Usina de Letras
Usina de Letras
118 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Muito além da humanidade -- 14/06/2004 - 16:00 (Humberto Azevedo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendo o artigo da médica veterinária Cristiane Fendrich pelo sítio do Jornal Minas do Sul, que me gera ânsia, ao mesmo tempo dou como sacramentado esta Era como tempos de banalização e de vulgarização. O país não só, como o mundo, vive em tempos em que a melhor coisa a ser feita é a ocorrência de uma catástrofe universal, banindo de uma só vez essa estúpida e maléfica raça humana. Seja em qualquer campo da humanidade tudo que se vê é destruição, pavor e outras coisas piores. Não temos ética, quiçá moral. O ser humano chega em pleno século XXI mais maldoso, mais malicioso, mais mal-educado, mais sem solução alguma. Onde nós, em quanto seres humanos, deveremos parar?

O que se esperar de filhos de pais sem educação? O que se esperar de crianças que em suas casas só tem exemplos pérfidos? Eu como ser vivente já não espero nada. Sei que o problema maior está concentrado na pessoa humana. Pensávamos que os problemas eram originados pelos sistemas em que as comunidades viviam. Mas o que são os sistemas se não resultados da inveja, do egoísmo e do terror humano.

Ao contrário do espanto que nossa veterinária teve ao ver moleques chutando um pobre animal indefeso eu não me sensibilizo mais com quase nada. O ser humano é assim. Essencialmente mal. Nossa sociedade moderna é o próprio inferno na terra. Uma sociedade injusta e que se vangloria do caos que ela mesmo provoca.

Não sei se algum leitor do Minas do Sul teve a oportunidade de assistir ao filme Dogville. Mas se puderem assistir, o assistam. Um filme que consegue muito bem registrar o quanto o ser humano é podre por dentro e belo por fora. Qualquer comunidade, seja ela habitada por uns parcos seres ou por um milhão, será a mesma.

Não importa se moramos em São Paulo ou em Cachoeira de Minas. Qualquer comunidade causará imensas dores em cada um de nós, individualmente. Tento às vezes conseguir ter o otimismo do Cony, que mesmo sabendo das barbáries humanas, não deixa de acreditar na pessoa humana.

É triste ver, ouvir e ler que crianças foram capazes de praticar o que há de mais maldoso: agredir um animal indefeso. Mas isso sempre ocorreu e sempre ocorrerá. Isso faz parte do ser humano. Desde pequenos, meninos e meninas, treinados para virarem homens e mulheres sem escrúpulos.

Tirando algumas raras exceções registradas na história, a grande maioria da humanidade é boçal, é fétida, é metida e covarde. Atos de violência e depravação correm dentro das veias humanas. Só se diminui a intensidade e o grau em que ela é aplicada. Pessoas de carne e osso querem atingir o sucesso, a fama, a riqueza material das maneiras mais ilegais, imorais e sem éticas possíveis. O ser humano em si só não aceita que pensa assim, mas age, o que é pior.

O retorno do talentoso Ripley, mais um filme americano desta safra de 2004, é a síntese do que é realmente o ser humano. Logicamente que a maioria das pessoas não tem competência como têm o personagem deste filme, mas em resumo podemos definir os anseios dos seres humanos daquela forma.

Para concluir, o que não gostaria de fazer por que esse tema não tem fim, parabenizo a reação assustada que nossa amiga veterinária teve. Afinal, ela ainda acredita que os problemas são gerados alheiamente aos seres humanos, o que realmente não é verdade. A culpa é nossa. A única coisa a fazer neste caso é pedir que os pais destas crianças percebam o quanto não estão ensinando nada. O quanto estão caminhando para que seus filhos se tornem um destes adolescentes e depois homens que não respeitam nada, absolutamente nada.



Humberto Azevedo

jornalista em Brasília
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui