Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Entreouvido comentário dos índios Caetés...após... -- 15/12/2022 - 08:30 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

 

 

...degustarem o Bispo Sardinha, apenas salvo de um naufrágio nas costas do Brasil:

 

 - Até que não estava mal o nosso cardápio de hoje, o quê acha, caro pajé?

 

 - Olha, cacique, comi que até me empanturrei, mas acho que enlatado teria sido melhor...

 

Português

No século XVI, a costa do Brasil era povoada por povos tupis. Em geral, os europeus descreveram seus costumes, suas guerras e destacaram particularmente os ritos canibais. Os tupis consumiam a carne de seus inimigos em cerimônias destinadas a vingar seus parentes mortos nas batalhas ou em rituais. Os portugueses viam o canibalismo como prática abominável e passaram a punir essas comunidades com guerras ou com a escravidão. O canibalismo tornou-se então justificativa para duvidar da conversão dos tupis ao catolicismo e para conquistar mais rapidamente o território. A morte do primeiro bispo do Brasil incentivou ainda mais a fama dos tupis como canibais. Segundo relatos, o bispo Sardinha se salvou de um naufrágio, mas padeceu de morte trágica após ser salvo pelos índios caetés (tupis). Várias narrativas descreveram o incidente, mas encontram-se aí controvérsias e sigilos capazes de lançar dúvidas sobre a sua morte. Ele morreu no naufrágio ou foi consumido pelos caetés? Aliás, após a sua morte a guerra contra os tupis se intensificou.

Français

Au xvie siècle, la côte du Brésil était peuplée de Tupis. Les Européens avaient décrit leurs coutumes, leurs guerres, en mettant l’accent sur les rites de cannibalisme. Les Tupis consommaient la chair de leurs ennemis lors de cérémonies destinées à venger leurs parents morts dans des batailles ou lors de rituels. Les Portugais voyaient dans le cannibalisme une pratique abominable et en étaient venus à punir ces communautés en leur faisant la guerre ou en les esclavagisant. Le cannibalisme devint une bonne raison de douter de la conversion des Tupis au catholicisme et de conquérir plus rapidement le territoire. La mort du premier évêque du Brésil contribua à instiller la réputation du cannibalisme chez les Tupis. D’après certains récits, l’évêque Sardinha réchappa d’un naufrage, mais connut une mort tragique après avoir été sauvé par des Indiens Caetés (tupis). Divers récits ont décrit l’incident mais il y a des controverses et des secrets qui font douter de sa mort. Est-il mort dans le naufrage ou a-t-il été consommé par les Caetés ? En tout cas, après sa mort, la guerre contre les Tupis s’est intensifiée.

English

In the 16th century, the Brazilian coast was inhabited by the Tupi people. In describing their customs and wars, the Europeans stressed their cannibalistic rites. The Tupi ate the flesh of their enemies during ceremonies meant to avenge relatives who had died in battle or in ritualistic rites. The Portuguese considered cannibalism as a horrific practice and began to punish those communities by waging war against them or enslaving them. Cannibalism became an excuse that enabled the colonizer to question the extent of the Tupi people’s conversion to Catholicism and conquer the land at a faster pace. The death of Brazil’s first bishop was conducive in building the reputation of the Tupi as a cannibalistic people. According to some narratives, Bishop Sardinha survived a shipwreck only to undergo a tragic death after having been saved by the Caetés (Tupi) Indians. There were various descriptions given of the episode, yet his death was questioned and gave rise to much controversy and secrecy. Did he die in the shipwreck or was he eaten by the Caetés? In any case, the war against the Tupi escalated after his death.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 11 vezesFale com o autor