Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Pura Infancia na Pré Adolescencia (Verão II) -- 30/12/2001 - 15:39 (ROSANGELA L. RODRIGUES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Há alguns anos, diga-se de passagem faz anos mas passaram tão rápidos que posso pensar que ocorreu a pouco tempo...risos...aconteceu algo que chamou-me a atençao.
Em um dos verões (fase ideal pra se lembrar a infancia e adolescencia), eu e a minha família fomos passar as férias no litoral como de costume, e ficamos juntamente com outras familias em uma casa pertinho da praia.
Após a euforia da chegada e o desanimo na participaçao da "faxina geral" da casa (não sei até hoje porque limpar tanto se já estava tudo tão limpo, mania de mãe acho), acomodamos cada um em seu quarto, e como acontece em todas as boas familias, a distribuiçao de corpos para camas é sempre desigual...casais em camas de casal em quartos exclusivos; adolescentes amontoados em uma unica cama de solteiro (de preferencia quando são irmãos que não se deram bem durante o ano inteiro), e crianças amontoadas e estiradas em colchonetes parecendo anjos dormindo e Deus sabe o que acordados...
Mas tudo se compensa, quando é hora de ir pra paia...aquele sol logo de manhãzinha, o café caprichado com o Nescau bem quentinho acompanhado de um arsenal pré-estabelecido pelas mães pré-ocupadas (ou preocupadas, se preferir)abastecendo seus pimpolhos porque sabe-se lá tambem Deus que horas vai-se almoçar...pão, queijo, manteiga, bolacha, queijadinha (do dia anterior da barraca da estrada..rs..), mamão, melão, presuntão, safanão...tudo que tem-se direito...e vamos nós lá para a praia.
O pior ocorre na chaegada,hora de se estacionar em vagas lotadas, e amontoar-se debaixo daquele minusculo guarda-tudo-menos-o-sol, besuntar-se de protetor-abraço-nem-pensar-solar, e estirar-se sobre a canga, esteira (até a cadeira esfarrapada da casa da praia tá valendo), apreciando-se a paisagem...ahhhhh, o MAR...táo lindo na essencia da cor e no cheiro que a brisa traz, imcomparavel lugar, exótico, erótico, relaxado lugar...
E enquanto os pais se preocupam em responder as provocações de todos os ambulantes possiveis e imaginaveis que passam ..."olha o camarão"..."amendoim é aqui..e de graça...quer provar??"..."batida, batida, bem docinha"..."olha o milho verde, tá quentinho"..."paiê...quero sorvete!!!!)..."queijo quente é bom demais, vai agora?"..."rede moço, tá barata, leva hoje"...os filhos se matam quase afogados nas beirinhas, sem falar que, quando se olha, já estão enterrados até o pescoço literalmente...
Mas, o curioso, é que quase tudo isso é desapercebido pelo pré-adolescente, o que foi o meu caso...nota-se que existem milhares de outras pessoas que passam, em seus trajes de verão, biquininhos, sungão, asa-delta, fio dental, e assim quero fazer também parte do universo de pessoas que se expoem neste periodo e tomo corajem pra ser diferente do que fui o ano inteiro...abro um sorriso, acho graça em tudo, bebo uma cerveja, danço aquele axé, entro até na malhaçao global...passeio pela praia, ouço as historias, vejo os olhares, ganho auto-confiança...pego uma corzinha...ganho auto-estima...faço amizades...finjo que sei o que quero da vida...rola uma paquera...
Passando os dias, é hora de voltar, com a volta, tudo estupidamente entalado dentro de carro, desde boinhas atá bolachinhas, geladeirinhas, e todos os inhas e inhos possiveis...todo mundo bem relaxado (só pai estressado "que fila filha da p...")
Com a volta, tudo volta, e aprendi no verào que subindo a serra, voltei a ser a mesma pessoa...guardei as lembranças, briguei pelo que eu queria, comi pra caramba e ri...chorei do que deixei...e hoje lembro com carinho, da minha adolescencia.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui