Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62177 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->O guarda-chuva e a sombrinha -- 28/01/2009 - 10:34 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O GUARDA-CHUVA E A SOMBRINHA



Engraçado, nunca me lembrei de pôr um guarda-chuva na mala para viagens aéreas. Decerto porque pensamos sempre no peso a mais. Levá-lo pendurado no braço, também seria um inconveniente a mais. E talvez ele até ficasse para trás em algum aeroporto...

Pois bem, certa vez ao desembarcar com uma colega para um estágio em Lisboa, lá chovia a cântaros. Chegando ao colégio, molhadas como duas crianças, fomos recebidas com exclamações: “Oh! Vocês não têm chapéu?” Achei estranho, por que estaríamos nós de chapéu? Por causa da chuva?... Só mais tarde é que fui compreender, quando precisei comprar o meu chapéu-de-chuva.

Tem gente prevenida que anda permanentemente com um guarda-chuva desses dobráveis na bolsa. Outros, ao contrário, detestam o objeto. Acham-no incômodo. Se for dobrável, na hora da necessidade ele vira do avesso. De modelo tradicional, não há nada mais “atrapalhante”. Passada a chuva, fica esquecido no trabalho, no táxi, na casa de alguém. E nunca mais o recuperamos.

Sempre achei engraçado algumas senhoras chamarem o guarda-chuva de “sombrinha”. Fico imaginando moças de outros tempos, com saias rodadas na altura dos pés, passeando naquele calorão do Rio de Janeiro segurando delicados objetos de seda cor-de-rosa, cheios de babadinhos em volta.

Um dia, porém, detectei minha ignorância. O nome é antigo, sim. Havia me esquecido completamente, ele vem lá do latim: umbrella!



Beatriz Cruz


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui