Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cuidado com a língua ou tecla -- 23/04/2004 - 12:06 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos









Cuidado com a língua ou tecla





O burro e o cavalo pode ser algo preparado para o trabalho e para a batalha. No passado a vitória em muitas batalhas foi graças a cavalaria em parceria com toda uma logística baseada em burros e outros animais de carga. Todos cheios de vigor, mas controlados pelo freio.



O freio faz parte da brida que é um conjunto de correias que mantém o freio fixo na boca das cavalgaduras, preso às rédeas que se permiti guiar o animal.



Domado o animal, ele se torna um companheiro fiel. Alexandre, O Grande, prezava tanto Bucéfalo, sua montaria , que o homenageou dando seu nome a uma cidade da Índia.



Pois bem, o homem vem domando cavalos há milênios, sem grande dificuldade. Mas, no que diz respeito a refrear sua natureza imperfeita, não se pode dizer o mesmo. O díscipulo cristão Tiago observou: "Todos nós tropeçamos muitas vezes. Se alguém não tropeçar em palavra, este é homem perfeito, capaz de refrear também todo o seu corpo." (Tiago 3:2) É isso mesmo, pode alguém afirmar que nunca falou uma palavra impensada, ríspida ou agressiva ?



Por que então lutar para refrear a língua, se "ninguém da humanidade a pode domar"? (Tiago 3:8) Bem, sabendo o quanto é útil um cavalo domesticado, as pessoas não poupam tempo e esforço para doma-lo. O mesmo se aplica a língua. Quanto mais a "domesticarmos" ou controlarmos, maís útil ela será.



Palavras bem pensadas são ternas - levantam o ânimo de amigos, de colegas de trabalho e de parentes. (Provérbios 12:18) São expresões que tornan a vida mais agradável para as pessoas que convivem conosco, mesmo virtualmente. Mas a língua sem freio cria situações difíceis. Bem que a Bíblia adverte:Quem guarda...a língua evitará muitos apertos. (Provérbios 21:23) Refrearmos a língua resulta em bem tanto para nós como para os que nos ouvem e leem.



Há um provérbio que diz; "Cuida-te do que dizes e escreves, as palavras ficam para sempre".



É através da palavra, escrita ou falada que se conhece um homem e seus valores, sem distinção de cor, religião etc.









Don Cuervo








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui