Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->PDI (passagem de serviço)* -- 07/05/2017 - 16:23 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PDI (passagem de serviço)*

Ref.: servidora Maria da Glória Guimarães

● CP/RC

Prezada Maria da Glória, conforme prometi e autorizado pelo gerente Moacyr, encaminho os itens a respeito dos quais conversamos ontem, no final do expediente, na GCAN, no 10º andar:

A. ROTINA

1. Obter autorização para abrir a CP/RC, ler as mensagens, responder (quando for o caso) e encaminhá-las para as providências cabíveis. Por cautela, sempre pus cópia para: Marcus, Bruno e Moacyr.

2. Abrir a CP/RC o máximo de vezes que puder. Às vezes, acaba-se de fechá-la e chega mensagem de ouvinte solicitando música.

3. Dar atenção a todos os pedidos (alguns, é lógico, precisam de ser submetidos aos superiores).

4. Ter em mente (isso de maneira constante!) que o ouvinte é responsável por nosso êxito; deve, portanto, ser tratado com gentileza e respeito.

4.1 Alguns, raros, deixam a desejar. Exponha o fato ao Marcus ou ao Moacyr e peça-lhes apoio antes de tomar qualquer atitude.

5. Atender, se possível, a todos os pedidos. Nada mais desagradável do que ter negada ou tratada com descaso a solicitação.

6. Responder, sempre, com palavras mágicas: “continue conosco, obrigado por sua audição, estamos melhorando para atendê-los melhor” (e outras que os locutores bem conhecem e dominam).

7. Dirigir, na locução, algumas lembranças, por exemplo: muito grato ao nosso ouvinte fulano que nos prestigia com sua audiência; abraço especial para os ouvintes tais, que hoje estão aniversariando (e muitas outras de domínio dos locutores). Isso é fundamental e de retorno inquestionável.

8. Cumprir todas as promessas. Muito desagradável o descompromisso. O ouvinte não o compreende nem aceita.

9. Observar, com todo o zelo, a legislação inerente. É simples, mas algumas vezes precisará ouvir o Marcus ou o Moacyr; principalmente, quanto ao gosto musical de alguns ouvintes.

9.1 Há, também, orientações no MANCAT 19/2-2.2.14, 2.2.1.4.1 e 2.2.14.2 que devem servir de respaldo a algumas respostas negativas. Para facilitar seu trabalho, transcrevo-as:

Relógio, TV, Aparelho de Som e Outros

Atentar para que não haja no local de atendimento ao público (hall, linha de guichês, gerencia ou outros locais acessíveis aos clientes) relógio, TV, aparelho de som ou manifestações religiosas (crucifixo, imagens de santos, etc.), manifestações políticas, esportivas, exposição de qualquer tipo de objetos (obra de arte, fotografias, objetos de colecionadores).

Poderá haver som na parte interna da agência (tesouraria, expedição) desde que o volume não atrapalhe o atendimento aos clientes.

9.2 Este é apenas um exemplo. Oportunidades várias vão surgir. É prudente conversar com o Marcus e Moacyr, antes de responder. Se me permite, faça com esmero uma minuta.

10. Atentar para que, ao receber elogios, agradecimentos, críticas, declaração de fidelidade, elogios, sugestões e tantas outras, é necessário responder e agradecer. No caso de críticas, é recomendável ouvir, antes, os superiores.

10.1. Para cada assunto, faça um arquivo, cujo título dependerá de você. No meu entender, o nome do arquivo precisa de levar ao assunto imediatamente.

11. Facilitar sempre e não complicar.

11.1. Ao indicar um endereço eletrônico, copie-o após as explicações. Poucas palavras. Muitos exemplos.

12. Dirimir com simplicidade e clareza as indagações dos ouvintes. Considerar que se ele pergunta é por ter dúvida e desejo de saná-la.

13. Fazer pesquisas quanto ao desempenho de outras rádios (isso ajuda muito).

14. Sugerir itens para melhoria do trabalho (nada que implique despesas, mas providências racionais e fáceis de serem postas em prática). Basta um relatório por mês.

15. Propor aos ouvintes prazos de respostas cumpríveis e nunca deixar de observá-los.

16. Fazer pesquisa no ECT-Normas onde se encontram as palavras RÁDIO e TV (manual, módulo, capítulo, item, subitem, alínea e inciso), agrupá-las e indicar o resultado ao Marcus/Moacyr para consolidar em um só manual ou que, na impossibilidade, se reportem ao Manual básico.

17. Valorizar a audiência e engrandecer o ouvinte, sem rebuscamento, com sinceridade.

18. Convidar o ouvinte (dependendo do comportamento dele) para, quando vier a Brasília, conhecer nosso estúdio.

19. Pensar sempre na Rádio e nos ouvintes antes de propor ou executar qualquer serviço.

20. Ouvir os colegas (muita audição) a respeito de alguma dúvida (hoje a Rádio tem equipe grande e capaz, que pode auxiliá-la).

21. Desempenhar o trabalho de contato com os ouvintes como se ele fosse o melhor do mundo e a sua empresa a mais promissora também.

22. Lembrar-se de que cada ouvinte conquistado é fator multiplicativo. O contrário, nem pensar!

23. Ter em foco que cada dia é um privilégio e externar isso quando tiver contato com os ouvintes.

24. Acolher com presteza opiniões dos ouvintes e, se for o caso, submetê-las aos superiores.

25. Reunir todos os melhores comentários dos ouvintes e apresentá-los ao Marcus e ao Moacyr mensalmente (ou em espaço de tempo que julgar próprio).


B. CONDUTA (SUGESTÕES)


1. Falar sempre a verdade (nunca mentir).

1.1. Mesmo nas coisas mais simples, jamais deixe de ser correta.

2. Fugir de pessoas negativas e de conversas sem nexo.

3. Ter curiosidade apenas com as coisas relacionadas com o serviço.

4. Insistir nos seus objetivos só se tiver certeza de que eles são nobres.

5. Pôr o bem comum e a Empresa em primeiro lugar em todos os serviços que desenvolver.

6. Desconsiderar críticas negativas e manter as que construírem.

7. Ouvir mais e falar menos.

8. Tratar a todos, independentemente do grau hierárquico, com urbanidade e presteza.

9. Preservar o otimismo; principalmente, nos contatos radiofônicos.

9.1 Uma ideia pessimista ganha o ar e atravessa os mares.

10. Referir-se a alguém só se for para dar exemplo de ser humano qualificado.

11. Sublimar a honestidade e a capacidade.

12. Evitar comprometer alguém.

12.1 Jamais fale mal de pessoas conhecidas ou não.

12.2 Lembre-se sempre que desempenho de governantes não é assunto para ser tratado no serviço.

12.3 Se tiver certeza do que proponha, fale ao superior imediato, com tranquilidade e respeito.

13. Fazer tudo da melhor maneira possível.

14. Estar pronta para auxiliar o ouvinte, que busca sempre apoio da Rádio.

15. Pôr o coletivo inquestionavelmente aquém do individual.


C. ARQUIVOS DE RELATÓRIOS (ALGUNS)


Este seu modesto colega, durante 61 anos de trabalho, mais de 42 deles na ECT, pôde sugerir muitas melhorias para o serviço, para o aumento da receita e para o controle da despesa (inclusive a criação da Rádio e da TV Correios).

Assim e para não a encher muito, anexo apenas estes arquivos, reconhecendo que nem tudo é aproveitado no momento; todavia, lendo-os, há de notar que os Dirigentes da Empresa, talvez até por coincidência de pensamento, têm posto em prática muitas sugestões:


1. RELs-BPC-GDOC-DEGSS-003, 004 e 005-2013: (001 – Planos, programas e projetos de trabalho): ● reestruturar a Universidade dos Correios (UniCorreios) e criar cursos de pós-graduação, mestrado profissional, doutorado e pós-doutorado (este caso órgãos governamentais aprovem).

PS: os cursos de pós-graduação on line representam início, ainda que raquítico.

2. REL-BPC-GDOC-DEGSS-001-2014: (001 – Planos, programas e projetos de trabalho): ● sugestões para criar a Rádio Correios (FM e AM, se possível com maior abrangência e penetração) e a TV Correios.

3. REL-BPC-AST-DERIN-002-2016: (001 – Planos, programas e projetos de trabalho): ● sugestões para contribuir e reforçar a melhoria dos Correios, em todos os setores.


No mais, desejo boa sorte, bom trabalho e até outro dia se Deus quiser!


Cordialmente,

Benedito


* Brasília, DF, 04/04/2017.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui