Usina de Letras
Usina de Letras
119 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Décadas perdidas, clientelismo e sem raciocínio -- 14/06/2004 - 16:01 (Humberto Azevedo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Governo Lula não vem conseguindo definir uma única estratégia para dar os rumos ao país. Cercado de alianças completamente impensáveis até um tempo atrás, o governo do PT não tem linha de raciocínio e de atuação. Ao formar uma base tão ampla no Congresso Nacional, que vai da esquerda a direita, os projetos aprovados com anuência do Planalto parecem ter formação monstruosa.

De maneira alguma a esperança acalantada pela eleição de Lula vai se realizar. O governo do PT é tão ou mais conservador que a era tucana. Querem os governistas de hoje, todas as maneiras e poder, para com rolo comprensor aprovar leis definidas pelo FMI, conselho de Washigton e pelos varões da globallização.

Suas bandeiras do passado, quando não abandonadas, são atendidas com a prática do velho clientelismo que sempre nortearam a maiorias de nossos dirigentes. O salário mínimo ganhou apenas um aumento de 20 reais, o que corrige apenas pelos dados do IBGE, a inflação do ano. Mas, enquanto isso, o governo cria mecanismos que deixam seres humanos dependentes das ações paternalistas.

Bolsa-Família, Seguro desemprego, Bolsa-Alimentação etc, o governo dá aumento e alimenta a dependência das pessoas as ações governamentais. Por que o Governo não aumenta o dinheiro para investimentos. Por que não angaria novos empreendimentos e ocasiona oferta de empregos? Uma pergunta sem respostas. Se o cidadão trabalha e recebe o justo por isso não irá precisar das ajudas clientelistas de governantes, que juram estarem fazendo o bem.

Mas isso iria contrariar os interesses de uma celeuma de grupos e de pessoas que se beneficiam deste sistema tórpido e asqueroso. O Governo do PT quer dar o peixe em vez de ensinar a todos a pescarem. Assim como fizeram quase todos os últimos governos. O desenvolvimento que se encontra parado desde a década de 80 (tivemos duas décadas perdidas na econômica) parece querer se manter estagnado também nos primeiros 10 anos do novo milênio.



Humberto Azevedo, jornalista, 28 anos, residente em Brasília
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui