Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->JESUS NÃO FOI TÃO ORIGINAL -- 05/04/2004 - 17:38 (THEKLA - THEOLOGICAL KEY BY LOGICAL ANALYSIS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

"O dia chegará em que a geração mística de Jesus pelo espírito santo no útero de uma virgem será comparado à geração de Minerva no cérebro de Júpiter" (Dário de Paiva). Este dia está chegando.



Muitas das análises atuais dão uma evidência de que alguns fatos relativos a Jesus jamais aconteceram. Além disso, muito da história contada pelos apóstolos tem paralelos na mitologia greco-romana.



Entre vários personagens mitológicos que podem ter inspirado a história da ressurreição de Jesus está Baco ou Dionísio.



"Eventos assemelhados são atribuídos à sua vida e à de Jesus. Baco era representado com uma coroa de hera, vestido com um manto roxo e teve que beber fel antes da crucificação. Uma pintura num vaso grego do quinto século a.C. mostra uma comunhão sendo preparada. Um relevo de 200 a.C. o representa crucificado com a inscrição Orpheus Bakkus. Na versão grega, Dionísio era filho do deus dos deuses, Zeus, com uma mulher mortal, Sêmele. Tinha um pai de criação, Sileno. Penteu, rei de Tebas, o perseguiu por "sua pretensão de ter origem divina" e exigiu que renunciasse "a seu falso culto", conforme relata Thomas Bulfinch no seu A idade da fábula (O livro de ouro da mitologia). Um dos companheiros de Baco foi preso (era o próprio Baco, disfarçado). Penteu, qual Pilatos, mandou executá-lo, mas ele conseguiu escapar. Outro relato dá conta que Dionísio-Zagreus morreu na luta contra os Titãs (filhos da Terra e do Céu, que surgiram do Caos), seu corpo foi cosido e comido. A partir de seu sagrado coração, que foi preservado e enterrado, Dionísio ressuscitou e ascendeu aos céus. Na Itália dos anos 400 a.C., acreditava-se que Baco poderia dar a vida eterna e divina aos seus adoradores. Os povos pastoris identificavam Baco com o cordeiro e ele foi chamado de Rei dos Reis, Único Filho Gerado, Salvador, Redentor, Sem Pecado, O Ungido e Alfa e Ômega" (Pompe.



Levando-se em consideração que a crença na ressurreição dos mortos não existia entre os antigos hebreus, vemos mais indício de a inspiração cristã ter vindo mesmo da mitologia grego-romana. Quanto mais se estuda sobre Jesus, mais se tende a dar razão a Dário de Paiva; porque não há maior evidência da existência do deus dos hebreus e dos cristãos do que dos deuses dos gregos e romanos.



VEJA MAIS





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui