Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->SONHO DE UM PROFESSOR -- 10/08/2022 - 16:50 (Renato Souza Ferraz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O SONHADOR

Renato Ferraz

 

Mariano Subaúna ensinava filosofia. Foi marcar o casamento, mas a noiva acabou. O motivo fica por conta das especulações.

Diz-se que ele era noivo há 11 anos e já havia desmarcado a data por 3 vezes. A noiva, decepcionada, já não suportava mais tanta indecisão.

Entristecido, após o fim do casamento, pediu demissão do emprego e se mudou para outra cidade. Era carismático e em segundos ganhava a simpatia de quem o conhecesse.

Todos o admiravam pela sua boa prosa. Tinha facilidade para falar publicamente e cativar o interesse de quem o ouvisse.

Após essa mudança em sua vida, devido a decepção amorosa, de boêmio virou alcoólatra.

Tomava seus porres e virou contador de causos. Para cada um contado, dizia ter sido proveniente de um sonho que teve.

Onde estivesse, havia um grupo de pessoas a ouvi-lo.

Suas histórias eram bastante interessantes mesmo e despertavam a curiosidade e atenção dos ouvintes.

Tomava sua bebida, se embriagava e apagava geral.

Acordava, perambulava, contava algo e se embriagava de novo. Assim ele viveu até os últimos três anos.

Foi quando contou algo bem diferente das demais vezes, que passou a chamar a atenção de autoridades e de personagens influentes.

O assunto era de interesse geral e começou a se propagar com muita rapidez. Tratava-se do nascimento de uma criança para os próximos meses,

ali na cidade, que seria um marco na história daquele país. Espalhou-se por vários lugares a notícia da história do professor e todos ficaram curiosos.

Saiu na imprensa uma reportagem sobre a vida do professor Mariano e desse seu último sonho...

Nas narrativas, ele fazia uma mistura dos seus devaneios com o conhecimento que adquirira durante os 15 anos que foi professor.

Subaúna contou que nesse mesmo sonho, haveria uma epidemia, mas a vacinação naquele país, seria boicotada e depois proibida.

Seu país era muito atrasado, com uma parcela enorme de analfabeto, com muitos desempregados, inflação alta e baixa renda per capta.

O serviço de espionagem do governo, após diversos alertas e movimentos sociais sobre o tal sonho do professor, investigou e

confirmou que realmente nasceria uma criança e se tornaria um líder revolucionário. E segundo as observações feitas, o país sofria ameaças comunistas,

pois despertaria a população para a reação aos desmandos e descasos existentes nas últimas administrações.

Ela falaria sobre a pedra no sapato dos governantes; justiça social, desemprego, miséria, fome, exploração política, corrupção e

rigor contra desmandos dos poderosos. Exigiria justiça e igual para todos, sem concessões para impunidade.

O governo realmente, um ano após essa previsão, baixou um decreto proibindo a vacinação.

Houve uma insurgência da população que mesmo assim passou a fazer às escondidas pelas associações de bairros, sindicatos e igrejas.

Vários outros movimentos populares também aderiram à campanha de vacina.

Embora o governo mantivesse a proibição e perseguição a esses grupos e comunidades, a vacinação era realizada à revelia.

Era muito difícil, morreu muita gente, mas algumas vidas pelo menos foram salvas.

O serviço de inteligência coletava constantes informações sobre a criança que seria revolucionária.

O poder dos governantes da forma como era conduzido o país no momento, sem transparência e com autoritarismo; estaria ameaçado e com seus dias contados.

Enfim a criança nasce e começa a perseguição à sua família. E o povo vivia cada dia mais agitado.

Passou a existir uma inquietação popular, que dava para se prever que algo estaria para acontece; não se sabia exatamente o quê!

O professor foi preso por ser responsável à ameaça da ordem pública. Soltaram, após perceber a pressão e o efeito contrário,

houve mais tumulto que antes, pela decisão de prendê-lo. Soltaram depois de 15 dias, disse que foi torturado física e psicologicamente.

Ficou sendo monitorado para evitar que espalhasse conversas terroristas.

A jovem revolucionária, Hannah Kattiúscula e a família, depois de mudarem de endereço inúmeras vezes pela perseguição política que a família sofria,

tornou-se uma adolescente hábil na oratória e ainda mais carismática que o professor Mariano.

Estudante de filosofia e depois de direito, formou-se e começou a trabalhar com movimentos sociais.

Denunciava sem temor qualquer injustiça ou ameaça à liberdade do povo. Reunia multidões em suas palestras.

 Costumava dizer que para ela não levava em consideração ser de esquerda ou de direita. Basta respeitar a vontade do povo,

administrar com transparência, seriedade e sobretudo, respeitando a ordem institucional do seu país.

Convém explicar que Hannanh não era comunista, nem terrorista.

O professor Mariano Subaúna ao ouvi-la discursar, se emocionava, chorava e lembrava quando contou aquele sonho e hoje o via se tornar uma realidade.

Embora tivesse sido um sonho, parecia uma profecia. Ele sentia como se tivesse plantado uma semente e a visse germinar.

Não perdia uma reunião daquelas em que multidões participavam. Assistia tomando sua garrafa de cachaça gota a gota, como se fosse um remédio.

Ainda fazia um discurso à parte. Nunca deixou de contar seus sonhos. Chorava, sorria e se considerava feliz.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 8Exibido 401 vezesFale com o autor