Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O MUNDO MARAVILHOSO EM QUE VIVEMOS -- 17/04/2004 - 09:05 (THEKLA - THEOLOGICAL KEY BY LOGICAL ANALYSIS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O mundo em que vivemos é muito bom, não obstante os problemas que enfrentamos. Quem acha esse mundo ruim e indo sempre de mal a pior o faz por desconhecer a condição do mundo há alguns milênios.



Até podemos dizer que a primeira década do Século XXI está um pouco mais difícil do que a última do Século XX. Porém estamos vivendo bem melhor do que no início do século passado e em um quase paraíso em comparação com o mundo de quatro ou cinco mil anos atrás.



Eu não gostaria nem um pouco de viver em um mundo em que fatalmente sofreria dor de dente e não teria meios para evitar que meus dentes se estragassem e um dia caíssem, a menos que morresse jovem. Assim era o mundo há alguns milênios. Ademais, aos trinta anos já éramos velhos, se não morrêssemos antes disso por algum dos muitos males desconhecidos por castigo de algum dos muitos deuses. Um mundo sem anestesia, nem precisamos dizer que era bem mais doloroso do que o nosso de hoje.



Não é bem tranqüilo viver hoje em lugares onde corremos o risco de ter o crânio furado por uma bala perdida, e podemos a qualquer momento ser atacados por bandidos bem armados. No passado, quando não existia bala, podíamos ser traçados por uma flecha, e era bem mais fácil os bandidos se manterem escondidos.



Hoje temos que tomar bastante cuidado para não sermos atropelados por veículos. No passado eles não existiam. Por outro lado, a vida mais selvagem da época viabilizava bem mais uma pessoa ser despedaçada por um leão ou outra fera voraz.



Hoje, vemos muito terror em nome de um deus. E no mundo antigo? De início, vale lembrar que os deuses eram bem mais numerosos. Em atenção aos preceitos divinos, pessoas eram apedrejadas, outras lançadas às feras, outras crucificadas, outras impaladas, outras queimadas, outras submetidas a outros horrores, e o mais grave é que o terror era oficial.



Hoje, quem sofrer de distúrbios mentais corre o risco de ir parar em um manicômio. No mundo antigo, a loucura era possessão demoníaca; pelo que em alguns lugares dementes eram até lançados vivos no fogo como meio de afugentar os demônios.



Atualmente, além da diminuição das aberrações sociais com a evolução do saber, podemos conhecer pessoas que estão muito distantes de nós, até aquelas que já não existem; podemos trocar idéias com pessoas do outro lado do planeta; estamos em um ambiente cheio de informação; temos cura para muitos males antigamente incuráveis; muitos recursos existem para diminuir os sofrimentos, e há para nós tantos meios de entretenimento, que nos falta é tempo para fruirmos tudo que está ao nosso dispor. Melhor, só aquele mundo novo que os cristãos esperam há dois mil anos e deverão esperar por muito tempo, enquanto cristãos existirem.



Trabalhar sempre por um mundo melhor deve ser a nossa meta. Mas não devemos nos esquecer de que, não obstante os que se opõem ao desenvolvimento científico, o nosso mundo já melhorou muito.



ÍNDICE



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui