Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->As Midias ! -- 12/06/2004 - 22:58 (AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA/Alcir J.T. de Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As Mídias !



No texto que antecedeu à este :As Instituições, eu escrevi sobre as farsas que nos são impostas e que com suas ações propositalmente equivocadas tem conseguido impedir a nossa evolução tanto como seres sociais quanto como indivíduos e tem em suas relações espúrias favorecido ao erro em detrimento da ética e da correção nos embates com o estado e com a sociedade.

Agora irei discorrer sobre certamente a mais contundente e perigosa forma de mau uso de uma instituição que é exatamente o que acontece com a manipulação e com a omissão das informações por parte das mídias existentes, sejam as impressas , radiofônicas ou televisivas, pois são estas as que criam e subsidiam sem sombra de duvida a mais perigosa relação entre a sociedade, o cidadão, o estado, o capital e as instituições reguladoras de entretenimento e de informação; esta relação,que por sua imediata interação e vasta abrangência detém o poder de criar e alterar conceitos e valores que se devidamente manipulados (como o que acontece) possuem o poder divino de criá-los e destruí-los manipulando-os ao seus convires para e assim poderem dizimar e criar uma civilização e a ela impor sua visão deturpada e extremamente perigosa que já por inúmeras vezes levou nações entre si e o mundo a guerra e ao empenho pela destruição dos valores fundamentais da humanidade em beneficio desta forma doente e maniqueísta de relacionamento social.

Os exemplos se confundem com as conseqüências desta distorção que reduz os seres a meros espectadores das transformações benéficas e evolutivas e vitimas da interação com os malefícios e com as limitações impostas pelas ações que ofertam à alguns poucos o céu e a imensa maioria o purgatório e o inferno, as distorções, manipulações e a omissão são as armas utilizadas pelos pecuniariamente direcionados para que se mantenha um controle imoral e vergonhoso sobre as sociedades, grupos e instituições por elas atingidos; somos tratados como imbecis acéfalos, por suas incontestáveis pseudo verdades e por suas inatacáveis impoluivilidades ; a farsa e a mentira são tratados como produtos de consumo e a verdade e a ética como programas cancelados dentro desta doentia programação títere dos conceitos e dos valores.

As mentiras e farsas se multiplicam;e baseado nelas darei exemplos incontestáveis da manipulação perniciosa que norteia estas felações entre a sociedade e os detentores da informação e a forma como ela nos é difundida e com quais intenções. Tratarei destas como exemplos de avaliação por onde conseguirei traçar os parâmetros necessários para que me faça compreender em minha análise sobre o que existe de mais nefasto nas relações humanas e em sua participação motivada exclusivamente pela busca incansável pelo poder emanado pelo dinheiro e pelas benesses oriundas da impunidade adquirida .

A propaganda manipuladora levou ao controle de nações como a Alemanha de Adolf Hitler e os Estados Unidos de John Kennedy (Vietnam) , Ronald Reagan( Nicarágua,Irã Contras, Saddam,Granada, Honduras,El Salvador,Filipinas, Bin Laddem, Noriega “Sem disparar um tiro ?”) e de George “The Butcher” W. Bush (Mentiras, Álcool, Cocaína e Torturas), uma das primeiras ações da sangrenta ditadura de Pinochet no Chile foi apagar da memória coletiva por meio da propaganda as lembranças do governo deposto de Salvador Alliende e de tantas outras visões do mundo que discordavam de sua sanguinária concepção, como Violeta Parra, Pablo Neruda (quantos prêmios Nobel de Literatura existem no Chile de Pinochet pra que EL POETA fosse levado ao esquecimento com sucesso) e Victor Jara (que agora dá nome ao estádio nacional onde seus dedos foram cortados para que não pudesse mais tocar) as outras ditaduras que se apossaram das Américas e do leste europeu também fizeram grande uso da propaganda manipuladora e mentirosa; as musicas de cunho falsamente patriótico que ecoavam e davam lucros e prestigio aos seus compositores e cantores e que tinham como meta abafar os gritos de dor provocados pela tortura, canalhas como o técnico Zagalo que vendeu sua dignidade como homem e como profissional, colocando-se ao serviço da ditadura covarde de Emilio Mérdice e vassalamente escalando o jogador que causou a demissão de João Saldanha por honradamente recusar-se a seguir os ditames do assassino de plantão e a sua estrutura de propaganda, que até hoje ainda pagam ao esbirro Zagalo os trinta dinheiros combinados, (sua ultima façanha foi a demissão do comentarista Jorge Cajuru que fez uma correta associação entre o pulha tetracampeão e a origem da arrogância e prepotência injustificadas com que este esmegma trata a todos devido a suas ligações espúrias com a estrutura montada na época dos ditadores e que ainda hoje lhe pagam dividendos e lhe garantem proteção pelos serviços prestados) as mentiras se amontoam e são criadas para proteger à aqueles que jamais dispuseram da verdade para justificar suas atitudes, Pelé e o desvio de dinheiro do fundo da UNICEF sobre o qual não se fala mais, Roberto Marinho e sua defesa e apoios incondicionais a ditadura, que foi a origem incontestável de sua riqueza e poder , assim como a família Mesquita (Julio e Rui) do Jornal O Estado de São Paulo que cediam veículos de entrega do matutino para a operação OBAN encarregar-se de desaparecer (ASSASINAR)os que contestavam a legitimidade da origem de suas fontes de poder, Antonio Ermírio de Moraes, que agora usa da propaganda para apontar a baixa escolaridade dos brasileiros como razão para o desemprego e para os salários irrisórios por suas empresas e por seus pares pagos à estes mesmos deseducados e despreparados que foram vitimas do crime que a ditadura também por eles apoiada e financiada causou à educação e conseqüentemente ao futuro da nação.

Esta mídia corrupta e venal, que por meio da repetição da mentira protege à estes parias do passado, aprimorou-se ao ponto de on line efetuar a defesa do indefensável, por meio do mesmo artifício, ou seja repetir e repetir até que a mentira tenha tido o sucesso em instalar-se como verdade; Collor de Mello foi criado pela imprensa, e por ela foi deposto, não por ética e sim por ganância ,pois o monstro que eles criaram,voltava-se implacavelmente contra seus criadores com o intuito de obter o controle de tudo e apenas por isto foi defenestrado, as pesquisas políticas que seguem a linha “Proconsult” e ainda hoje são apregoadas pelos meios de comunicação como confiáveis em termos de demonstrar as preferências políticas pseudo populares, os valores, ou melhor a ausência dos mesmos demonstradas pela produção televisiva , que retrata a sociedade brasileira como um bando de idiotas crédulos e desprovidos de bom censo e de discernimento , a forma desrespeitosa e vulgar como as mulheres são retratadas é a certeza de que serão copiados e assim instalarão um padrão de permissividade que lhes interessa e aos seus “clientes”, a sociedade é atacada na pessoa do presidente da republica que é apresentado como um bufão bêbado e incompetente que nos demonstrará claramente nossa incompetência ao escolher um líder que esteja distante dos grilhões da elite obtusa e venal que subsidia a difusão deste conceito como forma de perpetuarem-se no poder, os produtos milagrosos e as alternativas geniais de enriquecimento e de negócios que se multiplicam, servem apenas como pretexto para separar os tolos de seu suado dinheiro, transferindo-o para as mãos macias e imundas dos que se locupletam com a farsa montada.

As verdades são desacreditadas pelo poder daqueles que às tem como empecilho para a obtenção de seus objetivos criando então seus mitos de barro para ocultar os incômodos de carne e osso, que por caráter e ética não conseguem fazer parte desta tragicomédia e tentam contra seu desenrolar rebelar-se e por esta razão são desacreditados e defenestrados do cenário em questão, seja ele qual for, bastando apenas que não comungue com as falcatruas e obtusidades impostas pelas mídias, para que tal fato ocorra e imediatamente todas as pessoas infectadas pelo vírus da falsa verdade contra ela se voltam e como em Terra em Transe de Glauber Rocha repetem as palavras de ordem que lhes foram impostas pelas mensagens subliminares que são comprimidas em seus cérebros por meio da repetição sistemática ou pela imposição de imagens passadas em milésimos de segundos que podem apenar ser lidas pelo inconsciente “ Blip Verts” .

O medo da contaminação pela verdade é tamanho, que as mentiras e seus perpetradores, tem faces e modos angelicais, apresentam-se com ações e atitudes tão louváveis quanto falsas, tão obvias quanto dissimuladas; e quando eventualmente são contraditos, a difamação e a calunia transformam-se em armas de guerra; um dos grandes exemplos deste medo, aconteceu, quando o ex governador do estado do Rio de Janeiro,Leonel(Itagiba) de Moura Brizola, conseguiu na justiça um direito de resposta à ser lido em horário nobre por Sid Moreira no Jornal Nacional; ao iniciar a leitura de forma burocrática e enfadonha a então “boca” do Roberto Marinho, dava a demonstração de que seria apenas mais um texto político sem maiores conseqüências .À um certo ponto da leitura,deixou-se contagiar pelas verdades contidas naquele documento e passou então a lê-lo com ênfase e veemência dignos de um arauto a descrever as maravilhas de seu rei e as misérias de seus desafetos; o único problema ai, foi a inversão dos valores, pois a boca do dono da mídia nacional, proferia palavras contrarias a todo o seu credo de vida e em aparente concordância com seu então inimigo visceral: o caudilho Itagiba de Moura Brizola . (Leonel é nome fantasia) E assim esta foi a primeira e única vez que qualquer emissora de televisão concedeu a quem quer que fosse o fatídico direito de resposta.

Assim sendo, espero(sei que não acontecerá) que as pessoas, dêem se ao trabalho, de pensar por conta própria, apenas embasados em fatos concretos e inquestionáveis, esquecendo as facilidades impostas pelas mídias, que tem como único propósito o de criar desta forma currais de seres contidos e comandados, oligofrênicos incapazes de compreender aquilo que a duras penas conseguem ler e desta forma agindo, permitem que seus futuros e de toda a sociedade sejam manipulados e removidos de suas vidas enquanto se anulam com a absorção da mediocridade previsível e enriquecem de poder indivíduos que apenas mereceriam o escárnio e o descrédito por suas ausências de valores humanos e por seus distanciamentos pecuniários da verdade.













Alcir Jose Trigo de Souza







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui