Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Conversa de feriado -- 22/04/2009 - 22:51 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONVERSA DE FERIADO


_Desculpe estar telefonando para sua casa, Mr.Sabino. Meu nome é Jenkins, do Daily Mail.
_Às suas ordens, Mr.Jenkins.
_ Espero não estar incomodando.
_ Incômodo nenhum. Pode falar.
_ Gostaria que o senhor tivesse a bondade de me dar uma informação.
_ Com muito prazer. Que é que o senhor quer saber?
_ É que telefonei para a Embaixada e soube que hoje era um feriado brasileiro, não havia expediente.
_ Isto mesmo.
_ E lá me deram o seu telefone,me asseguraram que o senhor se encontraria em casa. Por isso tomei a liberdade de lhe telefonar. Espero que me desculpe, Mr. Sabino.
_ Está desculpado, Mr. Jenkins. Qual é a informação?
_ Uma informação que talvez não seja difícil fornecer, mesmo em casa, por telefone, embora seja feriado para o senhor. Sinto importuná-lo. Que espécie de feriado é, poderia me dizer?
_ Tiradentes.
_ Como?
_ Tiradentes foi enforcado no dia 21 de abril.
_ Quem foi Tiradentes, Mr. Sabino?
_ O mártir da Independência, Mr. Jenkins.
_ Ah! sim: proclamou a Independência.
_ Não: quem proclamou a Independência foi o Imperador Pedro I.
_ E foi enforcado por causa disso.
_ Não: Tiradentes é que foi enforcado.
_ Ele era imperador?
_ Não, não. Vou lhe explicar: houve um movimento de independência, compreende? Uma conspiração, cujo chefe foi Tiradentes. Tiradentes não era imperador, era um... um “alferes”.
_ Um o quê?
_ Não sei como se diz em inglês. Uma espécie de sargento. Era também dentista.
_ Enforcaram o dentista.
_ Isso: enforcaram o dentista.
_ Eu não sabia que se usa enforcar no Brasil.
_ Já se usou. Não se usa mais. Lá não há pena de morte. Aqui também vão abolir,não é mesmo?
_ Parece que sim... Mas então essa é a razão do feriado, Mr. Sabino?
_ Essa é a razão, Mr.Jenkins. A menos que eu me refira também ao descobrimento do Brasil, a 21 de abril: dois meses depois do carnaval.
_ Quem foi que descobriu o Brasil, Mr. Sabino?
_ Foi Mr. Cabral, um português.
_ Quer dizer que são dois feriados.
_ Não. Isto é, a 22 de abril... Bem, com a mudança do calendário ficou transferido para o dia 2 de maio, se não me engano. Há muito tempo que aprendi isto no colégio, Mr. Jenkins, já ando meio confuso. Mas qual é mesmo a informação que o senhor desejava?
_ O senhor mencionou o carnaval, Mr. Sabino. Está havendo em seu país um grande carnaval por causa disso?
_ Por causa disso o quê?
_ Estas celebrações todas.
_ Não há tanta celebração assim. É verdade que o dia 21 de abril é também a data de aniversário de Brasília, a nova capital, de que certamente o senhor já ouviu falar.Mas não creio que esteja havendo carnaval em Brasília hoje por causa disso. O que há são os festejos do quarto centenário do Rio de Janeiro: haverá festas, exibições, celebrações o ano inteiro. Mas o carnaval já houve.
_ E quanto tempo durou?
_ O que, o carnaval? Durou três dias, como em toda parte. O senhor estava querendo informações sobre o carnaval?
_ Não,não. As informações que eu desejava são sobre uma notícia de compra de aviões ingleses pelo Brasil, não tem nada a ver com o carnaval.
_ Nem com o dia 21 de abril.
_ Nem com o dia 21 de abril. Que, por ser feriado, eu não devia estar lhe incomodando.Mesmo porque, talvez a pessoa indicada a falar no assunto não fosse o senhor, mas o Adido da Aeronáutica.
_ Neste caso, eu lhe sugeriria falar com o Adido da Aeronáutica.
_ Isto mesmo, é uma excelente sugestão. Agradeço-lhe muitíssimo a sua atenção,Mr. Sabino. Espero que o senhor aproveite o feriado. Perdoe-me o tempo que lhe tomei,mas foi realmente uma conversa muito instrutiva.Fiquei encantado, Mr. Sabino.
_ Bondade sua, Mr.Jenkins.
_ Muito obrigado, Mr. Sabino.
_ Não há de que, Mr. Jenkins.




(*) Fernando Sabino, em “A Inglesa Deslumbrada”

postado por
Beatriz Cruz


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui