Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62304 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13575)

Frases (50697)

Humor (20045)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140833)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TODO DIA É DIA DE POESIA -- 31/03/2004 - 08:39 (ZACARIAS MARTINS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Autora: Lisane Braga

Da Equipe da Folha Popular



Não há hora, nem lugar certo para que a poesia aconteça. Todo dia é dia de poesia. Em todos os cantos do mundo, há em todos os momentos, alguém evocando sensações, impressões e emoções por meio de sons e ritmos harmônicos. Por sua grande importância a poesia ganhou um dia para ser lembrada em todo o País.



No dia 14 de março, amanhã, comemora-se o Dia Nacional da Poesia e nada melhor que palavras poéticas, sejam elas recitadas, cantadas ou interpretadas, para comemorar. E foi por isso que os artistas de Gurupi prepararam o Sarau Lítero-Cultural, que vai acontecer, hoje, a partir das 20h, no Centro de Atividades do Sesc, em Gurupi.



O evento que já é tradicional em Gurupi está sendo realizado através de uma parceria entre o Sesc e a Academia Gurupiense de Letras (AGL) e visa difundir os trabalhos dos poetas que integram os quadros da Academia e de seus convidados.



O Dia Nacional da Poesia acontece no domingo, porém, os imortais da AGL resolveram antecipar para sábado as comemorações. Na programação vai haver a exposição “Cia do Verso” de poemas cartazes dos poetas: Zacarias Martins, Gil Correia, Lena Sodré, J. Ribamar dos Santos, Milton Loureiro, Ana Márcia Barros, Wita Maria da Luz Souza, Sônia de Itoz, Jolson de Castro e Conceição Rodrigues.



O presidente da AGL lembrou que vive hoje em Gurupi um expressivo número de poetas, muitos dos quais, ainda não chegaram a publicar seus trabalhos. Por isso faz um convite extensivo a todos para que participem do sarau e se integrem mais com os chamados poetas veteranos para um proveitoso intercâmbio cultural e troca de experiências.



Segundo o coordenador do Sesc de Gurupi, Edson Mauro, está prevista a participação do cantor e compositor Paulo Albuquerque, que cantará melodias regionais para a platéia presente. Recitais poéticos com vários poetas da Academia Gurupiense de Letras também serão intercalados com apresentações musicais.



Os poetas da Academia Gurupiense de Letras Gil Correia, J. Ribamar dos Santos, Lena Sodré e Zacarias Martins, além do poeta convidado Vinícius Martins, estarão na próxima quarta-feira, na Escola Canuanã da Fundação Bradesco, em Formoso do Araguaia. Eles foram convidados pela direção da escola para abrilhantarem a solenidade de encerramento da Semana da Poesia. Na oportunidade, comandarão um recital de poesias e falarão um pouco sobre suas atividades literárias e o movimento poético tocantinense.



NOITE DE ALTÓGRAFOS



O sarau lítero-musical também contará com o relançamento do livro “Pedaços de Esperança”, do jovem poeta Vinícius Martins, filho do também poeta e vice-presidente da Academia Gurupiense de Letras, Zacarias Martins.



No livro, prefaciado pela poeta Zefinha Louça, da Academia Tocantinense de Letras, Vinícius Martins reúne um conjunto de poemas estribados no erótico sensual, traduzindo o impacto do poeta frente a uma realidade de múltiplos segredos poéticos. Vinícius Martins tem 20 anos e vem se destacando em Gurupi por suas constantes atividades culturais, tendo participado, juntamente com o irmão Rodrigo, da banda de pagode “Os Genéricos”, que era formada por alunos do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho. Atualmente participa do Grupo Raízes de Capoeira como instrutor e integra a banda “Curtisamba”. Além de poeta e músico, Vinícius Martins é autor de várias composições musicais.



A DATA



A poesia nasceu na Grécia, berço da Civilização Ocidental, como poiesis (poihsiV), com Homero, através da “Ilíada” e da “Odisséia”

Enquanto a primeira relata a “Guerra de Tróia”, ocorrida por volta de 1.250 AC, a outra narra as aventuras de Ulisses, rei de Ítaca, ao retornar dessa guerra, depois de dez anos de peripécias, para os braços de sua rainha Penélope. Naqueles tempos, a apresentação poética se fazia acompanhada por um instrumento musical – a Lira, e estava dividida em “Cantos”.



O “Dia Nacional da Poesia”, é comemorado no dia 14 de março, data do aniversário do grande poeta Castro Alves, que nasceu na Freguesia de Muritiba, na Bahia, atual município de Cachoeira, em 1847, e faleceu em Salvador em 6 de janeiro de 1871. Também se comemora nesta data, cuja padroeira é “Santa Matilda, o “Dia do Vendedor de Livros”.



No Brasil, grandes nomes elevam a poesia nacional a um alto patamar de qualidade beleza e sentimento. Dentre os inúmeros poetas brasileiros, são orgulho da nação: Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina, Clarice Linspector, João Cabral de Melo Neto, Mário Quintana, Olavo Bilac, Vinicius de Moraes, Castro Alves.



* Publicado no jornal "Folha Popular", de Palmas (TO), edição de 13/03/2004)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui