Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Pindamonhangaba é sinônimo de Taubaté? -- 16/03/2009 - 12:06 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PINDAMONHANGABA É SINÔNIMO DE TAUBATÉ?



Para nos distrair, e instruir, mamãe gostava de perguntar quem sabia o significado dos nomes das cidades. E começava por sua própria terra natal: Caçapava.

De início não sabíamos nada, e ela explicava que eles vinham da língua tupi-guarani, dos nossos índios. Caçapava quer dizer clareira no mato. Taubaté, a taba grande.

E Guaratinguetá?... lugar de garças brancas. Pindamonhangaba?... onde se fazem anzóis.

Quando chegava em Jacareí, nos adiantávamos gritando logo: tem jacaré aí! Mas não é, é o rio dos jacarés. E por falar em rio, ela perguntava do Paraíba. Ninguém sabia. É o rio pouco navegável, de raros peixes, sem jacarés... Mas tem outro lugar onde os peixes são barrigudinhos, sabem qual é?... Guarulhos!

E já que estávamos perto da capital, ela anunciava que a cidade se chamava São Paulo de Piratininga. Por quê? Porque tinha peixe seco. Agora os rios estão canalizados, sobraram só o Pinheiros e o Tietê, onde peixes...hum... será que se vê?

De lá, nos dirigíamos para o litoral de Anchieta, o padre amigo dos selvagens. Caraguatatuba?... lugar dos caraguatás, planta cheia de espinhos. E Ubatuba, que se dizia ybá-tyba? O porto das canoas. A praia do Perequê?... estuário onde os peixes vão para a desova. Mas tem Perequê Açu e Mirim... não é? Açu é grande. Mirim, pequeno.

E o Brasil, nosso país, também já teve nome indígena: Pindorama. O lugar das palmeiras. “Minha terra tem palmeiras / onde canta o sabiá”...




Beatriz Cruz


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui