Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->O começo do fim do primeiro mundo -- 15/09/2001 - 17:07 (Alberto D. P. do Carmo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Todos nós ouvimos diariamente os analistas econômicos comentando as baixas e altas das bolsas de valores. O Papa escorrega numa casca de banana, e lá vão as ações baixando. Uma empresa anuncia que vai comprar outra, e lá vão as ações às alturas, lucro escorrendo feito sangria, e desemprego pela frente, na fusão das grandes organizações.

Afinal de contas, o que vocês acham que essas oscilações significam? Têm idéia da perversidade, do terrorismo que existe por trás disso?

Teoricamente, vejam bem, apenas teoricamente, as bolsas de valores foram criadas (por quem mesmo?) para capitalizar as empresas com o dinheiro que entra através das ações compradas. E, teoricamente, esse dinheiro deveria servir para investir em produção, aumentar o número de empregos.

Infelizmente, as bolsas atualmente servem apenas para especulação. Você sabe o que significa especulação? Significa lucrar com o prejuízo de outros. É lucro não-produtivo, que não cria empregos, nem aumenta a produção. Ao contrário, suga recursos e obriga as empresas a "diminuírem custos" - em outras palavras, demitir funcionários.

Outra especialidade das bolsas é especular sobre a moeda de países que estão em dificuldades. Os acionistas entram no mercado e, literalmente, arrasam a economia dos países - a Argentina parece ser a bola da vez. Nós já fomos, e bilhões foram dados, de mão beijada, aos Leviatãs dos lucros. Eles não arrasam a estrutura dos países com aviões chocando-se contra arranha-céus, mas realizando lucros, que arrebentam empresas e empregos. Uma espécie de terrorismo econômico, sutil, safado, covarde e movido pela ganância dos grandes fundos de investimentos, cujo objetivo é saciar a fome de ouro dos acionistas, custe o que custar. Engolem seus dividendos, e se retiram, deixando atrás de si um rastro de miséria.

A maioria das pessoas sequer percebe isso, e muito menos imagina quem são os responsáveis por esse crime. A mídia, por eles dominada, cobre a atitude sovina com um manto de legalidade. Espalham a perversa lógica da "oferta e procura" e tentam convencer-nos a aplicar nosso dinheiro em fundos de renda fixa e suja.

Você já parou para pensar por que motivo um espirro de algum chefe de estado faz subir ou cair as ações? Vê alguma lógica nisso? Já parou para meditar sobre a tal globalização, as fusões de empresas, que aumentam estupidamente seus lucros e demitem milhares de pessoas no mundo inteiro?

Bem, os protagonistas desse ritual macabro criam hordas de desempregados e desesperados que, cedo ou tarde, revoltam-se.

Você também já parou para pensar que a maioria dos países muçulmanos foi explorada até os ossos quando eram colônias? E que foram deixadas à míngua depois que seus recursos foram transferidos às respectivas matrizes? Sabe que grande parte do ouro, que repousa na Europa, foi extraído dos países chamados de terceiro mundo? Imagina que o lucro altíssimo das multinacionais americanas é forjado às custas da mão-de-obra barata que recrutam em países como o Brasil? Sabia que os banqueiros estrangeiros costumam chamar suas operações tupiniquins como "trem da alegria"? Que o bem-estar, o "Americam way of life", é sustentado por centenas de países espoliados?

A mídia vai continuar tentando vender a idéia de que os States são o bem que luta contra o mal, que os palestinos são um povo de terroristas que pentelham seus "pobres" vizinhos - afinal, se uma pedra de estilingue entrar pelo cano de um canhão a laser, os contribuintes terão prejuízo.

Claro, alguns deles enchem os bolsos de explosivos e cometem atos de enlouquecida desumanidade. Mas, onde ficam os grandes fabricantes de armas e explosivos? Quem lucra vendendo armas?

Nenhum terrorismo é justificado, mas nenhum mesmo, inclusive o econômico, porque explodir prédios, ou transformar pessoas decentes em miseráveis, são gumes da mesma faca.

É como ter uma mansão, cujos faxineiros e limpadores de latrina habitem a favela logo atrás do muro de sua casa. Um dia eles vão jogar a sua merda na sua própria cara.

O tal primeiro mundo chegou ao alto da ladeira, e para baixo, todo santo, e demônio, ajudam.

O pior é que a imensa maioria das pessoas, talvez você, inclusive, acredita na versão maquiada pela mídia.

Queira Deus que a dor leve a mais justiça social, caso contrário a morte de tantas pessoas não vai servir para nada. A turma do ouro não gosta de largar os lingotes nem com reza braba, mas a lógica da verdadeira evolução não pára.

Pode demorar mais ou menos tempo, depende de todos nós, mas que chega, chega!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui