Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Espelho, espelho meu -- 31/03/2000 - 17:46 (Paula Ximenes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem não conhece aquelas frases populares de adesivos para carro, saquinhos de farmácia, calendários, aquelas frases que dizem : Você já sorriu hoje? Você já fez algo de bom por alguém hoje?
Nada contra. Não há como negar a existência de um certo teor filosófico.

Mas é, justamente, na contramão dessa filosofia, que eu lanço aqui minha pergunta do dia: "Você já se olhou no espelho hoje?" Veja bem, não é espelho no sentido figurado de "alma" (embora, confesso, faça mais o meu estilo). Mas espelho no sentido literal.
Vamos começar falando do plano físico que ele, naturalmente, se encarregará, quando for a hora, de nos levar ao espiritual.

Quando me refiro a olhar no espelho, quero dizer olhar atentamente, em todos os detalhes, e não como quem folheia uma revista que ao final não sabe nem de que assunto trata.
Existe o olhar e ver e o olhar e não ver nada.

Olhar-se ao espelho várias vezes ao dia, é um ato de amor. Amor a si próprio e que começa, essencialmente, no plano físico. Precisamos nos sentir bonitos. Isso mesmo, bonitos! Mais uma vez, no sentido literal. É fundamental que nossa aparência nos agrade. Que o espelho reflita a moldura do nosso interior.

Como conseguiremos encarar o mundo todas as manhãs, se não nos preocupamos em encarar a nós mesmos antes de sair de casa?
Isto, nada mais é, do que a tão falada auto-estima, palavra composta e muito em moda ultimamente. Eu mesma a uso com bastante frequência (não fosse ela minha verdade incontestável). Pois a auto-estima, ao contrário do que pregam alguns, começa de fora para dentro. Quem não se gosta por fora, não se ama por dentro.
Cada um de nós, independente de raça, classe económica e principalmente idade, é único. Não há, entre bilhões de pessoas neste planeta, quem seja igual a nós, e isso, por si só, já deveria nos fazer muito especiais. Só que não é bem assim, sabe por que? Porque somos aquilo que acreditamos. E se acreditamos que não somos nada, nada seremos. Mas para crer é preciso ver, diz o ditado. E, neste caso, isto significa ver a nós mesmos, nosso rosto, nossos cabelos (ou a falta deles), nosso corpo, nossas roupas, ainda que simples, nossa aparência enfim, bem cuidada, bem "amada". E aí sim, acreditaremos que somos especiais, únicos, e que ninguém é melhor do que nós.

Vivo repetindo, incansavelmente, até para que eu mesma nunca me esqueça, de que fomos, gentilmente, agraciados com o milagre da vida, e este presente não nos é dado por acaso. Para cada ser que nasce, deveria ser dado um "folheto de instruções" onde estaria escrito:: - "Vida. Use-a em benefício próprio". Somente desta forma, estaremos prontos e fortalecidos para darmos nossa contribuição para o benefício dos outros. Só assim, poderemos mudar o mundo, virar o barco, reverter o atual (e triste) quadro pintado pela violência e pelas injustiças sociais. Porque não? Nunca é tarde para se começar o que é positivo, o que nos faz bem, o que nos engrandece como seres humanos.

Registro, aqui, minha mensagem: vamos nos gostar um pouco mais, dar mais atenção a nós mesmos. Afinal, se não o fizermos, quem o fará? Faça com que sua imagem no espelho seja algo que você goste de ver, para não se sentir cobrado quando passar os olhos por uma destas "frases pré-fabricadas". Quem vive bem consigo mesmo, ama a vida e aos seus semelhantes, cobranças são desnecessárias.

Vá em frente, comece já! A vida é linda e viver... É O MAIOR BARATO.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui