Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cadê o PODER BRANCO ? -- 11/06/2004 - 18:41 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DESAFIO:



DESAFIO QUALQUER ALMA VIVENTE A PROVAR COM TEORIAS CIENTÍFICAS QUE NEGROS E BRANCOS SÃO IGUAIS.



PROVAS CIENTÍFICAS, E QUE NÃO SEJAM CRIADAS A PARTIR DE UM LIVRO DE FICÇÃO CIENTÍFICA.



OBRIGADO



PODER BRANCO











Que dizer daqueles que possuem preconceitos raciais profundamente arraigados ?

Como podem corrigir seu modo de pensar ?

Ou são eles inconscientes do que dizem ?

Ou menosprezam a capacidade de outros de lhes responderem tais perguntas ?

Com ficariam diante de nossos leitores após provas cientificas de todos somos iguais?

São pessoas assim realmente sinceras e estão interessadas em sanar dúvidas ou a fim de polemizar ?



Vamos adiante



“Todos os muitos tipos de sangue humano podem ser encontrados entre todas as linhagens e raças da humanidade.”







“A ciência corrobora agora com aquilo que a maioria das grandes religiões há muito pregam: Os seres humanos de todas as raças são . . . descendentes do mesmo primeiro homem.”







A Bíblia afirma: “Em cada nação, o homem que o teme [a Deus] e que faz a justiça lhe é aceitável.”





‘Se um homem fosse privado de todas as caraterísticas superficiais, tais como a pele, os cabelos, o nariz e os lábios, um anatomista não poderia dizer, com certeza, se lidava com o corpo dum negro ou dum europeu.’











Uma só raça humana





POR certo, existe grande variedade de pessoas na terra, dotadas de caraterísticas físicas notavelmente diferentes. Considera-as todas como pertencendo a uma só raça humana, como pessoas a serem aceitas por seus méritos individuais?



Devíamos considerá-las. E dessa forma que nosso Criador deseja que encaremos as pessoas. Como sabemos? Porque Ele inspirou um de seus servos, o apóstolo cristão, Paulo, a dizer: “O Deus que fez o mundo e todas as coisas nele . . . dá a todos vida, e fôlego, e todas as coisas. E ele fez de um só homem toda nação dos homens, para morarem sobre a superfície inteira da terra.” — Atos 17:24-26.



Mas, não são algumas raças dos homens mais preciosas aos olhos de Deus do que outras? É isto o que muitos crêem. Todavia, depois de se lhe dar uma demonstração da imparcialidade de Deus, o apóstolo cristão, Pedro, sentiu-se movido a exclamar: “Certamente percebo que Deus não é parcial, mas, em cada nação, o homem que o teme e que faz a justiça lhe é aceitável.” — Atos 10:34, 35.



Crê nisso? Nem todos crêem.



Realmente Uma só Família?



Alguns até mesmo torcem a Bíblia, e tentam mostrar que ela ensina “que o negro, os macacos inferiores e os quadrúpedes, pertencem todos a ‘uma só espécie de carne’, a ‘carne dos animais’”. O Professor Charles Carroll fez tal asserção em seu livro “The Negro a Beast” or “In the Image of God”, que obteve grande circulação no início do século vinte. Por outro lado, alguns evolucionistas afirmam que os negros são ‘uma raça inferior da espécie humana’.



Mas, alguns negros argúem de forma totalmente diferente. O livro Black Nationalism — A Search for an Identity in America (Nacionalismo Negro — A Busca Duma Identidade nos Estados Unidos) afirma: “Os caucasianos não foram os habitantes originais desta terra, mas foram ‘enxertados’ do povo negro . . . Contrastado com o Homem Original (os chamados negros), o branco é inferior, física e mentalmente. Também é fraco, pois foi enxertado do negro. É o verdadeiro homem ‘de cor’, i. é., o desviado da norma de cor negra.”



O que mostram os fatos? Somos nós, realmente, uma só família humana? Existe qualquer verdade nas afirmações de que não somos?



Diferenças São Superficiais



Considere a carne e o sangue. Alguns argumentam que diferem nos negros e nos brancos. Todavia, The World Book Encyclopedia afirma: “Os cientistas declaram que as células que compõem o corpo humano são as mesmas para todas as pessoas. . . . Do mesmo modo, um biólogo pode diferençar o sangue humano do sangue dos animais inferiores. Mas, todos os muitos tipos de sangue humano podem ser encontrados entre todas as linhagens e raças da humanidade.”



Muita coisa tem sido escrita sobre as diferenças na estrutura corpórea dos negros e brancos. Mas, quais são os fatos? O antropólogo Ashley Montagu escreve: “O estudo anatômico de perto parece mostrar que as diferenças físicas se limitam a caracteres bem superficiais. Talvez possa sublinhar melhor isto por afirmar que, se o corpo dum negro fosse privado de todas as caraterísticas superficiais, tais como a pele, os cabelos, o nariz e os lábios, acho que nenhum anatomista poderia dizer, com certeza, num caso isolado, se lidava com o corpo dum negro ou dum europeu.”



O tamanho do cérebro também é apontado qual evidência duma diferença básica entre brancos e negros. Afirma-se que, em média, os cérebros dos negros são ligeiramente menores do que os dos brancos. Sem embargo, mesmo que isso fosse verdade, as variações normais no tamanho do cérebro evidentemente não influem na inteligência. Caso influíssem, os brancos seriam menos inteligentes que os esquimós e os índios norte-americanos que, em média, possuem cérebros maiores.



Para sublinhar que as raças são fundamentalmente iguais, o Professor Bentley Glass, em seu livro Genes and the Man (Genes e o Homem), escreve: “Ao todo, é improvável que haja mais do que seis pares de genes em que a raça branca difira carateristicamente, num sentido leigo, da negra. Brancos ou pretos, contudo, inquestionavelmente diferem, não raro, entre si mesmos em maior número do que este, fato que revela nossos preconceitos raciais como sendo biologicamente absurdos. . . . O abismo entre as raças e povos humanos, onde existe, é psicológico e sociológico; não é genético!”



Digno de nota, o recente livro Heredity and Humans, (Hereditariedade e Humanos), do escritor científico Amram Scheinfeld, afirma: “A ciência corrobora agora com aquilo que a maioria das grandes religiões há muito pregam: Os seres humanos de todas as raças são . . . descendentes do mesmo primeiro homem.”



Visto que isto é verdade, então a que se pode atribuir as observáveis diferenças raciais, tais como a cor da pele e a textura dos cabelos?



Por Que Há Diferenças Raciais



O primeiro casal humano tinha, dentro de sua constituição genética, os fatores múltiplos para todas as diferenças raciais conforme as vemos hoje. Possivelmente, eles mesmos não eram nem brancos nem pretos, mas mulatos, ou uma combinação das cores agora encontradas nas várias raças. E um primitivo relato histórico sobre a humanidade afirma: “São todos um único povo, com uma única linguagem!” (Gên. 11:6, em A Bíblia de Jerusalém, em inglês) Mas, isto mudou abruptamente.



Grande segmento da família humana, naquela época inicial da história, desejou permanecer em um só local, com objetivos religiosos-políticos. Para frustrar isto, o Criador causou subitamente que tais homens falassem línguas diferentes, de modo que não pudessem compreender uns aos outros. Imagine o que deve ter acontecido.



Incapazes de se comunicarem uns com os outros, pequenos grupos, agora isolados pela barreira da língua, partiram sozinhos. Ao se espalharem mais além, a distância proveu uma barreira adicional à comunicação. Isolados pela localidade e pela língua, os descendentes de cada grupo se multiplicaram, e desenvolveram ainda mais, por um período de tempo, as caraterísticas distintivas de sua “raça”. Mas, estas caraterísticas físicas que foram transmitidas de pai para filho não fizeram, de nenhum modo, que uma raça se tornasse superior ou inferior à outra. — Gên. 11:7-10.



A realidade é que tais diferenças raciais não são realmente muito grandes, conforme Hampton L. Carson escreve em Heredity and Human Life (Hereditariedade e Vida Humana): “O paradoxo que nos confronta é que cada grupo de humanos parece ser externamente diferente, todavia, por baixo de tais diferenças existe fundamental similaridade.”



Por que, então, se os humanos são todos uma só família humana, existem terríveis problemas raciais?



O Que É Responsável



Embora Deus criasse perfeitos os nossos primeiros pais humanos, Adão e Eva, eles deram à sua descendência um mau começo. Como assim? Rebelaram-se voluntariamente contra Deus, afastando-se de sua regência. Cortados de Deus, Adão e Eva tornaram-se assim imperfeitos, defeituosos. Como resultado, transmitiram essa imperfeição — esta tendência para o mal — a seus descendentes. — Rom. 5:12.



Assim, desde seu nascimento, todos os humanos são defeituosos. Inclinam-se para o egoísmo e o orgulho. Ademais, quando os primeiros humanos afastaram-se do domínio de Deus, vieram a ficar sob a regência duma criatura espiritual iníqua que a Bíblia chama de Satanás, ou Diabo. (Rev. 12:9; 2 Cor. 4:4) São essas circunstâncias que têm estado na raiz da história, assolada de preconceito, da família humana bem até a época atual.



Expressando-o sem rodeios: Os humanos egoístas, imperfeitos, sob o controle de Satanás, disseminaram todos os falsos ensinos sobre as raças, que têm sido responsáveis pelos terríveis problemas raciais.



O Que Fará?



Pode deixar-se influenciar pela propaganda falsa deste mundo e nutrir um conceito impróprio sobre as pessoas de outras raças. Ou pode moldar seu modo de pensar de acordo com a verdade — a verdade especialmente encontrada na Palavra de Deus, a Bíblia — e ter um conceito saudável, correto, sobre as pessoas de outras raças.



Admitidamente, talvez não seja fácil corrigir preconceitos há muito alimentados, pois podem estar mui arraigados. Mas, se havemos de agradar ao nosso Criador, Jeová Deus, é essencial que nos empenhemos em obter e em manter um conceito correto sobre nossas concriaturas humanas. Precisamos ter presente o conceito de Deus, a saber, que “em cada nação, o homem que o teme e que faz a justiça lhe é aceitável”. — Atos 10:35.



Não está muito longe o tempo em que Deus cumprirá sua promessa de executar o julgamento. Ele purificará a terra de todos os elementos que a conspurcam, inclusive todos aqueles, dentre o inteiro mundo da humanidade, não importa de que raça sejam, que não se harmonizem com Sua vontade. Apenas aqueles que praticam a justiça e são aceitáveis a Ele serão preservados vivos. (1 João 2:17) A Bíblia nos assegura que estes incluirão “urna grande multidão . . . de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas”. (Rev. 7:9) Estes residirão, todos juntos, em paz e união, como uma só família humana unida, composta de irmãos e irmãs.



Mas, que dizer dos que possuem preconceitos raciais profundamente arraigados? Como podem corrigir seu modo de pensar?







“Todos os muitos tipos de sangue humano podem ser encontrados entre todas as linhagens e raças da humanidade.”







“A ciência corrobora agora com aquilo que a maioria das grandes religiões há muito pregam: Os seres humanos de todas as raças são . . . descendentes do mesmo primeiro homem.”







A Bíblia afirma: “Em cada nação, o homem que o teme [a Deus] e que faz a justiça lhe é aceitável.”





‘Se um homem fosse privado de todas as caraterísticas superficiais, tais como a pele, os cabelos, o nariz e os lábios, um anatomista não poderia dizer, com certeza, se lidava com o corpo dum negro ou dum europeu.’



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui