracterizado por um estado patológico e por isso procuraram mais combate-lo do que tentar compreende-lo, deste modo, todas s alterações encontradas na população senil eram caracterizadas como doenças.

Cientistas de diversas áreas do conhecimento reveram os antigos posicionamentos e reconheceram a Geriatria e a Gerontologia como campos amplos e importantes que merecem ser pesquisados. Com a explosão demográfica e as pessoas vivendo muito mais, a população maior de 65 anos reacendeu nos pesquisadores e cientistas o desejo de abrir novas linhas de estudos que viessem esclarecer o porquê do envelhecimento. Supõe-se que essas alterações sejam conseqüências da diminuição dos arcos dos pés, do aumento e do encurtamento da coluna vertebral, pois durante essa fase, dá-se o crescimento continuado do nariz e dos pavilhões auditivos, o crânio tende a aumentar, a caixa torácica diminui de diâmetro, enquanto os tecidos adiposos são depositados na região perirrenal em substituição ao parênquina perdido dos diversos órgãos. O teor de água do corpo subtrai-se por perda de líquido intracelular, o que acarreta a diminuição da relação intracelular para o extracelular. Assim, perdem-se água e potássio devido à diminuição dos números de células no organismo. Com tal falta ocorre o enfraquecimento da massa consumidora do oxigênio e os órgãos internos como os rins, o fígado e os músculos sofrem os desgastes naturais; já que a pele, o maior órgão de choque do corpo humano, senso fibras elásticas são alterados repentinamente. Com isso, a derme que forma feixes dispostos conforme as linhas de tensão, com o envelhecimento a elastina fica mais porosa e perde tonicidade e elasticidade. Daí, aparecem as rugas resultado da espessura da pele e do subcutâneo, o trabalho das glândulas sudorípas e sebáceas torna-se reduzido e prejudicado, conseqüentemente, a pele fica áspera, seca e sensível sujeita às infecções e às variações de temperatura.

Quanto à coloração, essa é determinada pelo pigmento contido nos melanócitos o qual é transferido para as células da epiderme e parte pelo sangue das alças capilares das papilas dérmicas. Com efeito, a pele fica mais pálida, aparentando certo estado anêmico. Por volta dos 40 aos 50 anos , ela se apresenta com hiperpigmentação na região das pálpebras e ainda com edema por herniação de gordura causando pequena retenção hídrica. No rosto, no dorso da mão é grande a incidência de hiperpigmentação marrom, lisa e achatada ou aquelas manchas marrom-escuras salientes conhecidas como queratoses seborréias . Com relação aos pêlos é sabido que com a idade sofrem alterações, entretanto, os locais em que esse processo é mais evidenciados são as sobrancelhas, principalmente nos indivíduos do sexo masculino; enquanto nas mulheres devido ao aumento do hormônio andrógeno e a perda do estrógeno, ocorre o crescimento dos pêlos no lábio superior. Com o envelhecimento, a medula se enche de ar e faz com que as células do córtex percam pigmentos, aparecendo assim, os cabelos brancos. Do mesmo modo, o sistema ósseo é alterado e esse tecido se enfraquece de maneira diferente tanto no homem quanto na mulher; inclusive, não há perda óssea no sexo feminino antes da menopausa, mas após essa etapa, o processo acelera-se mais que no homem. E o cérebro, como se apresenta? Até os 30 anos o crânio tem os seus ossos unidos por tecidos fibrosos, depois disso apresenta-se com menor número de ossos, tornando-se mais vulnerável à fratura. Também com a idade, ele diminui o seu volume que pode ser constatado através de tomografia computadorizada; da mesma forma com os neurônios, a sua quantidade normal vai ficando comprometida. Já o coração ganha peso, podendo complicar outras áreas como a parede do ventrículo esquerdo, que pode sofrer aumento de espessura, todavia as causas ainda não são conhecidas. Igualmente a aorta se dilata e a parte interna aumenta, a fibra elástica diminui na parece da veia e a colágena aumenta, enquanto as musculares diminuem em menor proporção. Assim sendo, a fibra muscular na pessoa idosa mostra-se com as seguintes características: Presença de pigmento hipofuseíno com aspectos variados; acúmulo localizados de mitocôndrias que se encontram em degeneração e gotas lipídicas no citoplasma.

Com referência aos pulmões, há um aumento do conteúdo da elastina, embora não se sabe em que parte de tecido começa-se esse processo; por outro lado, a superfície total dos alvéolos mostra-se com discreta diminuição.

Outrossim o aparelho digestivo sofre algumas alterações. Por exemplo, no esôfago, o epitélio escamoso estratificado na parte distal do órgão é substituído por epitélio colunar nos indivíduos de idade avançada, resultado de repetidas desnudações epiteliais pelo refluxo de ácido gástrico. O jejuno é sempre menor no idoso e a túnica muscular do colo se espessa, mas não diminui o número de células por cripta. Contudo, a irrigação sangüinea se altera visto que os vasos se tornam mais tortuosos, o que significa a possibilidade de ocorrência de isquemia. O fígado , o maior órgão interno, perde peso a partir de 65 anos, e isso faz com que haja redução relativa do número de hepatócitos, pois o mesmo acontece com a quantidade de células. Nos rins do idoso, há presença de arteríolas estreitas, mas essas não possuem conexão com qualquer glomérulo. Daí, a perda de glomérulos e o aumento de tecido fibroso que os substituem são observados nos rins senis. Cada rim necessita de 25% do seu tecido original para ter um bom funcionamento,no entanto, 75% dos idosos possuem aumento do volume de próstata, mas esse problema não está ligado a fator patológico.

No homem, o peso e o tamanho dos testículos não diminuem com o avanço da idade, porém as células da parede dos túbulos seminíferos envolvidas na reprodução e nutrição dos gametas masculinos tornam-se menores e menos ativas e, mesmo que a quantidade de espermatozóide caía, pela metade, a capacidade de fertilizar o óvulo permanece até o final da vida, enquanto a vesícula seminal e a próstata podem se atrofiar e a testosterona diminuir. A túnica albugínea do corpo cavernoso do órgão genital masculino igualmente diminui de espessura o que não acontece com o corpo esponjoso.

Esses são alguns exemplos que servem para ilustrar como se dá o processo de envelhecimento, que é natural e dinâmico e acontece com todo ser Vivo.



Conta a narrativa bíblica, que assim, Deus falou a Moisés:

"Dize aos Israelitas o seguinte: Se alguém fizer um voto, as pessoas serão do Senhor segundo a tua avaliação. E se tratando de um homem de vinte a sessenta anos, o valor será de cinqüenta ciclos de prata, segundo o ciclo do santuário; se for uma mulher, o valor será de trinta ciclos. Para a idade de cinco a vinte anos, o valor será de vinte ciclos para o menino, e dez ciclos para a menina. De um mês até cinco anos, o valor será de cinco ciclos de prata para um menino, e três para uma menina. Aos sessenta anos, e daí para cima, a estimação será de quinze ciclos para um homem e dez ciclos para uma mulher" (Lev. 27,7)

Aos olhos humanos parece estranho a linguagem bíblica para avaliar os seres humanos (homens, mulheres e criança), tomando como referência o sexo, já que homem, mulher e criança são criaturas obras de suas mãos. A Bíblia diz que, após Deus criar o universo com a Terra e tudo o que ela possui, pensou no homem, a sua imagem e semelhança, ao qual deu o poder de dominar sobre todas as coisas. Então, fez este do limo da terra e, assoprando as suas narinas, deu-lhe uma alma. Completando a sua obra, fez sobrevir a ele um profundo sono, retirando-lhe uma costela, ponto carne no lugar. Dessa costela, criou para o homem uma companheira, dando-lhe o nome de Eva, que significa "vida".

Se o homem e a mulher são obras do Criador, por que está escrito no Antigo Testamento que o homem valia mais ciclos do que a mulher?

Deus, em sua sabedoria infinita, conhece a fragilidade humana, a passagem dos tempos, a idade madura de ambos. Em (Ecl. 12,7) diz: "Lembra-te de teu Criador nos dias de tua juventude, antes que venham os maus dias e que apareçam os anos dos quais dirás: " Não sinto prazer neles"; antes que se escureçam o sol, a luz, a lua e as estrelas, e que à chuva sucedam as nuvens; anos nos quais tremem os guardas da casa, nos quais se curvam os robustos e param de moer as moleiras pouco numerosas, nos quais se escurecem aqueles que olham pela janela, nos quais se fecham para a rua os dois batentes da porta, nos quais se enfraquece o ruído do moinho, nos quais os homens se levantam ao canto do passarinho, nos quais se extingue o som da voz, nos quais se temem as subidas; nos quais se terão sobressaltos no caminho, nos quais a amendoeira branqueia, nos quais o gafanhoto engorda,nos quais a alcaparra perde a sua eficácia, porque o homem se encaminha para a morada eterna e os carpidores percorrem as ruas; antes que se rompa o cordão de prata, que se despedace a lâmpada de ouro, antes que se quebre a bilha na fonte, e que se fenda a roldana sobre a cisterna; antes que a poeira retorne à terra, para se tornar o que era; antes que o sopro de vida retorne a Deus que o deu".

Com o passar dos tempos, ao envelhecer, ambos têm o mesmo valor, a força dos músculos dá lugar à força da alma.

O Talmud um livro antigo judaico, adverte que o valor do homem diminui muito em relação à mulher, à medida que os anos passam. Também o Midrashi um outro livro da mística dos hebreus, afirma que o homem sofre mais as conseqüências da idade do que a mulher, pois, este vindo do pó se desfaz facilmente, enquanto a mulher tendo sido formado de ossos, possui maior resistência. Entretanto, pouco se investiu na chamada idade do crepúsculo o entardecer da vida humana, a velhice.Torna-se, sábio aquele que saboreia suas idades com sabedoria. Aproveita a sua vida e conhece o mecanismo de sua máquina, observando o caminho percorrido. Nos livros das Escrituras encontra-se um relato sobre as idades humanas . “Lembra-te de teu Criador nos dias de tua juventude, antes que venham os maus dias e que apareçam os anos dos quais dirás: Não sinto prazer neles.”(Ecl.12,1)

E, como dizem as escrituras, o sábio é aquele que envelhece com sabedoria ” por que a velhice venerável não é a diuturna, nem a computada pelo número dos anos, pois as cãs do homem são os seus sentimentos, e a idade da velhice é a vida imaculada”.

Luciah Rodriguez Barros

Educadora, Psicanalista e escritora

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui