Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->De terrorismo, maniqueímo e generalização -- 13/09/2001 - 20:59 (luciano D. Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"É a luta do bem contra o mal". Assim definiu o presidente americano a – também nos dizeres deste – "1ª guerra do século XXI".



O bem a que o presidente se refere está representado pelos países ocidentais, sobretudo pelos EUA, os quais, ungidos pelo ódio , confrontarão - se ao cruel inimigo Islâmico, que, liderado pelo "demônio de plantão" Osama Bin Laden, ousou profanar o "American way life" aos olhos do mundo.



Ótimo roteiro. Recheado por efeitos especiais, campanha maciça de marketing e com o Bruce Willis encabeçando o elenco, não tenho a menor dúvida quanto ao sucesso do filme nas bilheterias. O problema é que Hollywood está à margem dos acontecimentos. Os fatos são reais, e, ao contrário daquilo que prega o cinema americano, no mundo real não há lugar para maniqueísmos e generalizações. Analisemos, então, a delicada situação:



George Walker Bush foi claro ao dizer que os EUA não irão distinguir os terroristas daqueles que os apoiam. O recado serve para o Taliban, grupo fundamentalista islâmico que domina 95% do Afeganistão e abriga no país o agora famoso, mundialmente, Bin Laden.



Bush Jr não citou, porém, que os EUA apoiaram esse mesmo Taleban quando da invasão do Afeganistão pela URSS em 1979. O que houve Bush? Como os EUA, símbolo da democracia e liberdade, país que representa a verdadeira tradução do bem, pôde apoiar o mal? A expansão capitalista em detrimento ao outrora perigo comunista justifica armar e treinar terroristas ensandecidos? E já que tocamos no assunto, alimentar o ódio a seguidores de determinada religião, reservando a todos os seus adeptos o estereótipo de cruéis inimigos não remete muito mais à perseguição nazista aos judeus que a atos de países civilizados e democráticos?



É torpe a discriminação que o senso comum mundial está propagando nesses dias "pós-terror". Um exemplo corriqueiro, e por isso mesmo importante, surpreendeu-me hoje: enquanto esperava o ônibus que me traz ao trabalho todos os dias, iniciei uma conversa com o dono da banca de jornais próxima ao ponto. Sua opinião quanto aos atentados não poderia ser mais sumária: "esses muçulmanos são todos loucos, eles matam inocentes e ainda acham que vão para o céu". Dessa forma, nunca é demais lembrar que assassinos existem em todas as religiões. Judeus, Cristãos, Protestantes, Maoistas, Hindus, ateus, etc, são assassinos em potencial, porque assassino em potencial é o próprio ser humano. Os fatores que provocam tamanha distorção, capaz de fazer com que uma pessoa atente à vida de outra são ignorados e não obedecem a nenhuma distinção de cor, sexo ou crenças.



O fundamentalismo islâmico, herança do Aiatolá Khomeine e de sua revolução no Irã, também em 1979 - que ano hein, - tem no comprometimento entre Estado/Religião seu mais desastroso aspecto. Sempre que interpretações religiosas confundem-se com a constituição de um país, a intolerância assume proporções espantosas. Isso sim deve ser combatido, porém, o Islâmismo, com seus preceitos de oração e fraternidade, não pode ser tido por ideologia da barbárie.



Enfim, atos terroristas são condenáveis. A vida, de quem quer que seja, é preciosa e deve ser preservada em qualquer hipótese. Por isso mesmo, tomemos cuidado ao cunhar palavras como guerra, represarias ou vingança. O ódio não é o melhor conselheiro e não deve ser semeado.





**Durante a II Guerra Mundial a "Rainha Mãe", Elizabeth I, ignorou os conselhos da Segurança Real Inglesa e permaneceu no Palácio de Buckingham enquanto os nazistas bombardeavam impiedosamente a Inglaterra.



A população retira de atos como este, a força subjacente necessária em momentos culminantes da história. Isso posto, há tempo para mais uma pergunta, por qual motivo Bush demorou tanto a voltar para a Casa Branca?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui