Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62211 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FAZER TROVAS SER TROVADOR -- 18/04/2004 - 08:50 (NILTON MANOEL) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fazer trovas e ser trovador ?

O que é trova?

“Trova é uma composição literária de quatro versos setissilábicos, rimando o primeiro com o terceiro e o segundo com o quarto; sistema de rimas ABAB., tendo sentido completo quanto a mensagem. Na conceituação, a fala dos trovadores:



Que linda trova perfeitaQue nos dá tanto prazer;Tão linda depois de feita!Tão difícil de fazer!(Adelmar Tavares) Pelo tamanho não devesMedir valor de ninguém;Sendo quatro versos breves,Como a trova nos faz bem!(Luiz Otávio) Quero fazer uma trovaMinha estrela não ajuda;Busco a técnica que aprovaE faço uma trova muda.(Nilton Manoel)



Hênio Tavares, no livro “Teoria Literária”, 5ª edição,pág. 309, define:”Trova é uma composição literária monostrófica, formada de quatro versos que condensam todo o pensamento ou emoção”. Trova é uma redondilha maior, ou seja, seus versos são feitos em

sete sílabas poéticas cada.

*Aparício Fernandes diz: A trova é um estado de graça.Simples e expressiva, quando bem feita cala profundamente na alma popular, pois vai bem com o temperamento emotivo e fundamentalmente lírico de nosso povo.

* Nilton da Costa Teixeira? “Quem faz trovas não vive só tem a mente repleta de ilusões”.

* Judith Coelho Maciel: “ A trova é uma epopéia em quatro versos”.

Luiz Otávio, fundador da UBT, através do Decálogo de Metrificação (editado em Ribeirão Preto, em 1975) orienta: “ Ao estudarmos a Arte de Trovar ou a composição da Trova, devemos analisa-la em duas em duas partes: o corpo e a alma ou a forma e o fundo.

Ritmo

Melodia

Forma { Expressão {gramatical

poética



Mensagem

Comunicabilidade

Fundo { Originalidade ( e o achado)

Simplicidade

Harmonia interna



Não se pretende ensinar a ninguém a ser trovador; no entanto todas as artes tem , sai aprendizagem técnica.Além desses conhecimentos é necessário o dom. O idioma e o verso são os instrumentos do poeta. Há no meio dos trovadores, esta fala:” todo trovador é poeta,mas nem todo poeta é trovador”.O poeta deve estudar a fundo a língua,seu meio de comunicação e assim ampliar os horizontes de sua produção literária.O idioma dá vida a mensagem que só um poeta pode captar.



Procure num dicionário o significado de cada palavra. Ex.: Ritmo, Melodia,Mensagem etc.



Vale lembrar que, a maioria dos poetas que são premiados em concursos literários, escreve e reescreve um texto diversas vezes, para depois envia-lo para a banca de julgadores. Nem toda trova premiada merece ficar oculta, sem difusão em jornais ou livros. As trovas de concursos exploram o tema proposto e podem não ser boa para determinado momento, mas serem popularizadas e terem mensagens populares significativas. Um achado literário pode não servir para determinado concurso, mas.... Há dezenas de trovas popularizadas que jamais foram premiadas e centenas de trovas de primeiros lugares que só brilharam no evento e não são conhecidas nem pelos concorrentes do mesmo evento. O poeta não deve esquecer que a edição de livro é a realização do Escritor. Enquanto o haicai, o soneto, a literatura de Cordel fazem parte do contexto escolar, numa época quem que se dá vida a novos parâmetros curriculares, a Trova continua do mundo de fora da escola e nomenclaturas oferecidas por Luiz Otávio, não chegaram aos dicionários nem aos livros escolares. Somos ou não conhecidos? e as novas Trovas são bem as provas desse poder? Quem faz o escritor são seus leitores.Jorge Amado,nos diz:” A trova e o trovador são imortais”.

NILTON MANOEL





















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui