Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O EVANGELHO SEGUNDO MEL GIBSON -- 31/03/2004 - 18:32 (José Francinildo Nogueira Coura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Espírito Santo estava trabalhando pelas minhas mãos neste filme , estas são as palavras do Diretor Mel Gibson em uma entrevista sobre o filme que é a febre do momento entre cristãos de todo o mundo, segundo Gibson , o Espirito Santo o guiou durante toda a filmagem.



A despeito de muitos evangélicos estarem fascinados por este filme, e até mesmo muitos lideres incentivarem seus fieis a abraça-lo como se fosse o quinto evangelho, eu tenho minhas duvidas que isso seja verdadeiro . O filme não é assim tão fiel ao relato Bíblico como se dizia ser , polêmico , cheio de controvérsias e acréscimos, o roteiro de Passion é fortemente embasado em um livro de misticismo católico do século XVIII, que retrata os judeus de maneira deturpada.



"A Paixão de Cristo" contém muitas inexatidões, muitas adições que não possuem apoio das escrituras e muitas outras coisas que são abertamente contrárias à narração bíblica, embora os entusiastas defensores do filme tentem justificar essas inexatidões como “Liberdade Artística” do Diretor Mel Gibson , agora transformado em teólogo , por sua visão “realista” da morte de Cristo.









ALGUMAS IDÉIAS NO FILME DE MEL GIBSON QUE SÃO ADIÇÕES AO RELATO BÍBLICO





- Maria é exaltada no filme não só como mãe ou mulher , ela está próxima de Jesus todo o tempo do

seu sofrimento, dando a entender que ela tinha pleno conhecimento do plano de Deus, em determinada cena ela consegue enxergar o diabo que acompanha a crucificação, e em alguns momentos parece vir de Maria a força de Jesus para vencer o sofrimento.



- Jesus é aprisionado em um quarto debaixo do templo.

- Jesus confronta-se com Judas antes de sua prisão.

- Quando estão escoltando Jesus após sua prisão, os soldados penduram Jesus em uma ponte

com correntes e então puxam-no de volta com muita brutalidade.



- Demônios em forma de crianças atormentam Judas

- Os soldados batem a coroa de Jesus sobre Sua cabeça.

- A Mulher de Poncio Pilatos dá algumas roupas a Maria

- Maria e Maria Madalena enxugam o sangue de Jesus após ele ser chicoteado



- Uma jovem mulher tenta dar água para Jesus beber no caminho da cruz, mas ela é impedida por um

soldado romano. Antes de ela tentar das de beber a Jesus, ela enxuga a face dEle com suas roupas e a imagem

de Sua face ensangüentada é impressa na roupa. Ela então é mostrada tratando a roupa de forma carinhosa junto ao seu corpo, enquanto observa Jesus continuar seu caminho em direção da cruz.

Este trecho é baseado na lenda Católica de Verônica. A alegada imagem de Verônica da face de Jesus, cujo início de sua aparição começou no 8 século, mostra um típico Jesus católico de cabelos longos.

Reproduções dessa imagem tem sido usada como "relíquia de curas". A lenda se tornou uma das 14 Estações da Cruz da Igreja Católica Romana.



- Simão, que carrega a cruz de Jesus, entra em confronto com os romanos em defesa de Jesus.

- Após Jesus ser pregado na cruz, ela é levantada, gira e cai com a face voltada para baixo.

- Um corvo fere o olho do ladrão que não se arrependeu na cruz.

- Os soldados fogem após a crucificação e abandonam o corpo de Jesus

- Após a morte de Jesus os lideres religiosos que pediram a condenação de Jesus, choram

reconhecendo que Ele era inocente .





A grande maioria dessas passagens que foram adicionadas ao filme e que não pertencem ao relato Bíblico, fazem parte de visões míticas de uma vidente Católica chamada Anne-Catherine Emmerich, que dizia conversar familiarmente com o menino Jesus , tinha em suas mãos e pés os estigmas das feridas de Jesus que recebeu na cruz, e que podia ver as almas que estavam no purgatório, baseado em suas visões foi escrito o livro “ A dolorosa Paixão de nosso senhor Jesus Cristo de acordo com ás meditações de Santa Catarina de Emmerich “



Será que realmente cristãos evangélicos podem confiar nesse filme a ponto de enxergar nele uma ferramenta para levar a mensagem genuína do Evangelho ? E onde é que a Bíblia nos diz que Deus aceita "liberdade artística" por parte daqueles que escrevem ou de outra forma representam as cenas e verdades bíblicas ?



O que hoje gera expectativa e horror diante das cenas de violência explícita apresentadas no filme, amanhã vai transformar-se em uma reconstituição sensacionalista do maior crime de todos os tempos, e esse filme terá conseguido o seu real intento ,arrecadar milhões em bilheterias pelo mundo inteiro usando uma arma muito conhecida pela mídia : A polêmica , porque polêmica ainda é a palavra de ordem para se fazer sucesso.



Afinal de contas o que nos tornamos ? Uma geração de Tomés ! que precisa ver para crer ! E o que dizer daqueles que na época de Jesus presenciaram os seus milagres, ouviram suas palavras, assistiram sua morte e mesmo assim não se converteram a verdade ? Antes a fé me fazia reconhecer o sacrifício de Cristo , agora, será o evangelho segundo Mel Gibson o “instrumento Divino”, capaz de atrair multidões e convencer o homem da justiça do juízo e do pecado ?



“ Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste ? Bem aventurados os que não viram e creram”

João 20.29



“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem “

Hebreus 11.1





Não quero tirar o mérito do filme “ A paixão de Cristo” , como um filme de época bem trabalhado e com uma idéia inovadora ao ressuscitar os idiomas semíticos Aramaico e Hebraico e também passar pelo latim coloquial , no entanto, é tudo o que ele é, um filme secular, não vejo nada de sobrenatural ou Divino na forma como ele foi idealizado e conduzido, a maior polêmica desta película não é o anti-semitismo , e sim o Antropomorfismo, que humaniza Deus ou diviniza o homem, confundindo o profano com o sagrado .



Não espero que você concorde comigo, acho até que aqueles que ainda não viram o filme devem faze-lo e formar sua própria opinião , no entanto, não me sinto constrangido por ser uma das poucas pessoas que assistiram o filme e voltaram decepcionadas, porque o filme concentra-se em mostrar o sofrimento e a tortura de Cristo e esquece de enfatizar a razão desse sofrimento , e a vitória sobre a morte .



“Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.

Hebreus 12.2

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui