Usina de Letras
Usina de Letras
101 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62208 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Curiosidade sobre a pele -- 16/04/2004 - 09:23 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Curiosidade sobre a s PELE



A pele é uma extensa membrana que reveste exteriormente o corpo humano e o da maioria dos animais. É composta por células epiteliais conhecidas por queratinócitos, produzidas na camada mais profunda da epiderme. Em contado com a superfície, sofre um processo de queratinização, responsável pela impermeabilidade da pele e pelo surgimento da camada córnea. Possui três camadas: epiderme, derme e hipoderme , e, todas têm a função de regular a temperatura, controlar o fluxo sangüineo, proteger o organismo dos diversos agentes que estão presentes no meio ambiente, além de regular as sensações dos órgãos do sentido: calor, frio, pressão , dor e tato.

Entretanto, é também um importantíssimo órgão de choque, através dela um grande número de moléstias pode ser detectado e, conseqüentemente, diagnosticado.

O desejo de se ter uma pele bonita e saudável, principalmente a do rosto, é um sonho bastante antigo, isso vem mostrar que a vaidade humana não é uma coisa recente quando o assunto é “pele”. Pois, tudo se faz para que o rosto conserve aquele aspecto sempre jovial, livre daquelas marcas que acusam os anos vividos. Contudo, elas são inevitáveis porque fazem parte da história de cada indivíduo. Profundas, suaves ou levemente esboçadas pelos sorrisos, aparecem e se instalam, sorrateiramente...

No século XIV, os fisiognomonistas analisavam a personalidade do indivíduo através das marcas de expressão surgidas no rosto, bem como na Antigüidade utiliza-se o mesmo critério, apenas se acreditava que tais sinais podiam também fazer conhecer o estado de saúde da pessoa. Assim, convencionaram que as rugas verticais estão ligadas ao esforço intelectual e aos problemas de ordem espiritual; já as horizontais, à capacidade de observação, vontade de viver, temperamento pragmático, próprias de indivíduos preocupados com os problemas da humanidade. Com o tempo, essa análise foi sendo aperfeiçoada e as indesejáveis visitas à medida que iam chegando, devido ao tempo ou às circunstâncias, tornavam-se ainda mais motivo de estudo. Deste modo, as rugas verticais localizadas no alto do nariz , entre as sobrancelhas, demonstram intensa atividade intelectual e têm origem nas dúvidas, provocadas por uma vida interior bastante rica ou até revelam um temperamento irascível. Por isso, é preciso observar com cuidado as características intrínsecas desse tipo de ruga.



RUGAS VERTICAIS E OLHAR CANSADO, SEM BRILHO

Indicam preocupação, ansiedade, conseqüência de uma personalidade sensível e, quem sabe até frustrada, porém muito competente. Aqueles que se enquadram neste tipo, provavelmente estão à espera de uma chance para mostrar a sua capacidade.



RUGAS VERTICAIS, OLHAR CANSADO E SOBRANCELHAS FRANZIDAS

Indivíduo com esse tipo de ruga revela certa desconfiança e uma tendência para o raciocínio matemático. É dono de um forte carisma, por isso está destinado a exercer profunda influência sobre aqueles que o rodeiam. No entanto, manifesta uma leve predisposição ao pessimismo, fruto do excesso de responsabilidade.



RUGAS VERTICAIS E OLHAR INQUIETO



Tendência para atividades relacionadas com pesquisas, temperamento insatisfeito e pronto para atribuir aos outros a responsabilidade de suas desilusões. Geralmente as pessoas que apresentam esse perfil gostam de se dedicar ao estudo, às atividades artísticas ou intelectuais que, muitas vezes, consomem as suas energias. A aparente hipocondria pode estar relacionada com as causas orgânicas. Então , cuidado com as crises nervosas, pois, descontrole emocional poderá provocar sérios problemas em suas vidas.



RUGAS HORIZONTAIS

Esse tipo de ruga é próprio de pessoas extrovertidas; comunicativas e apaixonadas pela vida. Evidenciam capacidade de observação, pragmatismo e atração pôr tudo que é humano e natural. Elas podem ser encontradas até em pessoas bem jovens, que sentem grande desejo de aprender e de executar experiências encorajadoras.

Abaixo seguem algumas variações dessa modalidade de ruga.







TESTA COM MUITAS RUGAS HORIZONTAIS





Indica inteligência aguçada, vivacidade e interesse por tudo e por todos. Essas pessoas têm um olhar atento e penetrante, capazes de assimilar e de enviar mensagem e estímulos. É um traço distinto de indivíduos originais e amadurecidos.





RUGAS HORIZONTAIS E SOBRAANCELHAS FRANZIDAS

É peculiar de quem tem inteligência altamente marcante e bem orientada. Indivíduo com essa característica são bastante curiosos, acima do normal, pois sabem “pegar no ar” os muitos estímulos que lhes são oferecidos pela realidade. Sendo a liderança um de seus dons, não sabem o que é fraqueza nem depressão.



RUGAS HORIOZNTAIS E OLHAR VIVO

Tolerância, senso de justiça e facilidade para aceitar o novo e o insólito. Portanto, as pessoas que se enquadram nesse tipo de ruga possuem elasticidade mental, a capacidade de revisar suas próprias opiniões e reformular conceitos.



RUGAS HORIZONTAIS E OLHAR APAGADO

Mostram o contrário de todos os sinais apresentados no exemplo anterior. Pessoas com essas características têm “ a mente mais aberta”, todavia lhes falta maturidade para emitir julgamentos. Possuem força de vontade reduzida e fortes impulsos à distração e à fuga.



RUGAS HORIZONTAIS EM TESTA CARNUDA

Demonstram características de indivíduos de temperamento, fleumático. De todas as solicitações que recebem do meio em que vive, somente se envolvem com aquelas que atendam aos seus interesses.



RUGAS HORIZONTAIS EM TESTA OSSUDA

Pertencem a indivíduos que gastam energias se preocupando com detalhes. Quem possui essas características, é bom ter uma visão mais equilibrada das coisas, pois a de conjunto é a que mais conta.

Enfim, cuidar da pele é muito importante e a do rosto principalmente, porque muitas vezes denuncia a sua idade e reflete o seu estilo de vida : a quantidade de sol que se tomou, as horas mal dormidas, a alimentação, as experiências e as emoções vivenciadas também são reveladas.

Hoje a ciência está muito mais avançada, existem no mercado produtos eficientes que agem na prevenção e na atenuação dos sinais deixados pelo tempo, atendendo às necessidades da pele em cada estágio. E os Dermatologistas estão aí atento as dúvidas e os problemas de cada paciente e a atenta a tudo que o mercado do cosmético anda apresentando de melhor na área. E a pele com toda certeza agradece...



















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui