Usina de Letras
Usina de Letras
128 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DIA DO ÍNDIO ? -- 19/04/2004 - 15:23 (Wilson Vilar Sampaio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
- 19 DE ABRIL- DIA DO ÍNDIO ?



Comemora-se hoje, 19 de abril, o Dia do Índio. Em todo o país as crianças estão pintadas, enfeitadas com penas na cabeça e ensaiando passos de dança conforme lhes ensinam os professôres.



Tudo muito bonito, mas completamente irreal. O índio nada tem a comemorar e sim lastimar e lutar com todas as suas forças para não desaparecer.



Quando do início da colonização portuguesa, o número de índios que aqui vivia - na pior das hipóteses - ultrapassava 4 milhões(hoje não passa de 260 mil)! Falavam centenas de línguas e espalhavam-se pelo imenso território da Terra da Santa Cruz. Viviam felizes, resolvendo entre eles mesmos suas querelas e diferenças.



Quando foi criado o sistema de Capitanias Hereditárias, começou o martírio dos índios, pois os portugueses não mais vinham apenas para abarrotar seus barcos com pau brasil, animais exóticos, enfeites, açúcar e alimentos vários, e sim, para ocupar a terra dos índios. Vinham para tomar as terras dos primeiros habitantes do Brasil!



Aliás, os portugueses exterminaram os índios do Brasil, notadamente as antigas tribos do litoral, tais como os Tupinambás, Caetés e Tamoios, além dos Tupiniquins, e Tabajaras, aqueles pela perseguição, preação e guerra, estes pela aculturação e "vitimado por diversas molestias, algumas importadas, não possuindo bastantes condições fisiológicas para resistir ao contato da raça mais forte dos invasores"- Oliveira Lima, " Pernambuco-Seu Desenvolvimento Histórico"-páginas 41/42-.



Em Pernambuco, por exemplo, menos de 100 anos da ocupação física das terras litorâneas pelo Donatário Duarte Coelho Pereira, que chegou aqui em 1535, não havia mais que 5.000 índios de origem Tupi.



Foi esse o irrisório número encontrado pelos holandeses quando invadiram Pernambuco em 1630.



Os holandeses tratavam os índios com respeito e "pouco antes da invasão de Pernambuco proclamaram os holandeses o direito dos índios à liberdade, declarando-os isentos de qualquer sujeição" E mais "durante todo o período da dominação holandesa no Brasil, uma das preocupações mais constantes de seu governo foi a de atrair e conservar a amizade dos brasilianos- assim chamados os tupis- e dos tapuias"- Gonsalves de Mello, " Tempo dos Flamengos" , p. 199/200-.



Os Caetés, por exemplo, foram condenados à pena de perpétua escravidão por Édito Real de 1557, cabendo a Jorge de Albuquerque Coelho(filho do Donatário) a "honra" de tê-los vencido e destruído suas aldeias em uma guerra que durou de 1560 à 1565- Oliveira Lima, " Pernambuco- Seu Desenvolvimento Histórico" -pág. 23-.



Já os Tupinambás, derrotados pelos portugueses em 1567, reuniram-se e resolveram emigrar para o interior, realizando "o maior deslocamento humano já ocorrido na América do Sul. Chegaram até a atingir os Andes" - Renato Mocellin, História Crítica da Nação Brasileira, p. 26-.



Pernambuco registra no ano 2000(estimativa), cerca de vinte e dois mil, trezentos e cinquenta índios índios, divididos em várias etnias : Xucuru em Pesqueira(5.500); Pankararu em Jatobá e Petrolândia(4.000); Fulniô em Águas Belas (5.200); Atikum em Carnaubeira da Penha (3.000); Truká em Cabrobó (3.500); Kambiwá em Ibimirim (2.000); Kapinawá em Buíque (1.100) e Tuxá, com 50 pessoas vivendo num acampamento da Chesf, depois que suas terras foram inundadas pela hidroelétrica de Itaparica .



Desses, apenas os Fulniô ainda conservam a língua mãe (o Yathê) enquanto os Tuxá estão reduzidos a apenas cinquenta índios. Note-se que todos estão localizados no interior, não existindo remanescente indígena no litoral pernambucano, aonde começou a colonização da Capitania de Duarte Coelho Pereira.



É por isso tudo que o Índio brasileiro não tem muito o que comemorar no dia 19 de abril, mas sim lutar uma luta diferente daquela há 500 anos atrás, qual seja, exigir dos poderes constituídos os direitos que lhes estão assegurados pela Constituição do Brasil.



Só assim conseguirão viver!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui