Usina de Letras
Usina de Letras
83 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62208 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->esporte e vida -- 16/04/2004 - 09:17 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Esporte é terapia é vida...



Diariamente deparamos com inúmeras pessoas em praças,calçadões à beira -mar, caminhando na sua prática de exercícios, sem contar com aquelas que se entregam às malhações, às ginásticas que modelam o corpo dando beleza, elasticidade e força muscular.

As academias são exemplos disso e nunca se fizeram tantas flexões, alongamentos, corridas, exercícios aeróbicos, ginásticas terapêuticas com a finalidade de buscar a saúde do corpo e a da mente. Hoje o Taichi-chuan, arte marcial chinesa conhecida pelo nome de Kung-fu, é muito difundido em academias entre as pessoas de todas as idades. Devido à sua eficácia. Por volta do século XVI, essa técnica começou a ser praticada como arte curativa e sua utilização diária colaborava na prevenção de muitos males do corpo e da alma. O resultado foi surpreendente e o Taichi-chuan foi sendo propagado e reconhecido como prática de esporte saudável. A partir de 1956, os hospitais e os sanatórios chineses começaram a utilizá-lo entre os seus pacientes no tratamento de doenças crônicas, como ulceras estomacais, neurastenia, tuberculose pulmonar e outras. Deste modo, o Wushu como é denominado também na China, mostrou-se eficaz porque exige certo grau de concentração do indivíduo, os movimentos senso ritmados evitam que a mente se divague, pois tudo se dá através de uma harmonização perfeita entre corpo, mente e respiração abdominal. Os exercícios passam a atuar na prevenção e na recuperação das funções perdidas no dia -a-dia porque beneficiam todo o sistema nervoso central, estimulam o córtex cerebral e outras áreas, permitindo ainda que o cérebro descanse. E mais, a sua prática regular favorece o aumento de sangue nas artérias coronárias e dá melhor desempenho ao músculo cardíaco, bem como todo o processo de circulação sangüínea; e, sem esquecer da função reguladora do sistema nervoso central, indispensável para o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo, assegurando dessa forma, maior oxigenação do sangue e dos vários órgãos que facilitam o metabolismo. Conseqüentemente, previne a arteriosclerose, diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas. O Taichi-chuan mostrou também que aumenta a elasticidade do tecido pulmonar, pois acrescenta maior volume de ar nos pulmões . Com isso, a troca de (oxigênio e bióxido de carbono) e o sistema de ventilação dos pulmões são valorizados com os exercícios e o músculo das paredes torácicas assim como o diafragma agradecerão.

Por que utilizar o Taichi-chuan na prevenção da arteriosclerose?

É interessante saber que os ossos serão os primeiros beneficiados, pois a função dos exercícios é promover a flexibilidade, fortalecer os músculos, os ossos e as articulações porque muitos dos movimentos terão o seu início na articulação, a partir da coluna, seguindo até os músculos lombares. Logo, a coluna vertebral também será beneficiado juntamente com toda a área daquela região.

No entanto, a osteoporose pode conduzir a deformações, e a perda de flexibilidade nas articulações porque é uma doença degenerativa causada pela inatividade dos osteoblástos, célula jovem que pode ser considerada elemento conjuntivo modificado que vai dar origem à célula óssea. Sua causa é devido à má irrigação sangüinea nos tecidos ósseos ou às deficiências de cálcio, de potássio dos alimentos ingeridos, e ainda à ausência de ácido clorídrico nos sucos gástricos.

Por isso, a prática regular de exercícios ajuda a corrigir as deficiências orgânicas que levam ao envelhecimento. Portanto, o Taichi-chuan é assim, um conjunto de movimentos lentos, contínuos, uniformes, ritmados e cuidadosamente padronizado. Cada movimento tem início na mente e é dirigido por uma intenção mental consciente.

Recentemente é uma arte marcial, mas nela existe a arte da mente que, devolve a energia necessária para a saúde física e a mental.

"A tranqüilidade profunda permanece

Ela é a mãe de tudo o que não morre

No seu movimento se fundamenta o vira-se do céu e da terra

A tranqüilidade profunda é em si mesma movimento"

(Lao-Tzu)





Depois de tudo isso, o seu espírito agradecerá nessa Oração matinal.



"Bom dia, Pai

Obrigado pela noite, pelo meu sono.

Pelo dia que se inicia.

Todo aberto para me receber

E neste silêncio, venho pedir-te

A Paz, a Sabedoria, a Força

Quero ser paciente, compreensivo, prudente...

Quero ver além das aparências

Teus filhos, como Tu mesmo os vês.

E assim. Senhor, ver somente o bem em cada um deles.





Fecha meus ouvidos a todos as calúnias

Guarda minha língua de todas as maldades,

Para que só de amor se enche minha alma.

Que eu seja tão bom e tão alegre,

Que todos aqueles que se aproximarem de mim,

Sintam a Tua presença.

Reveste-me de Tua beleza, Senhor , e que no decurso deste dia.

Eu te revele a todos...





















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui