Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quebra coco -- 01/04/2004 - 12:44 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Todos sabem que não se faz doce de coco sem quebrar a casca. Talvez seja este o plano de diversas categorias funcionais que votaram no candidato Luís Inácio para governar o Brasil.

Acostumados a serem rechaçados pelo neoliberal Fernando Henrique Cardoso enxergaram na eleição de Lula uma chance de recompor salários e recuperar o velho prestígio dos sindicatos, muitos deles filiados à Cut, esquecendo que o momento econômico é bastante delicado.

Os sindicatos durante anos suportaram a indiferença fernandista, mas querem que Lula torne os funcionários públicos cidadãos de classe média novamente, com direito a pagar escolas particulares, ter férias de qualidade e se possível permitir gastos em centros comerciais todos os finais de semana. Não se pode esquecer do churrasquinho com amigos e familiares todos os domingos, marca registrada do funcionalismo federal durante anos.

Bem, é o que tudo indica. Um dos fundadores do movimento sindical afirmou em matéria alusiva ao aniversário do PCdoB que os sindicalistas atuais só pensam em dinheiro e esqueceram a função social das entidades. Não falam de política, apenas de bens e serviços que lhes confiram status.

Parece que é isso. As categorias federais em greve(fiscais, policiais federais e funcionários do INSS) não têm compromisso social. Os traficantes e contrabandistas que o digam, com acesso livre nas fronteiras nas últimas semanas.

O funcionalismo está querendo o doce salário de volta, aquele que recebiam por volta de 1980, no surgimento do neoliberalismo. Acham que é possível encontrar velhos hábitos, desconhecendo as novas regras do mercado de capitais, as mesmas que aconselham ministros de todos os países a terem parcimônia com gastos, especialmente de salários públicos.

Provavelmente Lula vai ter que radicalizar e seguir a política de contenção de FHC. Caso contrário quebra o coco chamado Brasil para agradar aos sindicalistas e funcionários mais exaltados.

Se o coco quebrar os funcionários exaltados e os sindicalistas quebram também, já que não são ilhas, mas apenas parte da estrutura. O impasse está longe de ser resolvido.

Se Lula ceder os governadores serão as próximas vítimas. Aí quebra tudo de vez. A direita não teria um plano tão bom quanto a esquerda sindical para quebrar um governo popular.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui